Home/Agenda de Eventos/Urbanismo Social: próximos passos, desafios e oportunidades

Webinar

Medellín venceu a morte: de cidade mais violenta do mundo, um dos mais importantes centros urbanos da Colômbia se transformou em um polo de inovação partindo da atenção às comunas, favelas e regiões mais vulneráveis que exigem as primeiras iniciativas de urbanismo social.

No webinar Urbanismo Social: próximos passos, desafios e oportunidades, promovido pelo Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, episódio da série Urbanismo social: conexão Medellín, Recife e São Paulo, tratamos de temas referentes a como expandir o programa pela cidade e como mobilizar candidatos a cargos na gestão pública para a agenda do urbanismo social em ano de eleições municipais.

Para o debate, reunimos Eduardo Saron (Diretor do Itaú Cultural), Jorge Melguizo (Comunicador social e projectos socias em Medellín), que fez sua apresentação em espanhol, Marisa Moreira Salles (Cofundadora da BEI Editora, Bei Educação, Arq.Futuro e Por Quê?) e Murilo Cavalcanti (Secretário de Segurança Urbana de Recife e idealizador do Compaz). Tomas Alvim (Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper) fez a abertura institucional do debate e, como mediadora, contamos com a presença de Eliana Silva (Ativista e diretora da ONG Redes da Maré).

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!

Veja como foi o webinar:

Data: 9/09/2020

09/09/2020 - Webinar: Urbanismo Social: próximos passos, desafios e oportunidades

• Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Realização:

Conheça os participantes

Eduardo Saron

Gestor cultural há quase 20 anos, dirigente do Itaú Cultural, presidente do Conselho de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e diretor do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). É conselheiro de várias instituições, entre as quais o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), a Fundação Bienal de São Paulo, o Museu Judaico, o Paço do Frevo (em Recife, PE), a Associação Pró-Dança (APD) – gestora da São Paulo Companhia de Dança – e o Instituto CPFL.

Eliana Silva

Ativista e diretora da ONG Redes da Maré, pesquisadora em segurança pública e coordenadora da campanha "Maré diz não ao coronavírus". Professora visitante do Instituto de Estudos Avançados da USP. Paraibana, chegou à Maré na adolescência e viveu na favela Nova Holanda por 30 anos.

Jorge Melguizo

Comunicador Social - Periodista. Vinculado toda la vida a proyectos sociales de transformación de Medellín, desde agrupaciones barriales y ONG hasta la administración pública. Responsable de Educación y Cultura en Comfama, Caja de Compensación Familiar de Antioquia. Consultor internacional y conferencista en gestión pública, proyectos urbanos integrales, cultura y participación social, con acciones de corto y mediano plazo en 135 ciudades de 18 países. Entre 2004 y 2010 trabajé en la Alcaldía de Medellín en 3 cargos: Gerente del Centro de Medellín, Secretario de Cultura Ciudadana y Secretario de Desarrollo Social de Medellín.

Marisa Moreira Salles

Editora e designer, é cofundadora da BEI Editora e da Bei Educaçåo. Criou também as plataformas multimídia Arq.Futuro, voltada para a discussão sobre cidades, e Por Quê? – Economês em bom português. Membro do Conselho da Fundação Bienal de São Paulo, do Conselho Consultivo da Reitoria do MIT School of Architecture and Planning e do Instituto Bei.

Murilo Cavalcanti

Inovador social. Formado em Administração de Empresas, especializado em políticas públicas de prevenção à violência urbana, inclusão, urbanismo social e políticas territoriais de promoção da cidadania, cultura de paz e empreendedorismo social. Foi o principal estrategista dos Centros Comunitários da Paz – COMPAZ. Atualmente, é secretário de Segurança Urbana da cidade do Recife, coautor do livro “As Lições de Bogotá e Medellìn - Do caos a referência internacional”.

Tomas Alvim

Tomas Alvim é editor e sócio da BEI Editora, cofundador do Arq.Futuro e do Por Quê? Economês em Bom Português. Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Membro Comitê Popular de Combate ao Covid-19.