Se a Reforma da Previdência dominou a política no primeiro semestre, é quase certo que a Reforma Tributária, definida pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, como “pauta-chave”, irá comandar o noticiário nos próximos meses. A discussão sobre o melhor modelo de reforma, que se arrasta há anos, parece chegar a um ponto de inflexão em 2019.
É consenso que um sistema tributário ideal deve ter como princípios a simplicidade, neutralidade, segurança e eficiência. De que forma os diferentes projetos em pauta buscam esse ideal, enquanto atacam as distorções no atual sistema? O que é preciso saber para evitar as guerras de “narrativas” e simplificações nas falas de políticos e análises apressadas? Quais experiências internacionais e estudos devem balizar o bom debate? Para explorar essas questões o Insper promoverá o seminário Reforma Tributária – Mitos e verdades.
O evento contará com a participação Vanessa Rahal Canado (Insper / CCiF), Marcos Lisboa (Insper), Melina Rocha Lukic (professora da York University – Canadá e autora do livro Reforma Tributária: Ideias, Interesses e Instituições) e Eurico Marcos Diniz de Santi (FGV / CCiF), que durante toda a manhã, darão a comunicadores, analistas financeiros e outros profissionais interessados as ferramentas necessárias para compreender melhor o essencial debate da reforma tributária. Desde as siglas e conceitos até os estudos de referência e uma análise pormenorizada dos modelos em disputa. Ao final do evento, os participantes receberão ainda um guia com conceitos básicos e as principais fontes sobre o tema.
Acompanhe ao vivo, hoje, às 9h30.
Data: 8/08/2019
Horário: 09h00
Local: Sala Sebastião Camargo – 1º andar – Insper
Entrada: Rua Quatá, 300 – Vila Olímpia
Estacionamento: Rua Uberabinha, s/n – Vila Olímpia
Credenciamento
Abertura
Painel: Sistema Tributário Brasileiro: Mitos e verdades
Perguntas da plateia
Painel: As propostas de Reforma Tributária: apresentação e avaliação crítica
Perguntas da plateia
Encerramento
Olá,
Lamentamos, mas as inscrições para este evento já estão encerradas.
Fique por dentro de nossa agenda para participar de futuras oportunidades.
Cadastre-se para receber os convites das nossas iniciativas.
Atenciosamente,
Insper
Mestra e doutora em direito pela PUC/SP, é pesquisadora do Insper na área de tributação e coordenadora dos cursos de pós-graduação em direito. Atualmente dá aulas no mestrado profissional da FGV DIREITO SP e da EAESP (Escola de Administração de Empresas de São Paulo). É também diretora do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF) e advogada no Derraik & Menezes Advogados.Foi pesquisadora durante a criação da Escola de Direito de São Paulo da FGV (2003-2007), onde se tornou professora desde 2008. Atualmente dá aulas no mestrado profissional da FGV DIREITO SP e da EAESP (Escola de Administração de Empresas de São Paulo). É também diretora do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF) e advogada no Derraik & Menezes Advogados.
Tem uma trajetória que abrange experiências em instituições acadêmicas, no governo e como executivo de instituições financeiras. Atual presidente do Insper, de 2013 a abril de 2015 atuou como vice-presidente. De 2006 a 2009, atuou como diretor executivo do Itaú Unibanco e, de 2009 a 2013, como vice-presidente. De 2005 a 2006, foi presidente do Instituto de Resseguros do Brasil e atuou como secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda de 2003 a 2005. Marcos foi professor assistente de economia na Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getúlio Vargas entre 1998 e 2002 e, anteriormente, como professor assistente de Economia no Departamento de Economia da Universidade de Stanford, de 1996 a 1998. Marcos é Ph.D. em economia pela Universidade da Pensilvânia.
Diretor do Centro de Cidadania Fiscal. Advogado. Mestre e doutor em Direito pela PUCSP. Professor da FGV DIREITO SP, PÓS-GLAW, Coordenador do NEF – Núcleo de Estudos Fiscais da Fundação Getúlio Vargas. Vencedor do Prêmio Jabuti Melhor Livro de Direito em 2008
Doutora e Mestra pela Université Sorbonne Nouvelle, Paris 3. Diretora de curso na York University. Autora do livro “Reforma Tributária: Ideias, Interesses e Instituições”, Juruá, 2014.