O Centro de Educação do Insper, promoveu evento que discutiu o desenvolvimento do professor e a excelência da sala de aula, especialmente nas áreas de STEM.
Neste seminário, discutimos a constituição de redes instrucionais, o conhecimento do conteúdo aliado ao conhecimento pedagógico do conteúdo como partes da formação de professores e os mecanismos que favorecem a colaboração sistêmica de múltiplos atores em favor da sala de aula.
Nuno Crato, ex-ministro da Educação de Portugal, abriu as discussões compartilhando as reformas educacionais que liderou em sua trajetória no ministério, com destaque aos arranjos sistêmicos que as tornaram efetivas.
Foi discutido o caso do Programa Cientista-Chefe para a Educação no Estado do Ceará, no qual se insere o Programa de Qualificação do Ensino de Matemática, com a participação de Jorge Lira da Universidade Federal do Ceará.
O papel e a técnica da formação de professores tiveram destaque na programação, com a participação de Paula Louzano da Universidad Diego Portales (Chile).
Lynsey Gibbons, da Boston University (EUA), abordou o desenvolvimento de professores de Matemática nas Escolas, em configurações de redes de aprendizagem colaborativa formada por docentes.
Confira como foi o evento:
Realização
Data: 21/08/2019
Horário: 08h00
Local: Auditório Steffi e Max Perlman – Insper
Entrada: Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
Estacionamento: Rua Uberabinha, s/n – Vila Olímpia
Credenciamento e Welcome Coffee
Abertura: Carol da Costa (Insper)
Palestra de Abertura: Nuno Catro (ex-ministro da Educação de Portugal)
Intervalo
Painel 1: Reforma se faz com excelência em formação de professores: o caso do Chile.
Paula Louzano (Universidad Diego Portales – Chile)
Mediação: Haroldo Rocha (Secretário Executivo de Educação – SP)
Intervalo para Almoço
Painel 2: Como redes instrucionais disseminam boa sala de aula.
Jorge Lira (Universidade Federal do Ceará) e Tadeu da Ponte (Insper)
Redes intra-escolares: o desenvolvimento coletivo dos professores de Matemática.
Lynsey Gibbons (Boston University – EUA)
Intervalo
Painel 3: Redes multi-institucionais para excelência do ensino: p caso do Programa de Qualificação do Ensino de Matemática (PQEM) e do Centro de Educação Insper.
Jorge Lira (Universidade Federal do Ceará) e Carolina da Costa (Insper)
Encerramento