Home/Agenda de Eventos/Recife – Mais Vidas nos Morros e São Paulo: Jardim Pantanal

Webinar

O Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper promoveu, durante o mês de julho, o ciclo de webinários Urbanismo Social – Casos internacionais: América Latina, África e Ásia. Composto por quatro painéis, a série é uma iniciativa do Núcleo de Urbanismo Social, resultante de uma parceria firmada com a Urbam EAFIT Medellín, Colômbia, e a Cities Alliance, organismo internacional que atua contra a pobreza nas cidades e pelo desenvolvimento sustentável.

Os eventos contaram com a participação de especialistas, gestores públicos e do terceiro setor e representantes de movimentos sociais, que abordarão casos exitosos e novos de ações em urbanismo social em Recife, São Paulo, Fortaleza e Belém, no Brasil, e Costa Rica, Panamá, África do Sul e Índia.

No primeiro webinar do ciclo Urbanismo Social – Casos internacionais: América Latina, África e Ásia, foram apresentados os casos do Programa Mais Vida nos Morros, de Recife, e do Jardim Pantanal, em São Paulo.

Urbam EAFIT

O Urbam é um centro de estudos para formação, pesquisa e projeção social sobre processos urbano-ambientais; um espaço de reflexão crítica orientado para a ação em contextos territoriais emergentes e transformadores que faz parte da Universidade EAFIT, situada em Medellín, Colômbia. Urbam EAFIT é parceira do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper no curso de Pós-graduação em Urbanismo Social.

Cities Alliance

Cities Alliance, fundada em maio de 1999, é uma parceria global que luta contra a pobreza urbana e apoia as cidades para proporcionar um desenvolvimento sustentável. Para gerenciar suas atividades, a Cities Alliance opera um fundo de vários doadores com o Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos (Unops) como anfitrião e administrador. Membros diferentes fornecem orientação, financiamento e defesa de direitos. A Cities Alliance tem como objetivo oferecer soluções para a pobreza urbana.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Nesse sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, os eventos que já estão no nosso canal.

Veja como foi o webinar:

Informações

Data: 1/07/2021

Horário: 16h00

INSCRIÇÕES

Realização:

Conheça os participantes

Fernando Tulio

Mestre em políticas públicas pela Fundação Getúlio Vargas e doutorando em Planejamento Urbano e Regional pela FAU-USP. É presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil - São Paulo. Professor convidado do curso de Pós-Graduação em Urbanismo Social do Insper.

Melina Risso

Doutora e mestre em Administração Pública e Governo pela FGV e graduada em Comunicação Social pela ESPM. Diretora de programas do Instituto Igarapé e coautora do livro “Segurança Pública para Virar o Jogo”. Também é cofundadora do Movimento Agora!, conselheira da Open Knowledge Brasil, uma organização da sociedade civil com o propósito de promover o conhecimento livre, e do programa Brasília Vida Segura da AB Inbev Foundation, e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Tomas Alvim

Editor e sócio da BEI Editora, cofundador do Arq.Futuro e da plataforma Por Quê? – Economês em bom português. Coautor do livro “Aprendendo a viver na cidade”.

Tulio Ponzi

Idealizador do Programa Mais Vida nos Morros, uma política pública de cidadania e desenvolvimento sustentável para os morros do Recife. Participou do Emerging Leaders Program 2013 da Harvard Kennedy School of Government; estudou políticas públicas na Harris School of Public Policies, da Universidade de Chicago.

Simone Gatti

Doutora pela FAU-USP. Desenvolveu pós-doutorado na mesma instituição em parceria com a Promotoria de Habitação e Urbanismo do Ministério Público de São Paulo e com o Urban Democracy Lab da Universidade de Nova York. É pesquisadora do Núcleo de Apoio à Pesquisa: Produção e Linguagem do Ambiente Construído da USP, professora de Urbanismo da Escola da Cidade, coordenadora do Núcleos em Rede da 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo e representante titular do Instituto do Instituto de Arquitetos do Brasil - São Paulo na Comissão Executiva da Operação Urbana Centro e no Conselho Municipal de Política Urbana da Prefeitura de São Paulo.