Home/Agenda de Eventos/Revisão do Plano Diretor | O papel do Legislativo

Webinar

O parágrafo único do artigo 4 do Plano Diretor Estratégico (PDE) do Município de São Paulo (Lei 16050, de 31 de julho de 2014) determinou que o Executivo encaminhasse à Câmara Municipal a proposta de sua revisão neste ano de 2021.Quais os pontos críticos da revisão? O que foi efetivamente implantado e funcionou? O que não deu certo e merece ser repensado?

Esses são alguns dos temas do webinar deste mês de junho do ciclo Revisão do Plano Diretor, promovido pelo Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e pelo Instituto Urbem. O evento contou a participação do vereador Paulo Frange, presidente da Comissão de Política Urbana da Câmara Municipal, cujo principal desafio foi justamente a discussão do Plano Diretor, e dois ex-vereadores: Nabil Bonduki, relator e autor do substitutivo do PDE de 2014, e José Police Neto, que presidiu o Legislativo da cidade por dois mandatos (2011/2012) e foi secretário especial para Participação e Parceria de São Paulo (2006/2007). A mediação do evento foi realizada por Victor Carvalho Pinto, coordenador do Núcleo Cidade e Regulação do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, e Tomas Alvim, coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, que também fez a abertura institucional.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!

Veja com foi o webinar:

Informações

Data: 1/06/2021

Horário: 16h00

INSCRIÇÕES

01/06/2021 - Revisão do Plano Diretor | O papel do legislativo
  • DECRETO Nº 58.228, DE 16 DE MAIO DE 2018 Dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis, mulheres transexuais e homens trans em todos os órgãos da Administração Pública Municipal Direta e nas autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista municipais, bem como nos serviços sociais autônomos instituídos pelo Município, concessionárias de serviços públicos municipais e pessoas jurídicas referidas no artigo 2º, inciso I, da Lei Federal nº 13.019, de 31 de julho de 2014, que mantenham qualquer espécie de ajuste com a Administração Municipal.
  • Acessibilidade

    O campus do Insper está em conformidade com os padrões nacionais estabelecidos para acessibilidade, de forma que as pessoas com deficiência física encontrem as condições necessárias para circular com autonomia. Conheça nossas ações de Acessibilidade.
    Para garantir a qualidade dos serviços contratados, as solicitações para Interpretação em Libras devem ser feitas até 48 horas úteis antes do evento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Realização:

 

Conheça os participantes

José Police Neto

Sociólogo, José Police Neto foi vereador da cidade de São Paulo por 16 anos, com atuação no planejamento e desenvolvimento urbano. Autor das leis de Regularização Fundiária de Interesse Social, Consórcio Imobiliário e Função Social da Propriedade Urbana, entre outras, também escreveu os livros Lições da Cidade e São Paulo Nasce nos Bairros. Hoje, atua como superintendente de Planejamento e Assuntos Estratégicos da cidade de Santo André.

Nabil Bonduki

Arquiteto e urbanista, é professor titular de Planejamento Urbano na FAU-USP e foi professor visitante na Universidade da Califórnia, Berkeley. Em São Paulo, foi superintendente de Habitação Popular (1989-1992), relator do Plano Diretor Estratégico em 2002 e 2014, secretário de Cultura (2015-6) e vereador (2001-4 e 2013-6). No governo federal, foi secretário de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (2011-2) e coordenador técnico de consultoria que elaborou o Plano Nacional de Habitação (2007-9). É autor de 13 livros, entre os quais Origens da Habitação Social no Brasil (1998), Intervenções Urbanas em Centros Históricos (2012), Pioneiros da Habitação Social (Prêmio Jabuti de 2015, na Categoria Arquitetura e Urbanismo) e A luta pela Reforma Urbana no Brasil (2018). É colunista do jornal Folha de São Paulo e da Rádio USP.

Paulo Frange

Médico cardiologista há 45 anos e administrador hospitalar. Formado pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, com residência médica em cardiologia pelo Instituto Dante Pazzanese de São Paulo. Vereador na cidade de São Paulo, está em sua sétima legislatura consecutiva na Câmara Municipal. Foi o relator da Lei de Zoneamento, aprovada em 2016 com a maior participação popular da história da cidade. Totaliza, hoje, 141 leis em vigor e 436 projetos em andamento.

Tomas Alvim

Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Editor e sócio da BEI Editora, cofundador do Arq.Futuro e do Por Quê? Economês em Bom Português e coautor do livro Aprendendo a Viver na Cidade.

Victor Carvalho Pinto

Coordenador do Núcleo Cidade e Regulação do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, doutor em Direito Econômico e Financeiro e consultor legislativo do Senado Federal. Sócio do escritório Viana, Castor, Apparecido e Carvalho Pinto Advogados, integrou a carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Governo Federal.