Home/Agenda de Eventos/São Paulo | Plano de Bairro do Jardim Lapena e Projetos de Intervenção Urbana – PIU

Webinar

O Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper lançou durante o mês de março o novo ciclo de webinários Planos de ação local, planos de bairro e instrumentos urbanos, composto por quatro debates, sempre às terças-feiras, das 16h às 17h30. A série é uma iniciativa dos núcleos de Urbanismo Social e Cidade e Regulação, coordenados, respetivamente, por Carlos Leite e Victor Carvalho Pinto.

O ciclo conta com a participação de especialistas, gestores públicos e representantes de movimentos sociais, abordando como elaborar, aprovar, gerenciar e executar os planos de bairro e sua articulação com os planos diretores. Os participantes apresentarão exemplos de instrumentos urbanos inovadores, começando com o pioneiro e exitoso Projeto Urbano Integral (PUI) de Medellín, passando pelo Projeto de Intervenção Urbana (PIU) de São Paulo, Transformação Urbana Localizada (TUL) de Salvador, e o Plano de Intervenção Integral em Buenos Aires.

No segundo debate São Paulo: Plano de Bairro do Jardim Lapena e Projetos de Intervenção Urbana – PIU, reunimos Fernando Chucre, Fundo Social do Estado de São Paulo, e Mariana Almeida, Fundação Tide Setúbal. A abertura institucional foi realizada por Tomas Alvim, Insper, e a mediação do debate por Claudia Acosta, CEPESP-FGV, e Victor Carvalho Pinto, Insper.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!

Confira abaixo a programação dos Planos de ação local, planos de bairro e instrumentos urbanos:

Medellín | Projeto Urbano Integral – PUI Barrio Moravia

Plano de Bairro Comércio de Salvador e Transformação Urbana Localizada – TUL

Buenos Aires | Plano de Intervenção Integral em assentamentos precários – Villa 20

Veja como foi o webinar:

Informações

Data: 16/03/2021

Horário: 16h00

INSCRIÇÕES

16/03/2021 - Webinar: São Paulo | Plano de Bairro do Jardim Lapena e Projetos de Intervenção Urbana – PIU
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Realização:

Conheça os participantes

Claudia Acosta

Advogada, mestra em estudos urbanos (El Colegio de México), direito e desenvolvimento (FGV), doutoranda em Administração Pública e Governo. Foi estudante visitante no MIT, departamento de ciência política. Pesquisadora assistente no Centro de Política e Economia do Setor Público (CEPESP-FGV). Professora e coordenadora de cursos no Lincoln Institute of Land Policy desde 2006 e na Universidad del Rosario (Colombia) na área de direito urbano desde 2008.

Fernando Chucre

Arquiteto e urbanista, foi secretário de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo, onde anteriormente exerceu a função de secretário de Habitação. No Governo do Estado de São Paulo foi presidente da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), do Conselho do Patrimônio do Estado de São Paulo e coordenador do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar. Deputado federal por São Paulo entre 2006 e 2011, atuou como membro titular da Comissão de Desenvolvimento Urbano.

Mariana Almeida

É superintendente da Fundação Tide Setúbal e professora do Programa Avançado em Gestão Pública do Insper. Doutora em economia do desenvolvimento pela FEA-USP, atuou na área de economia popular e solidária no Brasil e na Venezuela, desenvolvendo políticas públicas de apoio a pequenos empreendimentos urbanos e rurais. Trabalhou em diversos órgãos públicos, particularmente na área de planejamento e orçamento público.

Tomas Alvim

Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Editor e sócio da BEI Editora, cofundador do Arq.Futuro e Por Quê? – Economês em bom português. Co-autor do livro Aprendendo a viver na cidade.

Victor Carvalho Pinto

Doutor em direito econômico e financeiro, é coordenador do Núcleo Cidade e Regulação do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, consultor legislativo do Senado Federal e sócio do escritório Viana, Castro, Apparecido e Carvalho Pinto Advogados.