Home/Agenda de Eventos/Redes instrucionais e excelência em sala de aula

O Centro de Educação do Insper, promoveu evento que discutiu o desenvolvimento do professor e a excelência da sala de aula, especialmente nas áreas de STEM.

Neste seminário, discutimos a constituição de redes instrucionais, o conhecimento do conteúdo aliado ao conhecimento pedagógico do conteúdo como partes da formação de professores e os mecanismos que favorecem a colaboração sistêmica de múltiplos atores em favor da sala de aula.

Nuno Crato, ex-ministro da Educação de Portugal, abriu as discussões compartilhando as reformas educacionais que liderou em sua trajetória no ministério, com destaque aos arranjos sistêmicos que as tornaram efetivas.

Foi discutido o caso do Programa Cientista-Chefe para a Educação no Estado do Ceará, no qual se insere o Programa de Qualificação do Ensino de Matemática, com a participação de Jorge Lira da Universidade Federal do Ceará.

O papel e a técnica da formação de professores tiveram destaque na programação, com a participação de Paula Louzano da Universidad Diego Portales (Chile).

Lynsey Gibbons, da Boston University (EUA), abordou o desenvolvimento de professores de Matemática nas Escolas, em configurações de redes de aprendizagem colaborativa formada por docentes.

Confira como foi o evento:

Data: 21/08/2019

Local: Auditório Steffi e Max Perlman – Insper

Entrada: Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia

Estacionamento: Rua Uberabinha, s/n – Vila Olímpia

8h

Credenciamento e Welcome Coffee

9h

Abertura: Carol da Costa (Insper)

9h15

Palestra de Abertura: Nuno Catro (ex-ministro da Educação de Portugal)

10h25

Intervalo

10h45

Painel 1: Reforma se faz com excelência em formação de professores: o caso do Chile.

Paula Louzano (Universidad Diego Portales – Chile)

Mediação: Haroldo Rocha (Secretário Executivo de Educação – SP)

12h

Intervalo para Almoço

13h30

Painel 2: Como redes instrucionais disseminam boa sala de aula.

Jorge Lira (Universidade Federal do Ceará) e Tadeu da Ponte (Insper)

Redes intra-escolares: o desenvolvimento coletivo dos professores de Matemática.

Lynsey Gibbons (Boston University – EUA)

15h40

Intervalo

16h

Painel 3: Redes multi-institucionais para excelência do ensino: p caso do Programa de Qualificação do Ensino de Matemática (PQEM) e do Centro de Educação Insper.

Jorge Lira (Universidade Federal do Ceará)  e Carolina da Costa (Insper)

17h30

Encerramento

21/08/2019 - Redes instrucionais e excelência em sala de aula

• Acessibilidade

O campus do Insper está em conformidade com os padrões nacionais estabelecidos para acessibilidade, de forma que as pessoas com deficiência física encontrem as condições necessárias para circular com autonomia. Conheça nossas ações de Acessibilidade.
    Para garantir a qualidade dos serviços contratados, as solicitações para Interpretação em Libras devem ser feitas até 48 horas antes do evento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.