Home/Agenda de Eventos/Urbanismo social: uma estratégia de intervenção urbana em territórios vulneráveis

Webinar

Urbanismo Social é uma estratégia de intervenção urbana criada em Medellin e foi fundamental na transformação da realidade social dos bairros pobres da cidade. O Brasil já tem um caso de sucesso em Recife, o Compaz, centros comunitários da paz. Baseados nessas experiências e com o apoio dos professores da Urbam EAFIT, a Pós-graduação lançada pelo Insper, Itaú cultural e Arq.futuro, propõe a formação de gestores capacitados para lidar com a complexa realidade dos centros urbanos vulneráveis no Brasil.

Para discutir mais sobre o tema, reunimos Eduardo Saron, Dirigente do Itáu Cultural, Marcos Lisboa, Presidente do Insper, Murilo Cavalcanti, Secretário de Segurança Urbana de Recife, responsável pelo COMPAZ e Rodrigo Amantea, Coordenador Acadêmico de Educação Executiva e professor do Insper. O evento foi mediado por Tomás Alvim, Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.

Veja como foi o webinar:

Informações

Data: 20/07/2020

Horário: 17h00

INSCRIÇÕES

Inscrições Encerradas!

 

Realização:

CONHEÇA OS PARTICIPANTES

Eduardo Saron

Gestor cultural há quase 20 anos, dirigente do Itaú Cultural, presidente do Conselho de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e diretor do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). É conselheiro de várias instituições, entre as quais o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), a Fundação Bienal de São Paulo, o Museu Judaico, o Paço do Frevo (em Recife, PE), a Associação Pró-Dança (APD) – gestora da São Paulo Companhia de Dança – e o Instituto CPFL

Marcos Lisboa

Marcos Lisboa é diretor-presidente do Insper, doutor em economia pela Universidade da Pensilvânia e colunista da Folha de S.Paulo.

Murilo Cavalcanti

Secretário de Segurança Urbana de Recife, responsável pelo COMPAZ Centros Comunitários da Paz. Formado em Administração de Empresas pela UPE, com pós-graduação em Marketing. É especialista em políticas públicas de combate à violência urbana, sendo um grande estudioso do modelo de segurança cidadã implantado nas cidades de Bogotá e Medellín, na Colômbia. Também atuou como secretário de Segurança Cidadã em Petrolina. É também coautor de As lições de Bogotá e Medellín, relato com fatos e fotos de como essas duas cidades colombianas passaram a ser referências em políticas públicas de cidadania e prevenção a violência urbana. Atualmente é secretário de Segurança Urbana da Cidade do Recife e membro do Pacto Pela Vida de Pernambuco. É o principal formulador do Compaz – Centro Comunitário da Paz, equipamento social de prevenção à violência urbana em Recife

Rodrigo Amantea

Mestre e doutorando em Administração de Empresas pela FGV-EAESP. Desenvolve pesquisas na área de inovação, intraempreendedorismo, desenho organizacional e marcas. Possui vasta experiência na gestão e inovação de produtos, serviços e marcas, em empresas de tecnologia e serviços de grande porte. Desde 2011 é Coordenador Acadêmico de Educação Executiva e professor do Insper.

Tomás Alvim

Tomas Alvim é editor e sócio da BEI Editora, cofundador do Arq.Futuro e do Por Quê? Economês em Bom Português. Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Membro Comitê Popular de Combate ao COVID-19.