Home/Agenda de Eventos/Territórios de exclusão e vulnerabilidade social: onde mora o perigo

Webinar

O crescimento urbano das grandes metrópoles do Brasil nos últimos anos, assim como a reestruturação econômica realizada, contribuíram diretamente no que diz respeito à aceleração das desigualdades e da exclusão social.

No webinar Territórios de exclusão e vulnerabilidade social: onde mora o perigo, episódio da série Mudanças climáticas, riscos e desastres: ações para a governança, debatemos as principais vulnerabilidades urbanas frente às ameaças de desastres associadas às mudanças climáticas, passo inicial para a formulação de medidas e ações de adaptação e respostas a curto e médio prazo.

Para o debate, reunimos Ana Claudia Duarte Cardoso, UFPA, Antonio Aledo, Universidad de Alicante, que fará sua apresentação em espanhol, e Fernando Nogueira, LabGRIS – UFABC. A mediação do debate foi realizada por Ester Carro, Insper e Tássia Regino, LabGRIS da UFABC.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!

Leituras recomendadas:

Um tripé de instrumentos técnicos para o enfrentamento dos novos e velhos riscos

Territórios de exclusão, vulnerabilidade social e exposição a riscos

Social vulnerability to natural hazards in tourist destinations of developed regions

Desastres naturais – convivência com o risco

Veja como foi o webinar:

Informações

Data: 13/10/2020

Horário: 16h00

INSCRIÇÕES

13/10/2020 - Webinar: Territórios de exclusão e vulnerabilidade social: onde mora o perigo

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Realização:

Conheça os participantes

Ana Claudia Duarte Cardoso

Urbanista e Professora Associada da Universidade Federal do Pará (UFPA), atuando nos Programas de Pós-Graduação de Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/UFPA) e em Economia (PPGE/UFPA). Também foi Secretária de Governo do Estado do Pará. Dedica-se atualmente à pesquisa da convergência entre a urbanização extensiva observada na Amazônia Oriental, os arranjos espaciais dos assentamentos humanos da região e a defesa do direito à sociobiodiversidade.

Antonio Aledo

Sociólogo e professor titular de Sociologia Ambiental na Universidad de Alicante, Espanha. Desenvolve pesquisas nas áreas de antropologia do turismo e da sociologia ambiental. Neste painel, discutirá a necessidade da troca de saberes para redução de vulnerabilidades frente a riscos socioambientais.

Ester Carro

Arquiteta e ativista urbana, mestre em projeto, produção e gestão do espaço urbano, pósgraduanda em habitação e cidade na Escola da Cidade, integrante do núcleo de mulheres e território no Laboratório ArqFuturo de Cidades do Insper. Desde 2018 é presidente da União Educacional e Esportiva do Jardim Colombo e está à frente do Projeto Fazendinhando (transformando um lixão em parque).

Fernando Nogueira

Geólogo, professor do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas e do Programa de Pós Graduação em Planejamento e Gestão do Território da UFABC, coordenador do Laboratório de Gestão de Riscos – LabGRis - UFABC. Tem trabalhado com gestão de riscos e desastres nos últimos 30 anos.

Tássia Regino

Assistente Social e Mestre em Planejamento e Gestão do Território pela UFABC, é especialista na área de habitação social, incluindo o trabalho social em comunidades vulneráveis. Exerceu funções no setor público e privado como gestora, assessora, consultora e técnica. Na Prefeitura de São Bernardo do Campo, onde foi Secretária de Habitação de 2009 a 2016, coordenou o Programa Municipal de Redução de Riscos em assentamentos precários. Pesquisadora colaboradora do LABGRIS/ UFABC.