Home/Agenda de Eventos/Revisão do Plano Diretor: São Paulo e Rio de Janeiro

Webinar

A exemplo de São Paulo, o Rio de Janeiro também promoverá este ano a revisão do seu plano diretor. Quais os principais desafios que se apresentam nesse processo para as duas maiores metrópoles do país? Quais foram os impactos positivos e o que não foi efetivo? Que tipos de ajustes deverão ser propostos nos planos?

No webinar Revisão do Plano Diretor: São Paulo e Rio de Janeiro, organizado pelo Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e o Instituto Urbem, que faz parte da série Revisão do Plano Diretor Estratégico de São Paulo, abordamos questões relacionadas à revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE) das capitais do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Para o debate, reunimos Cesar Azevedo, secretário de Urbanismo e Licenciamento de São Paulo, e Washington Fajardo, secretário de Planejamento Urbano do Rio de Janeiro. A abertura institucional foi realizada por Tomas Alvim, coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, que também fez a mediação do debate com Diana Lemos, arquiteta e urbanista, e Marta Dora, arquiteta e urbanista.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!

Veja como foi o webinar:

Informações

Data: 6/04/2021

Horário: 16h00

INSCRIÇÕES

06/04/2021 - Webinar: Revisão do Plano Diretor: São Paulo e Rio de Janeiro
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Realização:

Conheça os participantes

Cesar Azevedo

Advogado, com mais de dez anos de experiência na área pública. Está na Prefeitura de São Paulo desde 2017. Foi secretário municipal de Gestão de setembro de 2018 a janeiro de 2019, cargo no qual conduziu o processo para a Reforma da Previdência Municipal, trabalhando junto com a Câmara de Vereadores e entidades da sociedade civil. Entre fevereiro de 2019 e dezembro de 2020 foi secretário municipal de Licenciamento. Desde janeiro de 2021 é secretário municipal de Urbanismo e Licenciamento.

Diana Lemos

Arquiteta e urbanista (UFF), Doutora em Ciências, Engenharia de Transporte (PET/ COPPE/UFRJ). Pós-Doutorada no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/ UFRJ), área em que acumula experiência de uma década. É também especialista em Gestão de Transporte (UFRJ) e em Planejamento do Uso do Solo Urbano (IPPUR/ UFRJ). Coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário UniCBE, atua ainda como docente colaboradora do mestrado do IPPUR/UFRJ.

Marta Dora

Professora titular aposentada da FAU-USP, pesquisadora e consultora na área de planejamento urbano e urbanismo e coautora dos livros São Paulo Metrópole (Edusp/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004), e A Leste do Centro. Territórios do Urbanismo (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010).

Tomas Alvim

Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Editor e sócio da BEI Editora, cofundador do Arq.Futuro e Por Quê? – Economês em bom português. Coautor do livro Aprendendo a Viver na Cidade (Bei, 2019).

Washington Fajardo

Arquiteto e urbanista formado pela FAU–UFRJ. Dedica-se ao desenvolvimento urbano. Autor de inúmeros projetos de reabilitação, habitação social, urban design e espaços culturais. Ex-presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (2009-2016), implementou políticas inovadoras para centros históricos. Atual secretário de Planejamento Urbano do município do Rio de Janeiro