Home/Agenda de Eventos/Servitização: casos, oportunidades e desafios

Webinar

Com o avanço e maturidade de novas tecnologias associadas ao processo de transformação digital, observamos a possibilidade de inovação nos modelos de negócios das empresas. Quando associada à menor dependência de posse, a oferta de produtos como serviços e a economia de compartilhamento são modelos de negócio interessantes em mercados B2B e B2C.

No webinar Servitização: casos, oportunidades e desafios, discutimos cenários e oportunidades para a servitização no Brasil, considerando mudanças tecnológicas e de comportamento. Além disso, discutimos como a pandemia tem acelerado e trazido novos desafios para esse processo de mudança.

Para a discussão, reunimos Daniel Guzzo, Professor do Insper, Douglas Pedro Alcântara, CTO da Indústrias Romi S.A, Gabriela Gomes, Business Development Manager na Tembici e Jorge Duarte, Gerente de Operações na RTS Rio. Como mediador, contamos com a presença de Raphael Galdino dos Santos, Professor do Insper.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!

Veja como foi o webinar:

Informações

Data: 8/10/2020

Horário: 19h30

INSCRIÇÕES

08/10/2020 - Webinar: Servitização: casos, oportunidades e desafios

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Realização:

Conheça os participantes

Daniel Guzzo

Professor na trilha de design do Insper e pesquisador de doutorado na EESC/USP. Vem buscando compreender e disseminar caminhos de transição para uma Economia Circular, sendo a servitização um caminho promissor para o uso mais efetivo dos recursos com grande potencial de criação de valor. Foi um dos escolhidos para a Schimidt MacArthur Fellowship em 2017, programa pioneiro de inovação em Economia Circular organizado pela Fundação Ellen MacArthur e visiting researcher no Circular Product Design group na Technical University of Delft.

Douglas Pedro de Alcântara

Responsável pelas áreas de desenvolvimento da tecnologia de máquinas (máquinas-ferramenta e para plásticos) e de novos negócios das Indústrias Romi S.A. Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, com MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP, iniciou sua carreira na Romi em 2001 como trainee e ocupou posteriormente diversos cargos.

Gabriela Gomes

Envolvida com o tema de bicicletas compartilhadas há 6 anos. Foi responsável pela plataforma de mobilidade urbana do Banco Itaú, gerenciando os patrocínios e projetos de promoção da mobilidade pela bicicleta nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador, Porto Alegre, Brasília e Belo Horizonte. Em 2017, assumiu a gerência de Novos Negócios da Tembici, tendo como principal desafio a expansão da empresa na América Latina, liderando a entrada da empresa em Santiago e Buenos Aires.

Jorge Duarte

Mestre em Logística pela PUC-Rio, Graduado em Engenharia de Produção pela UFRJ com especialização em Qualidade e Produtividade, atualmente atua como Gerente de Operações e Logística na RTS Rio, empresa na área de equipamentos hospitalares e uma das vencedoras do Prêmio Eco 2018. Atua na distribuição de insumos e equipamentos hospitalares buscando a redução do volume de deslocamentos e otimizando o uso dos recursos, estabelecendo um modelo de gestão sustentável ambiental, econômica e socialmente.

Raphael Galdino dos Santos

Graduado em Engenharia de Controle e Automação pela UNIMEP (2007), Mestrado (2011) e Doutorado (2015) em Engenharia de Produção pela EESC/USP. Possui mais de 15 anos de experiência em atividades industriais e no desenvolvimento de trabalhos de pesquisa em manufatura avançada, com enfoque para manufatura aditiva e híbrida, eficiência energética, monitoramento de condição de máquina e conectividade (IIoT).