Reforma do Estado: Uma agenda para o próximo mandato presidencial

Reforma do Estado: Uma agenda para o próximo mandato presidencial
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

11/06/2018 - Reforma do Estado: Uma agenda para o próximo mandato presidencial

  • Com uma carga tributária ao redor de 35% do PIB, uma das maiores entre países de renda média, não faltam recursos ao Estado brasileiro para prestar bons serviços públicos em benefício de um maior número de cidadãos brasileiros, sobretudo os que mais deles precisam.

    A realidade, porém, é que o Estado brasileiro não tem sido capaz de responder a essa expectativa. Para discutir esta relevante questão, o Insper e a Fundação FHC realizam mais um seminário da série 2018: Questões que Desafiam o Brasil.

    Com o tema Reforma do Estado: Uma agenda para o próximo mandato presidencial, o evento reunirá Elena Landau, Ana Carla Abrãao e Regina Pacheco em um seminário que abordará o desafio da reforma do Estado brasileiro, mas com atenção para o que vem acontecendo no mundo democrático visando melhorar, frequentemente com a incorporação das novas tecnologias digitais, a capacidade de resposta do poder público às expectativas da sociedade.

    Não é que os serviços públicos pioraram desde a Constituição de 1988, é que não melhoraram o suficiente em relação às expectativas crescentes da sociedade e ao aumento da carga tributária sobre ela imposta.

    O desencontro entre expectativas da sociedade e capacidade de resposta do Estado não é exclusivo do Brasil. Trata-se de um fenômeno global, aparente em países democráticos. 

    As três palestrantes, escolhidas pela formação acadêmica e pela experiência prática de gestão em cargos estratégicos do setor público, apontarão iniciativas fundamentais para atualização do Estado brasileiro e dirá como podem se transformar em políticas de governo no próximo mandato presidencial. Faça sua inscrição e participe deste importante evento!

     

    Faça sua inscrição e participe!

    Data: 11/06/2018

    Horário: recepção a partir das 18h

    Local: Auditório Steffi e Max Perlman – Insper

    Entrada e estacionamento: Rua Uberabinha, s/n - Vila Olímpia - São Paulo / SP

    Evento gratuito, vagas limitadas.

     

    Programação completa:

    18h - Credenciamento

    18h30 - Abertura Insper e Fundação FHC 

    18h45 – Falas de Elena Landau, Ana Carla Abrãao e Regina Pacheco.

    Com mediação de João Gabriel de Lima  

    19h45 às 20h15 – Perguntas da plateia

     

    Conheça nossas convidadas:

    Ana Carla Abrão Costa

    Economista, é presidente do Conselho de Gestão Fiscal da Prefeitura de São Paulo e sócia da consultoria Oliver Wyman. Foi secretária da Fazenda de Goiás entre 2015 e 2016. Mestre em Economia pela EPGE/FGV (Escola Brasileira de Economia e Finanças) e doutora em Teoria Econômica pela FEA/USP, possui ampla produção acadêmica na área de crédito e extensa passagem pelo mercado financeiro, em instituições como Banco Central, FGC (Fundo Garantidor de Créditos), Consultoria Tendências e Banco Itaú, onde foi diretora na área de controle de riscos até 2014.

     

    Elena Landau

    Economista e advogada, é sócia do escritório de advocacia Sergio Bermudes, membro do Conselho Consultivo da Comgás e presidente do Conselho Acadêmico Livres. Foi diretora do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), presidente do Conselho da Eletrobras e conselheira da Vale, Cemig e AES. Autora de diversos artigos nas áreas de direito e economia, formou-se em direito e é mestre em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

     

    Regina Silvia Pacheco

    Administradora e urbanista, é secretária adjunta de Governo do Município de São Paulo presidente do Conselho Científico do CLAD (Centro Iberoamericano de Administración para o Desarrollo) e do Conselho de Administração da SP Urbanismo. Doutora em Urbanismo e Desenvolvimento pela Université de Paris-Est, é professora da  Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP-FGV) e integra o CEPA (Committee of Experts on Public Administration, da ONU). Foi Presidente da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

     

    Conheça o mediador:

    João Gabriel de Lima

    É formado em Jornalismo e foi diretor de Redação da Época de 2015 a 2017 e editor executivo em 2006. Pós-graduado em Jornalismo Cultural, também atuou na Folha de S. Paulo, Placar, Veja e Bravo.
     

    Inscreva-se:

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

voltar

 Confira o calendário dos Cursos de Curta Duração com inscrições abertas.

Pós-Graduação Insper

Inscrições Abertas. Conheça nossos programas.

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco