Home/Agenda de Eventos/Revisão do Plano Diretor: Belo Horizonte e Recife

Webinar

Aprovadas, respectivamente, em 2019 e 2020, as revisões dos planos diretores de Belo Horizonte e Recife trouxeram inovações importantes para as duas capitais. Em ambas, introduziu-se o coeficiente básico de aproveitamento único e unitário, viabilizando a cobrança da outorga onerosa do direito de construir, após intensa discussão. Fechando mais o foco em cada uma, na cidade mineira toda a regulação de parcelamento, uso e ocupação do solo foi consolidada, eliminando-se a necessidade de uma lei de zoneamento em separado; já na pernambucana fortaleceram-se estratégias e instrumentos para a política habitacional.

No webinar Revisão do Plano Diretor: Belo Horizonte e Recife, que faz parte da série Revisão do Plano Diretor Estratégico de São Paulo, nossos convidados debateram questões como: Quais foram os desafios, as discussões e os resultados obtidos ao final das revisões dos planos diretores das capitais de Minas e Pernambuco? Como ocorreu o processo em cada uma daquelas cidades, e quais foram  alterações efetivadas? Como tais experiências podem agregar conhecimento ao que o município de São Paulo irá vivenciar?

Para o debate, reunimos Maria Fernandes Caldas, secretária de Política Urbana de Belo Horizonte, e Mariana Asfora, secretária executiva de Planejamento do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS)/Secretaria de Política Urbana e Licenciamento de Recife.

A abertura institucional foi realizada por Tomas Alvim, coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, e a mediação ficou a cargo de Carlos Leite, coordenador do Núcleo de Urbanismo Social do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, e de Raul Juste Lores, jornalista e autor do livro São Paulo nas alturas (Três Estrelas, 2017).

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!

Veja como foi o webinar:

Informações

Data: 4/05/2021

Horário: 16h00

INSCRIÇÕES

04/05/2021 - Revisão do Plano Diretor: Belo Horizonte e Recife
  • DECRETO Nº 58.228, DE 16 DE MAIO DE 2018 Dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis, mulheres transexuais e homens trans em todos os órgãos da Administração Pública Municipal Direta e nas autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista municipais, bem como nos serviços sociais autônomos instituídos pelo Município, concessionárias de serviços públicos municipais e pessoas jurídicas referidas no artigo 2º, inciso I, da Lei Federal nº 13.019, de 31 de julho de 2014, que mantenham qualquer espécie de ajuste com a Administração Municipal.
  • Acessibilidade

    O campus do Insper está em conformidade com os padrões nacionais estabelecidos para acessibilidade, de forma que as pessoas com deficiência física encontrem as condições necessárias para circular com autonomia. Conheça nossas ações de Acessibilidade.
    Para garantir a qualidade dos serviços contratados, as solicitações para Interpretação em Libras devem ser feitas até 48 horas úteis antes do evento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Realização:

Conheça os participantes

Carlos Leite

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Belas Artes de São Paulo, é doutor em Estruturas Ambientais Urbanas pela USP. Fez pós-doutorado em Urban Economic Sustainable Development na Universidade Politécnica da Califórnia. É coordenador do Núcleo de Urbanismo Social do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e professor na FAU-Mackenzie.

Maria Fernandes Caldas

Arquiteta graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi diretora de Infraestrutura Social e Urbana da Secretaria Nacional do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão. Integrou o Comitê Nacional de Acompanhamento do Programa Minha Casa, Minha Vida e o Conselho Nacional das Cidades no governo federal. Atualmente, é secretária de Política Urbana de Belo Horizonte, onde já exerceu o cargo de secretária de Planejamento Urbano. Dentre outras publicações, é autora do livro A utopia da reforma urbana – Ação governamental e política pública no Brasil (C/Arte, 2018). Tem experiência nas áreas de gestão e planejamento urbano e metropolitano, atuando sobretudo na formulação de políticas e programas urbanos, plano diretor, legislação urbanística e habitação.

Mariana Asfora

Arquiteta e urbanista, formada pela Universidade Federal de Pernambuco, e especialista em Direito Urbanístico e Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Em sua trajetória profissional, atuou como gerente de Planos e Projetos no Cabo de Santo Agostinho (2005-2008), participando da elaboração de seu plano diretor (2006). Integrou a equipe técnica da Unidade de PPP da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (2008-2011) e foi gerente de Obras e Estádio da Secretaria Executiva da Copa de Pernambuco (2011). Trabalhou ainda como gerente de Zonas Especiais (2018) e diretora executiva de Planejamento Urbano (2018-2020) do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS). É analista de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Recife desde 2011 e atual secretária executiva de Planejamento do ICPS/Secretaria de Política Urbana e Licenciamento.

Raul Juste Lores

Autor do livro São Paulo nas Alturas (finalista do Prêmio Jabuti, 2018), colunista diário na rádio CBN. Foi correspondente em Pequim, Washington, Nova York e Buenos Aires, e ex-diretor da Veja São Paulo e ex-editor de Economia na Folha de S. Paulo. Recebeu o prêmio da APCA em 2011 pela difusão da Arquitetura.

Tomas Alvim

Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Editor e sócio da BEI Editora, cofundador do Arq.Futuro e Por Quê? – Economês em bom português. Coautor do livro Aprendendo a viver na cidade (Bei, 2019).