Home/Agenda de Eventos/A consolidação: sobrevivência política e comunitária

Webinar

O urbanismo social deve ser concebido na perspectiva da mobilização produtiva do território (detecção de potenciais) e os projetos de impacto urbano devem ser elaborados sob a ótica da ecoeficiência no campo dos recursos tanto materiais quanto humanos. Os projetos de urbanismo social são uma inovação disruptiva para as cidades contemporâneas.

No webinar A consolidação: sobrevivência política e comunitária, promovido pelo Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, episódio da série Urbanismo social: conexão Medellín, Recife e São Paulo, tratamos de assuntos como o papel das comunidades e da classe política na continuidade e evolução desse modelo de articulação política, como perpetuar um programa como esse e de que modo a sociedade civil pode consolidar um pacto que se imponha e prevaleça frente a interesses partidários e sobreviva aos sucessivos processos eleitorais.

Para o debate, reunimos Carmen Silva (Líder do Movimento Sem Teto do Centro – MSTC), Francisco Cunha (Consultor de empresas e militante da mobilidade a pé no Recife), Gustavo Restrepo (Arquiteto e urbanista em Medellin) e Melina Risso (Diretora de programas do Instituto Igarapé). Tomas Alvim (Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper) fez a abertura institucional do debate e, como mediadora, contamos com a presença de Paulina Achurra (Professora do Insper).

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!

Veja como foi o webinar:

Informações

Data: 2/09/2020

Horário: 16h00

INSCRIÇÕES

02/09/2020 - Webinar: A consolidação: sobrevivência política e comunitária

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

CONHEÇA OS PALESTRANTES

Carmen Silva

Líder do Movimento Sem Teto do Centro – MSTC e filiada à Frente Luta por Moradia – FLM, atua em São Paulo na luta por moradia digna para todos. Atuou no filme “Era o Hotel Cambridge” e foi premiada como melhor atriz na 8ª edição Festival Internacional de Cinema da Fronteira, em Bagé.

Francisco Cunha

Graduado em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco. Consultor de empresas e sócio fundador da TGI Consultoria em Gestão, do Observatório do Recife e do Movimento Olhe Pelo Recife – Cidadania a Pé.

Gustavo Restrepo

Arquitecto urbanista de la universidad Pontificia Bolivariana de Medellín Colombia. Asesor y consultor en urbanismo con participación ciudadana.

Melina Risso

Doutora e mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e graduada em Comunicação Social pela ESPM. Diretora de programas do Instituto Igarapé, coautora do livro “Segurança Pública para Virar o Jogo” e comentarista da CBN. Também é cofundadora do Movimento Agora!, conselheira da Open Knowledge Brasil e do programa Brasília Vida Segura da AB Inbev Foundation e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Paulina Achurra

Engenheira Química formada pela Universidad de Chile e Ph.D. em Engenheira Química pela Stanford University. Professora do Insper desde 2004, foi uma das responsáveis pela implantação dos cursos de Engenharia e pela criação da área de Inovação Social no Insper. Seu trabalho está focado na área de Inovação Social, procurando desenvolver, desenhar e disseminar tecnologias apropriadas que melhorem a qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza. Atualmente, é a responsável do Projeto Final de Engenharia em Inovação Social. É membro da rede IDIN, International Development Innovation Network.

Tomas Alvim

Tomas Alvim é editor e sócio da BEI Editora, cofundador do Arq.Futuro e do Por Quê? Economês em Bom Português. Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Membro Comitê Popular de Combate ao Covid-19.