Com a crise econômica causada pela pandemia do novo Coronavírus, várias startups brasileiras tiveram que frear o seu crescimento, reduzir despesas e preservar caixa. Ainda há muita incerteza sobre quando o ambiente de negócios voltará a uma normalidade, mas é fácil prever que várias oportunidades surgirão com o novo normal.
No webinar Startups inovadoras no Brasil. E agora, de onde vem o funding? reunimos Alexei Bonamin, Sócio da TozziniFreire Advogados, Anderson Thees, Sócio fundador da Redpoint eventures, Gabriela Gonçalves, Sócia da Brasil Venture Debt, e Renata Mendes, Gerente de Advocacy da Endeavor Brasil, que discutiram as alternativas de financiamento existentes no Brasil para que essas startups consigam atravessar as turbulências e explorar oportunidades. O evento foi mediado pela professora do Insper, Andrea Minardi.
Leitura Recomendada:
Iniciativas de crédito em resposta a pandemia_Tozzinifreire
Veja como foi o webinar:
Data: 25/06/2020
Horário: 16h30
Realização
Sócio da TozziniFreire Advogados. Atua nas áreas de Mercado de Capitais, Bancário e Operações Financeiras, Infraestrutura, Agronegócios, Fintech e Meios de Pagamento, Tecnologia e Inovação, Private Equity e Venture Capital, Gerenciamento de Crises, Investimentos Sustentáveis e de Impacto. É bacharel em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e LLM em Banking and Finance pela The London School of Economics and Political Science.
Sócio fundador da Redpoint eventures. Antes de fundar a Redpoint eventures, primeiro fundo brasileiro de capital de risco estabelecido em colaboração com empresas do Vale do Silício, Anderson Thees era o CEO da Apontador, empresa líder em busca local e geolocalização no Brasil. Anteriormente, lançou e liderou o conglomerado de internet na América Latina para a Naspers/NIH. No início da sua carreira, trabalhou como empreendedor na área de tecnologia e como desenvolvedor de software, no Brasil e na Suíça. Quando atuava na Naspers, Anderson também investiu e assumiu cargos executivos em grandes empresas, como Buscapé e Movile. Antes da Naspers, foi Investment Officer na Eccelera, um fundo de capital de risco. Anderson é bacharel em Ciências da Computação pela Unicamp, tem MBA pela Universidade de Yale e é certificado pelo programa de educação executiva da Universidade de Stanford. Desde 2013, é membro do diretório e atual presidente do conselho executivo da BayBrazil e, desde 2003, é mentor voluntário Venture Corp da Endeavor
Professora Senior Research Fellow do Insper, diretora da Sociedade Brasileira de Finanças e membro do conselho da Insper Anjos. Foi diretora acadêmica da graduação e membro do Comitê Executivo do BALAS. Leciona Private Equity e Venture Capital em educação executiva, MBA e mestrado. Sua área de pesquisa é finanças corporativas e, recentemente tem concentrado em finanças empreendedoras. É autora do livro “Teoria de Opções Aplicada a Projetos de Investimento” e de diversos artigos publicados.
Sócia da Brasil Venture Debt e da Braavos Investimentos. Com larga experiência em investimentos de Venture Capital, Gabriela foi coordenadora regional da Endeavor Brasil e supervisora do Fundo Criatec I do BNDESPar e Banco do Nordeste. Também foi co-fundadora e sócia da Lazada Philippines representando a gestora Rocket Internet. Gabriela é formada em Administração pela FGV e possui MBA pela London Business School.
Gerente de Advocacy na Endeavor Brasil, é especialista em políticas públicas, com experiência prática em organizações do terceiro setor. Bacharela em Ciência Política (UFPE) e mestre em Ciência Política (USP). Foi bolsista do programa Santander Universidades na Universidade do Minho, Portugal.