Como podemos incluir São Paulo no contexto urbano global? Será o design urbano a chave para chegarmos lá? Essas e outras questões foram o foco do seminário São Paulo: evolução radical, realizado no Insper, com patrocínio da Haddad Foundation.
Idealizado por Felipe Correa (Escola de Arquitetura da Universidade da Virgínia) e Sol Camacho (fundadora do escritório de arquitetura Raddar), o evento reuniu acadêmicos e profissionais de renome internacional nas áreas de arquitetura, paisagismo, urbanismo e governança urbana para refletir sobre São Paulo. Clique aqui e acesse a galeria de fotos.
A discussão abordou os sistemas fluviais da cidade, principalmente o do Rio Tietê, e a reintegração de suas áreas pós-industriais adjacentes à vida da cidade. O simpósio debateu ainda os procedimentos de design que podem transformar as áreas pós-industriais em bairros centrais de uso misto.
O evento marcou também o lançamento do livro São Paulo: uma biografia gráfica (editado pela University of Texas Press em co-edição com Romano Guerra Editora), um estudo abrangente sobre a evolução da cidade, de Felipe Correa. Realizado no Auditório Steffi e Max Perlman, no Insper, contou com apoio do Harvard Brazil Office e da University of Virginia School of Architecture.
Veja como foi:
Data: 27/11/2018
Horário: 08h30
Local: Auditório Steffi e Max Perlman – Insper
Entrada: Rua Uberabinha, s/nº - Vila Olímpia
Estacionamento: Rua Uberabinha, s/nº - Vila Olímpia
Welcome Coffee
Abertura | Claudio Haddad (Insper e Haddad Foundation)
Introdução| Sol Camacho, Raddar
Apresentação São Paulo: uma biografia gráfica | Felipe Correa (Diretor da Somatic Collaborative (Nova York) e Diretor do Departamento de arquitetura e professor da cátedra Vincent and Eleanor Shea Escola de Arquitetura da Universidade da Virgínia)
Painel 1 | Cidade de altos e baixos
Palestrantes: Anita Berrizbeitia e Thomas Woltz
Moderador: Renato Anelli
O primeiro painel abordará dois elementos essenciais na composição da atual forma urbana de São Paulo. Ao longo da segunda metade do século XX, a cidade sistematicamente canalizou seus rios e riachos, além de ladeá-los com extensas marginais. Atualmente, as discussões sobre o futuro da hidrologia e da infraestrutura de mobilidade devem acontecer simultaneamente. Este painel analisará como São Paulo pode repensar conjuntamente suas infraestruturas hidrológicas e de mobilidade monofuncionais em novos projetos urbanos mais multifacetados, que estabeleçam melhor relacionamento com outras escalas e geometrias urbanas.
Coffee Break
Painel 2 | Vida urbana e doméstica
Palestrantes: Jorge Francisco Liernur e Michael Maltzan
Moderador: Raul Juste Lores
O segundo painel discutirá as questões de habitação e os modelos de vida urbana, essenciais para os espaços domésticos contemporâneos. Com base no legado de habitações coletivas presentes na cidade e nas Américas, em geral, este painel analisará como as áreas pós-industriais do centro da cidade de São Paulo poderiam se tornar o epicentro de novas habitações centrais de uso e renda mistos.
Almoço
Painel 3 | Projetos urbanos e governança: a autoridade do design que dá forma à cidade
Palestrantes: Ila Berman e Michael Sorkin
Moderador: Priscila Borin de Oliveira Claro
O terceiro e último painel explorará a interseção entre projetos de design e governança em ambientes urbanos complexos. Destacará, especificamente, projetos e processos com sólida sobreposição entre a ambição do design e a vontade política. Além disso, analisará as principais sinergias que deverão ocorrer para implementar ideias de design que possam conectar melhor o centro da cidade de São Paulo à bacia do Rio Tietê.
Mesa-redonda
O Arco Tietê: trazendo áreas pós-industriais de volta à vida da cidade.
Palestrantes: Ila Berman, Anita Berrizbeitia, Sol Camacho, Sergio G. Lazzarini, Vinicius Andrade, Michael Maltzan e Michael Sorkin
Encerramento
Olá,
Lamentamos, mas as inscrições para este evento já estão encerradas.
Fique por dentro de nossa agenda para participar de futuras oportunidades.
Cadastre-se para receber os convites das nossas iniciativas.
Atenciosamente,
Insper
Realização,
Professora de paisagismo na Escola de Pós-graduação em Design da Universidade de Harvard
Diretor da Somatic Collaborative (Nova York) e diretor do Departamento de arquitetura e professor da cátedra Vincent and Eleanor Shea na Escola de Arquitetura da Universidade da Virgínia
Historiador e professor de arquitetura na Universidad Torcuato di Tella (Buenos Aires)
Decana e professora da cátedra Edward E. Elson na Escola de Arquitetura da Universidade da Virgínia
Diretor da Michael Maltzan Architects (Los Angeles)
Diretor do Michael Sorkin Studio (Nova York) e professor emérito de arquitetura na The City College of New York
Professora do Insper, membro do Núcleo de Medição para Investimentos de Impacto Socioambiental, e co-presidente da PRME Chapter Brazil – plataforma global das Nações Unidas (ONU)
Jornalista e escritor, autor de São Paulo nas alturas. Editor-chefe da Veja São Paulo e professor do curso sobre inovação urbana do Insper
Historiador e professor de arquitetura no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
Professor Titular da Cátedra Chafi Haddad do Insper e coordenador do Insper Metricis, núcleo de estudos em investimentos e medição de impacto socioambiental.
Diretora da Raddar Architecture e diretora cultural do Instituto Bardi
Diretor da Andrade Morettin Arquitetos Associados e professor de urbanismo do Insper
Diretor da Nelson Byrd Woltz Landscape Architecture (Nova York)