Home/Agenda de Eventos/Insper debate relação entre imprensa e governos na atualidade

Historicamente, governos mantêm uma relação tensa com a instituição da imprensa. Em geral, se um governo não se sente incomodado pela imprensa ou ele é totalitário ou ela é incompetente.

Na segunda década do século 21, em diversas sociedades democráticas, o poder vem sendo exercido por líderes com tendências autoritárias que têm elevado sua hostilidade contra o jornalismo independente a níveis raramente observados antes.

Para debater a relação entre imprensa e governos na atualidade, o Programa Avançado em Comunicação e Jornalismo do Insper reúne Gaudêncio Torquato (ECA-USP), Taís Gasparian (IEA-USP), Caio Farah Rodriges (Insper), Caio Túlio Costa (Torabit), Ricardo Gandour (CBN), Eugênio Bucci (ECA-USP), Sérgio Dávila (Folha), Helio Gurovitz (G1/Época/Estado), Milton Seligman (Insper), Carlos Eduardo Lins da Silva (Insper), Pedro Burgos (Insper) e o coordenador do novo Programa Avançado em Comunicação e Jornalismo do Insper, o jornalista João Gabriel de Lima.

Venha fazer parte deste importante debate para a democracia brasileira e entenda mais sobre o papel da mídia no controle das ações dos governos.

Assista ao vivo em 22/05/2019, às 9h.

Informações

Data: 22/05/2019

Horário: 08h30

Local: Sala Amador Aguiar – 1º andar – Insper

Entrada: Rua Quatá, 300 – Vila Olímpia

Estacionamento: Rua Uberabinha, s/n – Vila Olímpia

Programação

8h30

Credenciamento

9h

Abertura Institucional (Marcos Lisboa)

9h15

Mesa 1 – Definição do problema:

Milton Seligman (Insper),

Carlos Eduardo Lins da Silva (Insper),

Gaudêncio Torquato (ECA-USP),

Mediação: Joao Gabriel de Lima

10h15

Mesa 2 – Questões legais e econômicas:

Taís Gasparian (IEA-USP),

Caio Farah Rodriges (Insper),

Caio Túlio Costa (Torabit),

Ricardo Gandour (CBN)

Mediação: Pedro Burgos

11h15

Mesa 3 – Questões editoriais:

Paul Farhi (Washington Post),

Eugênio Bucci (ECA-USP),

Sérgio Dávila (Folha),

Hélio Gurovitz (G1/Época/Estado)

Mediação: Carlos eduardo Lins da Silva (Insper)

13h

Encerramento

INSCRIÇÕES

Olá,

Lamentamos, mas as inscrições para este evento já estão encerradas.

Fique por dentro de nossa agenda para participar de futuras oportunidades.

Cadastre-se para receber os convites das nossas iniciativas.

Atenciosamente,

Insper

CONHEÇA OS PALESTRANTES

Milton Seligman

Coordena o Programa de Cursos em Gestão e Políticas Públicas do Insper, e é Global Fellow do Brazil Institute do Woodrow Wilson Center, em Washington, DC, EUA. No setor público, ocupou cargos e funções nos governos dos presidentes José Sarney e Fernando Henrique Cardoso. No setor privado, foi Dirigente da ONG Inter Press Service, em Roma, Itália e VP de Relações Corporativas da Ambev.

João Gabriel

É jornalista e escritor. Coordenador dos cursos de jornalismo do Insper, Professor da FAAP, escritor e ex-diretor das revistas Época e Bravo!

Eugênio Bucci

Jornalista, é professor titular da Universidade de São Paulo e foi presidente da Radiobrás

Ricardo Gandour

Jornalista, é diretor executivo da rede CBN e foi diretor de conteúdo de “O Estado de S. Paulo

Taís Gasparian

Advogada, tem mestrado em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, especializou-se na defesa da liberdade de expressão e de imprensa e é membro do IEA-USP

Caio Tulio

Jornalista, tem doutorado em comunicação pela Universidade de São Paulo, é diretor da Torabit, empresa de monitoramento digital, e foi diretor-geral do UOL e primeiro ombudsman do jornalismo brasileiro

Paul Farhi

Jornalista, faz a cobertura de mídia no jornal “The Washngton Post”

Caio Farah Rodriges

É Professor Senior Fellow do Insper na área de Direito. É bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP, Mestre em Direito (LL.M., 98) pela Universidade de Harvard e Doutor em Direito pela USP. É Professor-Fundador da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas. É sócio do escritório Barros Pimentel, Alcantara Gil e Rodriguez – Advogados.

Carlos Eduardo Lins da Silva

Livre-docente e doutor em comunicação pela USP e mestre pela Michigan State University. Foi diretor-adjunto de Redação dos jornais Valor Econômico e Folha de S. Paulo, do qual também foi correspondente em Washington e ombudsman.

Helio Gurovitz

Jornalista com pós-graduação pela Universidade de Westminster, é colunista do jornal “O Estado de S. Paulo” e da revista “Época”, da qual foi diretor de redação

Sérgio Dávila

Jornalista, é diretor de redação da “Folha de S. Paulo”

Gaudêncio Torquato

Jornalista, é professor titular da Universidade de São Paulo, consultor político e de comunicação

Pedro Burgos

é jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB) com mestrado em Jornalismo social, pela City University of New York (CUNY), com passagem pela Universidade de Columbia como pesquisador visitante. Atuou em redações de jornal, como Jornal do Brasil e Gazeta do Povo; revistas (Superinteressante); e em startups de conteúdo digital, como F451 e Projeto Draft. É fundador do Impacto.jor, iniciativa para medir o impacto do jornalismo, financiada pelo Google News Initiative.