Home/Agenda de Eventos/Revisão do Plano Diretor: Os movimentos sociais e os desafios da moradia

Webinar

O desafio da moradia continua sendo uma das questões centrais no desenvolvimento urbano das cidades. Quais foram os resultados alcançados nesse âmbito pelo Plano Diretor de São Paulo? O que poderia ser ajustado em sua revisão? Quais são as novas e incontornáveis pautas na temática habitacional, dado o incremento da vulnerabilidade social em função da pandemia? Esses são os pontos de destaque que foram debatidos no webinar de julho do ciclo Revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE) de São Paulo, organizado pelo Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e o Urbem (Instituto de Urbanismo e Estudos para a Metrópole).

Essa conversa foi realizada por Carmen Silva, líder do Movimento Sem Teto do Centro, Cesar Azevedo, secretário de Urbanismo e Licenciamento de São Paulo, Cleide Alves, presidente da UNAS (União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região), e Evaniza Rodrigues, coordenadora de projetos da UMM (União dos Movimentos de Moradia). A mediação será realizada por Tomas Alvim, coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, e Philip Yang, mestre em Administração Pública pela Universidade Harvard.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Nesse sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, os eventos que já estão no nosso canal.

Veja como foi o webinar:

Data: 13/07/2021

Realização:

Conheça os participantes

Carmen Silva

Líder do Movimento Sem Teto do Centro – MSTC e filiada à Frente Luta por Moradia – FLM. Participou do filme Era o Hotel Cambridge (2016), de Eliane Caffé, tendo sido premiada como melhor atriz na 8ª edição do Festival Internacional de Cinema da Fronteira (Bagé, RS). Integra o Núcleo Mulheres e Territórios do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.

Cesar Azevedo

Advogado, tem mais de dez anos de experiência na área pública. Está na Prefeitura de São Paulo desde 2017. De setembro de 2018 a janeiro de 2019, foi secretário municipal de Gestão, cargo no qual conduziu o processo para a Reforma da Previdência Municipal, trabalhando junto com a Câmara de Vereadores e entidades da sociedade civil.

Cleide Alves

É presidente da UNAS – União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região. Integra o Núcleo Mulheres e Territórios do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.

Evaniza Rodrigues

Assistente social, coordenadora de projetos da UMM – União dos Movimentos de Moradia | São Paulo, SP. Faz parte do Núcleo Mulheres e Territórios do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.

Tomas Alvim

Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Editor e sócio da BEI Editora, cofundador do Arq.Futuro e Por Quê? – Economês em bom português. Coautor do livro Aprendendo a viver na cidade (Bei, 2019).

Philip Yang

Mestre em administração pública pela Universidade Harvard e fundador do Urbem (Instituto de Urbanismo e Estudos para a Metrópole).