A redução de mortes no trânsito durante a vigência das medidas de isolamento social parecia querer mostrar um possível novo normal, onde o trânsito não provocaria a morte de mais de 40 mil pessoas por ano no Brasil, e mais de 1,2 milhão no mundo. Contudo, os dados são preocupantes. Nos EUA, apesar da diminuição dos carros nas ruas, as mortes crescem em razão das velocidades que a ausência de congestionamentos promove. Uma pessoa não pode ser condenada à morte apenas porque decidiu se locomover na sua cidade.
No webinar Segurança viária, debatemos questões como: o que as cidades e os países podem fazer para que o trânsito não seja mais a maior causa de mortes entre jovens? Quais são as metodologias e as melhores práticas que estão funcionando ao redor do mundo?
Para o debate, reunimos Claudia Adriazola, diretora de Segurança Viária e Saúde na WRI Ross Center for Sustainable Cities, Meli Malatesta, arquiteta e doutora em Arquitetura e e Simone Costa, diretora-presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio. Carlos Leite, coordenador do Núcleo de Urbanismo Social do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, e Sérgio Avelleda, coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, fizeram a mediação. A abertura institucional do debate foi realizada por Tomas Alvim, coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.
Ciclo de webinars: Os desafios da mobilidade urbana pós-pandemia
O complexo ambiente da mobilidade urbana sofre e sofrerá relevantes consequências da pandemia. Compras por meio digital, trabalho remoto, medo de contaminação, crise econômica e uso acelerado de plataformas tecnológicas são algumas das circunstâncias que já estão impactando os sistemas de mobilidade urbana. Neste novo ciclo de webinars do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, intitulado Os desafios da mobilidade urbana pós-pandemia, e que será realizado durante o mês de maio, contaremos com a participação de especialistas que pesquisam e atuam na área para debater, indicar rumos e alternativas para que o desenvolvimento das urbes seja mais sustentável, seguro e inclusivo. A série é uma iniciativa do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório, coordenado por Sérgio Avelleda.
Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!
Webinar em espanhol, sem tradução simultânea.
Veja como foi o webinar:
Data: 20/05/2021
Horário: 15h00
Doutor em Estruturas Ambientais Urbanas pela USP. Fez pós-doutorado em Urban Economic Sustainable Development na Universidade Politécnica da Califórnia. É coordenador do Núcleo de Urbanismo Social do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e professor na FAU-Mackenzie.
Diretora do Programa Global de Saúde e Segurança no Trânsito do WRI. Atuou no comitê diretor responsável pela organização da Terceira Reunião Ministerial Global sobre Segurança no Trânsito, realizada na Suécia em 2020. Concluiu o Executive Master em Administração Pública e o Master of Arts em Relações Internacionais na Maxwell School of Public Administration da Syracuse University, Nova York (EUA).
Doutora em Mobilidade Urbana Ativa – Mobilidade a Pé e Cicloviária pela FAU-USP. Na CET, onde atuou por 35 anos, participou e coordenou políticas e planos para pedestres e ciclistas. Atualmente, trabalha como consultora em políticas públicas, planos e projetos para a Mobilidade Urbana Ativa. Idealizadora e presidente da Comissão Técnica de Mobilidade a Pé e Acessibilidade da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), publicou os livros Pé de igualdade (Prismas) e A rede de mobilidade a pé (Annablume), ambos de 2018.
Coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e consultor em Mobilidade Urbana e Eletromobilidade. Foi secretário municipal de Mobilidade e Transportes da Prefeitura de São Paulo. Presidiu o Metrô de São Paulo e a CPTM. É Senior Advisor em Mobilidade Urbana da WRI – World Resources Institute e membro do Board da Slocat Partnership on Sustainable, Low Carbon Transport. Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, tem MBA em Gestão Executiva pelo Insper.
Mestre em Engenharia de Transportes pela UFRJ. Servidora da Prefeitura carioca desde 2008, atualmente é diretora-presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio. Coordenou o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS-Rio), que ainda está sendo desenvolvido, usando ferramentas de participação social, e o Plano de Transporte Público da RIO2016. Em 2019, integrou o Comitê Executivo do II Desafio Cor – Smart City, Smart People, que abordou o impacto das mudanças climáticas no sistema de ônibus da cidade do Rio de Janeiro.
Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Editor e sócio da BEI Editora, cofundador do Arq.Futuro e Por Quê? – Economês em bom português. Co-autor do livro Aprendendo a viver na cidade.