Home/Agenda de Eventos/Urbanismo Social: conexão Medellín, Recife e São Paulo

Webinar

O Urbanismo Social foi fundamental para reduzir a violência em territórios de elevada vulnerabilidade social e conseguiu promover a redução das desigualdades através da oferta de oportunidades. O exemplo mais notável é o de Medellín: por meio de políticas públicas articuladas, a cidade inovou ao propor uma estratégia de intervenção urbanística integrada a programas educacionais, culturais, esportivos e de capacitação para públicos de todas as idades.

Dia 19/08, iniciou a série de webinars Urbanismo social: conexão Medellín, Recife e São Paulo, promovida pelo Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Tema do primeiro evento foi O projeto: ontem e hoje.

Alejandro Echeverri, diretor do Urbam da Universidade EAFIT, Murilo Cavalcanti, secretário de Segurança Urbana de Recife e idealizador do Compaz, Neca Setubal, presidente da Fundação Tide Setubal, e Ricardo Henriques, superintendente do Instituto Unibanco, apresentaram uma visão geral do urbanismo social – ontem e hoje, tanto na Colômbia quanto no Brasil. A moderação foi feita por Tomas Alvim​, coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo Coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do Coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!

Veja como foi o webinar:

Informações

Data: 19/08/2020

Horário: 16h00

INSCRIÇÕES

Evento gratuito e sujeito à lotação do espaço.

19/08/2020 - Webinar: Urbanismo Social: conexão Medellín, Recife e São Paulo

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

CONHEÇA OS PALESTRANTES

Alejandro Echeverri

Alejandro believes in the ethical responsibility of designers to contribute towards a better society. He is cofounder and Director of URBAM, the Center for Urban and Environmental Studies, at EAFIT University in Medellin, Colombia. His experience combines architectural, urban, environmental projects and planning. He is a Loeb Fellow from Harvard GSD and was given the Obayashi Prize 2016. Between 2004 and 2008 as Director of EDU, the “Empresa de Desarrollo Urbano” of the Municipality of Medellin, and then as the city’s director of urban projects, he led the Social Urbanism strategy to improve the most impoverished neighborhoods, making Medellin a blueprint for the future for other distressed cities worldwide.

Marcos Lisboa

Marcos Lisboa tem uma trajetória que abrange experiências em instituições acadêmicas, no governo e como executivo de instituições financeiras. Atual diretor presidente do Insper, de 2013 a abril de 2015 atuou como vice-presidente. De 2006 a 2009 atuou como diretor executivo do Itaú-Unibanco e de 2009 a 2013, como vice-presidente. De 2005 a 2006 foi presidente do Instituto de Resseguros do Brasil e atuou como secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda de 2003 a 2005. Marcos foi professor assistente de economia na Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getúlio Vargas entre 1998 e 2002 e, anteriormente, como professor assistente de Economia no Departamento de Economia da Universidade de Stanford, de 1996 a 1998. Marcos é Ph.D. em economia pela Universidade da Pensilvânia.

Murilo Cavalcanti

Murilo Cavalcanti é um inovador social. Formado em Administração de Empresas, especializou-se em políticas públicas de prevenção à violência urbana, inclusão, urbanismo social e políticas territoriais de promoção da cidadania, cultura de paz e empreendedorismo social. Foi o principal estrategista dos Centros Comunitários da Paz - COMPAZ, equipamento em pleno funcionamento nas periferias da cidade do Recife/Pernambuco. Atualmente, Murilo Cavalcanti é secretário de Segurança Urbana da cidade do Recife, co-autor do livro “As Lições de Bogotá e Medellìn - Do caos a referência internacional”.

Neca Setubal

Maria Alice Setubal (Neca Setubal), socióloga, doutora em Psicologia da Educação pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e mestre em Ciência Política pela USP (Universidade de São Paulo. Autora de diversos livros e artigos para revistas e jornais. Foi Coordenadora de Educação para América Latina e Caribe pelo Unicef. Participação nos seguintes conselhos: Conselho da Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto, Conselho do Family Office, Conselho Fundação Itaú para Educação e Cultura, Conselho Consultivo USP – Universidade de São Paulo, Conselho IDEA – Instituto Estudos Avançados UNICAMP, Conselho Consultivo OPENSOCIETY para América Latina. Foi presidente do Conselho de Administração do CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária). Atualmente é presidente do Conselho de Administração Fundação Tide Setubal e do GIFE (Grupo de Institutos Fundações e Empresa).

Ricardo Henriques

Ricardo Henriques, economista e Superintendente Executivo do Instituto Unibanco. Foi Secretário Nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) do Ministério da Educação e Secretário Executivo do Ministério de Desenvolvimento Social, quando coordenou o desenho e a implantação inicial do programa Bolsa Família. No Rio de Janeiro foi Secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e Presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), quando desenvolveu e implantou o Programa UPP Social.

Tomas Alvim

Tomas Alvim é editor e sócio da BEI Editora, cofundador do Arq.Futuro e do Por Quê? Economês em Bom Português. Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Membro Comitê Popular de Combate ao Covid-19.