Home/Agenda de Eventos/Fraudes contábeis e gerenciamento de resultados: podemos confiar nos balanços?

Webinar

Neste webinar, discutimos sobre eventuais similaridades, diferenças e confusões relacionadas aos conceitos de fraudes e gerenciamento de resultados no âmbito da contabilidade, e exploramos alguns incentivos e práticas utilizados. Para ilustrar, os participantes relembraram de casos famosos, como os das empresas Enron, GE, Lehman Brothers, Banco Nacional e Banco Cruzeiro do Sul.

Para essa conversa tivemos Eric Barreto, professor do Insper, Camila Boscov, professora do Insper, e José Elias Feres de Almeida, presidente da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. A mediação e abertura institucional foram realizadas por Cristiane Kussaba, professora do Insper.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para a tomada de decisão e para o enfrentamento dos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Nesse sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, os eventos que já estão no nosso canal.

Veja como foi o webonar:

Informações

Data: 18/06/2021

Horário: 18h00

INSCRIÇÕES

Realização:

 

Conheça os participantes

Cristiane Kussaba

Professora de contabilidade e finanças no Insper, é mestre em Controladoria e Contabilidade e bacharel em Ciências Contábeis pela FEA-USP e possui experiência como especialista em normas e pareceres contábeis em consultorias e instituições financeiras. Também é coordenadora acadêmica na Saint Paul Escola de Negócios e supervisora da área de Normas Contábeis no banco BV.

Eric Barreto

Doutor, mestre e bacharel em Ciências Contábeis pela FEA-USP, é professor do Insper e sócio da M2M Saber, empresa em que atua como consultor e parecerista nas áreas de contabilidade e finanças. Foi coordenador e professor em outras das melhores escolas de negócios do país, e antes, atuou como executivo em bancos e empresas de consultoria, tendo experiência em big four bancos nacionais e internacionais. . Está entre os autores principais dos livros Contabilidade de Instrumentos Financeiros - IFRS 9/CPC 48 e Contabilidade a Valor Justo - IFRS 13, e coautores de IFRS no Brasil - Temas avançados abordados a partir de casos reais.

José Elias Feres de Almeida

Doutor em Contabilidade pela FEA-USP, tem certificação internacional de valuation IACVS. É board member da European Accounting Association, consultor independente do Banco Interamericano de Desenvolvimento e presidente da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. Foi conselheiro fiscal do Banestes, eleito pelos acionistas minoritários.