Quais os estados mais eficientes do Brasil?

Assista ao vivo em 20/08/2018, às 09h.

20/08/2018 - Quais os estados mais eficientes do Brasil?

• Neste evento do nosso Centro de Políticas Públicas (CPP), vamos debater os resultados do Ranking de Eficiência dos Estados – Folha (REE-F), produzido pela Folha de S.Paulo e que será lançado na véspera do evento, dia 19 de agosto.

O ranking mostra quais Estados do Brasil empregam melhor sua receita disponível em áreas básicas ou previstas na lei da responsabilidade dos 26 governantes estaduais. O levantamento leva em conta 17 variáveis agrupadas em seis categorias (educação, saúde, saneamento, finanças, segurança e infraestrutura).

O ranking completo com todos os indicadores, cruzamentos e fontes poderá ser consultado no site da Folha de S.Paulo.

Confira a programação completa e inscreva-se.

Data: 20/08/2018

Horário: Recepção a partir das 8h30

Local: sala Sebastião Camargo - Insper

Rua Quata, 300 - Vila Olímpia - São Paulo / SP

Estacionamento: Rua Uberabinha, s/n - Vila Olímpia - São Paulo / SP

Evento gratuito.

Programação:

9h - Abertura Marcos Lisboa (Insper)

9h30 – Apresentação do Ranking de Eficiência dos Estados – Folha (REE-F)

10h30 – Debate sobre a eficiência dos Estados brasileiros

• Fernando Canzian (Folha de S.Paulo)
    • Naercio Menezes Filho (Insper)
    • Fabiana Rocha (USP)
    • Ana Carla Abrão Costa (Oliver Wymann)
    • Fernando Abrucio (FGV)

12h - Encerramento

Conheça nossos convidados:

Fernando Canzian – É repórter especial da Folha. Foi secretário de Redação, editor de Brasil e do Painel e correspondente em Washington e Nova York.

Naercio Menezes Filho - É professor titular da Cátedra IFB e coordenador do Centro de Políticas Públicas (CPP) do Insper. Tem Ph.D. em Economia pela University of London, com mestrado e graduação, também em Economia, pela USP. Desenvolve pesquisa na área de Economia, com ênfase em Capital Humano e Organização Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, mercado de trabalho, distribuição de renda, produtividade, tecnologia e desemprego.

Fabiana Rocha - Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Economia - University of Illinois (1995). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Atua principalmente na área de Economia do Setor Público, tanto em questões macroeconômicas quanto microeconômicas.

Ana Carla Abrão Costa - Sócia da Oliver Wyman, empresa de consultoria americana, tem doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) e mestrado pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Formou-se em Economia pela Universidade de Brasília. Também é presidente do Conselho de Gestão Fiscal de São Paulo. Foi secretária de Fazenda de Goiás (2015 e 2016), quando promoveu um forte ajuste fiscal no Estado. Foi diretora da área de riscos do Itaú Unibanco, economista-chefe da Tendências Consultoria Integrada e analista do Banco Central. Sua tese de doutorado, que incluía ensaios sobre spread bancário, lei de falências e mercado de crédito, recebeu o Prêmio Haralambos Simeonidis, considerado o mais importante prêmio acadêmico do Brasil.

Fernando Abrucio - Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2000). É professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (SP) desde 1995. Pesquisa temas nas área de Ciência Política, Administração Pública, Políticas Públicas e Política Comparada, com ênfase em questões relacionadas à Educação, às Relações Intergovernamentais e o Federalismo, bem como sobre Reforma do Estado e gestão pública

Inscreva-se:

• Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Realização:

Confira o calendário dos Cursos de Curta Duração com inscrições abertas.

Pós-Graduação Insper

Inscrições Abertas. Conheça nossos programas.