Reforma tributária e produtividade no Brasil

27/11/2017 - Reforma tributária e produtividade no Brasil

• O Brasil enfrenta desafios fiscais relevantes. Um deles é o de reformar seu sistema tributário. Neste seminário organizado pelo Centro de Finanças, iremos discutir sobre alternativas para essa reforma, enfatizando suas implicações para a agenda de melhoria da produtividade.

Conheça a programação (clique no nome do palestrante para acessar o shortbio):

18h30: Recepção e credenciamento

19h: Abertura com

Marco Bonomo, Coordenador do Centro de Finanças do Insper

Marco Bonomo é professor titular de Economia do Insper, onde é coordenador de pós-graduação stricto sensu e pesquisa. Também atua como coordenador do Doutorado em Economia dos Negócios e do Centro de Finanças. Tem Ph.D. em Economia pela Princeton University, com mestrado e bacharelado também em Economia pela PUC-Rio. Possui trabalhos publicados em revistas acadêmicas nacionais e internacionais, como Review of Financial Studies, Journal of Monetary Economics, Journal of Econometricse Journal of Money, Credit and Banking. Recebeu os prêmios Haralambos Simeonides, Mário Henrique Simonsen e Richard Stone Prize in Applied Econometrics do Journal of Applied Econometrics. Editou o livro Finanças Aplicadas ao Brasil, publicado pela FGV. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Finanças, Secretário Executivo da Sociedade Brasileira de Econometria e também professor e pesquisador visitante em instituições no exterior, como New York Fed, Minneapolis Fed, Queen Mary University of London, Princeton University, The University of Chicago e Université de Montréal. É membro do Comitê de Datação de Ciclos Econômicos (CODACE), do IBRE-FGV. Foi professor da FGV-EPGE por 14 anos e do Departamento de Economia da PUC-Rio por 7 anos.
    19h10: Apresentação da proposta de reforma tributária com

Bernard Appy, Diretor do Centro de Cidadania Fiscal e ex-Secretário de Política Econômica

É diretor do Centro de Cidadania Fiscal, um think tank independente que tem como objetivo contribuir para a simplificação do sistema tributário brasileiro e para o aprimoramento do modelo de gestão fiscal do país. Formado em economia pela USP, de 2003 a 2009 ocupou cargos de direção no Ministério da Fazenda, tendo sido Secretário Executivo, Secretário de Política Econômica e Secretário Extraordinário de Reformas Econômico-Fiscais. Neste período foi presidente do Conselho de Administração do Banco do Brasil. De 1995 a 2002 e de 2012 a 2014 foi sócio e diretor da LCA Consultores. De 2010 a 2011 foi diretor da BM&FBOVESPA.
    20h10: Comentários do

João Manoel Pinho de Mello, Secretário de Reformas Microeconômicas do Ministério da Fazenda

Secretário de Reformas Microeconômicas do Ministério da Fazenda. Professor titular do Insper, anteriormente foi professor associado da PUC-Rio. Ph.D. em economia pela Universidade Stanford.

20h30: Debate e perguntas do público
    21h: Encerramento

Data: 27/11/2017

Horário: recepção a partir das 18h30

Local: Sala Jorge Paulo Lemann – 1º andar - Insper

Rua Quatá, 300, Vila Olímpia - São Paulo / SP

Estacionamento Rua Uberabinha, s/n

Confirme sua presença:

• Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Realização:

Centro de Finanças

Nosso centro desenvolve pesquisas, atividades e eventos que abordam as áreas de finanças e macroeconomia.

Acesse o site do CeFi.

Conheça a programação completa de seminários, fóruns e debates realizados no Insper na Agenda de eventos.

Doutorado em Economia dos Negócios

O programa integra a administração e economia com o objetivo de explorar a riqueza resultante da interdependência das duas áreas. Conheça!

MBA Executivo em Finanças. Desenvolva-se em finanças corporativas e no mercado financeiro e de capitais

Conheça o novo programa de pós-graduação APF – Advanced Program in Finance.

Desenvolva e aprofunde seus conhecimentos em finanças.

Saiba mais.

Você sabe aplicar os conceitos de finanças na sua rotina de trabalho? Conheça o CFM – Certificate in Financial Management.

Saiba mais.

Conheça os cursos de Educação Executiva em Finanças