Seminário Eleições e Liberdade de Expressão

Confira como foi o primeiro dia do evento (10/09/2018):

Veja também o debate que ocorreu em 11/09/2018:

10 e 11/09/2018 - Seminário Eleições e Liberdade de Expressão

• Ao mesmo tempo em que se busca preservar os direitos de liberdade de expressão e transparência, a internet e as redes sociais potencializam o impacto da informação e desinformação, demandando um cuidado adicional no que se refere à comunicação e suas responsabilidades. Além disso, vivemos um momento de muitas transformações no cenário eleitoral, sobretudo com relação às campanhas no digital. Ainda restam dúvidas sobre a comunicação e os seus limites neste período.

Para discutir temas pertinentes ao contexto jurídico e jornalístico, com as eleições e o universo digital como pano de fundo, Insper, Instituto Palavra Aberta e JOTA organizam o seminário Eleições e Liberdade de Expressão. Confira a programação completa dos dois dias de evento.

8h30: Welcome Coffee
    9h: Abertura do Seminário: Liberdade de Expressão - princípios de comunicação legítima e democrática no meio público.

• Marcos Lisboa (Presidente do Insper) e Bianca Tavolari (pesquisadora do Núcleo Direito e Democracia do CEBRAP)
    9h30: Painel 1 | Bom jornalismo – Formando o jornalista para informar o leitor
    • Eugenio Bucci – jornalista e professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
    • Carlos Eduardo Lins da Silva - jornalista e professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo
    • Fernando Schüler – professor em tempo integral no Insper e titular da Cátedra Insper Palavra Aberta.
    • Mediação: João Gabriel Lima – jornalista e coordenador dos cursos de jornalismo do Insper
    11h: Painel 2 | Educação Midiática – Desenvolvendo a leitura crítica e com base em evidências
    • Leandro Beoguci – Diretor Editorial e de Conteúdo na Associação Nova Escola
    • Marco Tulio - Coordenador do Google News Lab no Brasil
    • Mediação: Patrícia Blanco – Presidente Executiva do Instituto Palavra Aberta
    12h30: Encerramento do dia e convite para o dia seguinte - Eugenio Bucci

8h30: Welcome Coffee
    9h: Abertura - Carlos Eduardo Cauduro Padin - presidente do TRE-SP
    9h30: Painel 1 | Eleições e Internet: mudanças e avanços trazidos pelas Resoluções do TSE de 2017

• Eduardo Frazão (Secretário Geral do TSE)
    • André Zanatta (Google)
    • Luciana Lossio - Conselho Nacional de Direitos Humanos, ex-Ministra do TSE
    • Mediação: Marilda Silveira (Advogada)
    11h: Painel 2 | Direito de desagradar: Propaganda Negativa versus discursos do cidadão
    • Eduardo Mendonça (UNICEUB)
    • Paula Bernardelli - advogada
    • Pedro Barbosa Pereira Neto - MPF/MPE
    • Mediação: Clarissa Gross (FGV)
    12h30: Encerramento: Carlos Horbach - Ministro substituto do TSE

Faça sua inscrição e participe!

Data: 10/09/2018 e 11/09/2018

Horário: Recepção a partir das 08h30

Local: Auditório Steffi e Max Perlman – Insper

Rua Quata, 300 - Vila Olímpia - São Paulo / SP

Entrada e Estacionamento: Rua Uberabinha, s/n - Vila Olímpia - São Paulo / SP

Evento gratuito.

• Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Realização:

Confira o calendário dos Cursos de Curta Duração com inscrições abertas.

Pós-Graduação Insper

Inscrições Abertas. Conheça nossos programas.