Home/Agenda de Eventos/Smart City: transferindo a abordagem de Amsterdã para o contexto brasileiro

Webinar

Amsterdã é uma cidade amplamente reconhecida por sua abordagem inovadora como Smart City: participação da população no desenho de soluções, modelos de governança e inclusão social. O curso Live Learning “Smart City: transferindo a abordagem de Amsterdã para o contexto brasileiro” foi desenvolvido pelo Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper em parceria com a Amsterdam University of Applied Science (AUSA) e a Amsterdam Smart City (ASC) e ocorrerá às terças e quintas-feiras, das 9h às 11h, do dia 17 de novembro a 3 de dezembro de 2020.

No webinar Smart City: transferindo a abordagem de Amsterdã para o contexto brasileiro, os participantes compreenderam melhor as últimas tendências tecnológicas, descobriram oportunidades para melhorias metropolitanas (em tópicos como mobilidade, energia e governança) e aprenderam maneiras de organizar e expandir projetos de cidades inteligentes.

Para a discussão, reunimos Cornelia Dinca, Amsterdam Smart City e Guido van Os, Amsterdam University of Applied Sciences. A abertura institucional e mediação da discussão foram realizados por Tomas Alvim, Professor do Insper.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!

Este webinar será realizado em inglês, sem tradução simultânea.

Para obter o conteúdo em inglês.

Veja como foi o webinar:

Informações

Data: 29/10/2020

Horário: 10h00

INSCRIÇÕES

29/10/2020 - Webinar: Smart City: transferindo a abordagem de Amsterdã para o contexto brasileiro

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Realização:

 

 

Conheça os participantes

Cornelia Dinca

Contato internacional da Amsterdam Smart City, uma plataforma de inovação sob o Conselho Econômico de Amsterdã que reúne governos, empresas, instituições de conhecimento e organizações da sociedade civil para moldar a cidade do futuro. Dinca é responsável por conectar as partes interessadas internacionais a especialistas e projetos de cidades inteligentes relevantes na Região Metropolitana de Amsterdã, o que facilita a transferência de conhecimento e ajuda a iniciar novas colaborações. Ela também é a fundadora da Sustainable Amsterdam, uma consultoria focada na transferência de melhores práticas baseadas em Amsterdã para cidades inteligentes e sustentáveis internacionalmente por meio da aprendizagem experiencial. Dinca possui mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela University of Amsterdam e bacharelado em Engenharia Química pela University of Calgary. Anteriormente, Dinca trabalhou em projetos de energia, mudanças climáticas, mobilidade sustentável e urbanismo no Canadá e na Alemanha.

Guido van Os

Professor sênior do curso de Gestão Urbana da Universidade de Ciências Aplicadas de Amsterdã (AUAS). Van Os ensina ciência política, gestão de políticas e governança eletrônica nos programas de graduação em administração pública e mestrado em gestão urbana. A pesquisa de Van Os está na interface das TIC e administração pública, com ênfase no lado administrativo dos serviços digitais e cidades inteligentes. A experiência de Van Os é centrada em como as organizações administrativas urbanas lidam com os desenvolvimentos tecnológicos contemporâneos, a forma como a TIC muda os processos administrativos urbanos e o impacto da tecnologia em relação à forma como os governos interagem com as empresas e os cidadãos.

Tomas Alvim

Editor e sócio da BEI Editora, cofundador do Arq.Futuro e Por Quê? – Economês em bom português. Co-autor do livro Aprendendo a viver na cidade e coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.