Home/Agenda de Eventos/Tributação e Economia Digital

Webinar

A evolução da economia digital, com seus novos modelos de negócios e tecnologias, traz desafios tributários cada vez mais intensos, e com isso, diversos países começam a buscar consenso sobre a forma de tributar.

No webinar Tributação e Economia Digital, organizado pelo Núcleo de Tributação e Novas Tecnologias do Insper, abordamos os progressos apresentados em relação à tributação da economia digital no último fórum do G20, bem como os desafios da implementação de um IVA à luz do modelo europeu e das mais recentes Diretivas da OCDE/UE, além da perspectiva da tributação da renda e a solução americana (GILTI).

Para o debate, reunimos Gabriela Conca (Insper/Pinheiro Neto), Romero J.S. Tavares (Insper/ PwC), Vanessa Rahal Canado (Insper/Ministério da Economia), A mediação foi realizada por Frederico Bastos (Núcleo de Tributação e Economia Digital do Insper / BVZ).

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!

Veja como foi o webinar:

Informações

Data: 21/09/2020

Horário: 10h30

Programação

20 min

Introdução: Relato sobre G20 Tax Symposium na Arábia Saudita: quais progressos podem ser esperados diante dos desafios da economia digital? (Vanessa Rahal Canado)

30 min

Painel 1: Os Desafios do IVA na Economia Digital, a Solução Europeia (MOSS) e as Diretivas da OCDE/UE (Gabriela Conca)

30 min

Painel 2: Os Desafios da Tributação da Renda e a Solução Americana (GILT) (Romero Tavares)

10 min

Encerramento (Vanessa Rahal Canado)

INSCRIÇÕES

21/09/2020 - Webinar: Tributação e Economia Digital

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Realização:

 

 

 

 

Participantes

Frederico Bastos

Mestre pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas. Professor do curso de Pós-graduação FGVLAW da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas de São Paulo, do IBMEC e do Insper. Coordenador do núcleo de pesquisa em Tributação e Economia Digital do Insper. Membro da Society of Trust and Estate Practitioners e do Grupo de Estudos de Políticas Tributárias da Fundação Getulio Vargas de São Paulo. Foi Pesquisador do Núcleo de Estudos Fiscais – NEF da Fundação Getúlio Vargas. Sócio da área tributária do BVZ Advogados

Gabriela Conca

Mestre (LL.M.) em Direito pela Harvard Law School. Especialista em Economia pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Advogada associada da área tributária de Pinheiro Neto Advogados.

Romero J.S Tavares

Professor e Pesquisador do Insper. Ph.D. em Tributação Internacional pela Universidade de Viena (Wirtschaftsuniversität Wien) summa cum laude (sehr gut mit Auszeichnung), Mestre em Negócios Internacionais pela Universidade de Detroit, com pós-graduação pela Faculdade de Direito de Harvard, dentre outros programas de pós-graduação e extensão (Leiden, Insead), com mais de 40 trabalhos publicados na área tributária. Foi consultor do Banco Mundial na Áustria, tendo servido países do Leste Europeu e da Ásia. Advogado em São Paulo, Sócio-Líder da Consultoria Tributária Internacional da PwC no Brasil, com mais de 26 anos de carreira no Brasil e no exterior, é integrante da equipe global da PwC em Política e Administração Tributária, Consultor da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em Política Tributária.

Vanessa Rahal Canado

Mestra e doutora em direito pela PUC/SP, é pesquisadora do Insper na área de tributação e coordenadora dos cursos de pós-graduação em direito. Foi pesquisadora durante a criação da Escola de Direito de São Paulo da FGV (2003-2007), onde se tornou professora em 2008. Deu aulas na Clínica de Prática Jurídica Tributária (graduação) entre 2008 e 2019 e aulas no mestrado profissional da FGV DIREITO SP (entre 2014 e 2019) e da EAESP (Escola de Administração de Empresas de São Paulo). Foi diretora do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF) até outubro de 2019. Atualmente é assessora especial do Ministro da Economia, Paulo Guedes.