Home/Agenda de Eventos/Quais os estados mais eficientes do Brasil?

Neste evento do nosso Centro de Políticas Públicas (CPP), vamos debater os resultados do Ranking de Eficiência dos Estados – Folha (REE-F), produzido pela Folha de S.Paulo e que será lançado na véspera do evento, dia 19 de agosto.

O ranking mostra quais Estados do Brasil empregam melhor sua receita disponível em áreas básicas ou previstas na lei da responsabilidade dos 26 governantes estaduais. O levantamento leva em conta 17 variáveis agrupadas em seis categorias (educação, saúde, saneamento, finanças, segurança e infraestrutura).

O ranking completo com todos os indicadores, cruzamentos e fontes poderá ser consultado no site da Folha de S.Paulo.

Data: 20/08/2018

Local: Sala Sebastião Camargo - Insper

Abertura Marcos Lisboa (Insper)

Apresentação do Ranking de Eficiência dos Estados – Folha (REE-F)

Debate sobre a eficiência dos Estados brasileiros

• Fernando Canzian (Folha de S.Paulo)
  • Naercio Menezes Filho (Insper)
  • Fabiana Rocha (USP)
  • Ana Carla Abrão Costa (Oliver Wymann)
  • Fernando Abrucio (FGV)

Encerramento

CONHEÇA OS PALESTRANTES

Fernando Canzian

É repórter especial da Folha. Foi secretário de Redação, editor de Brasil e do Painel e correspondente em Washington e Nova York.

Naercio Menezes Filho

É professor titular da Cátedra IFB e coordenador do Centro de Políticas Públicas (CPP) do Insper. Tem Ph.D. em Economia pela University of London, com mestrado e graduação, também em Economia, pela USP. Desenvolve pesquisa na área de Economia, com ênfase em Capital Humano e Organização Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, mercado de trabalho, distribuição de renda, produtividade, tecnologia e desemprego.

Fabiana Rocha

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Economia - University of Illinois (1995). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Atua principalmente na área de Economia do Setor Público, tanto em questões macroeconômicas quanto microeconômicas.

Ana Carla Abrão Costa

Sócia da Oliver Wyman, empresa de consultoria americana, tem doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) e mestrado pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Formou-se em Economia pela Universidade de Brasília. Também é presidente do Conselho de Gestão Fiscal de São Paulo. Foi secretária de Fazenda de Goiás (2015 e 2016), quando promoveu um forte ajuste fiscal no Estado. Foi diretora da área de riscos do Itaú Unibanco, economista-chefe da Tendências Consultoria Integrada e analista do Banco Central. Sua tese de doutorado, que incluía ensaios sobre spread bancário, lei de falências e mercado de crédito, recebeu o Prêmio Haralambos Simeonidis, considerado o mais importante prêmio acadêmico do Brasil.

Fernando Abrucio

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2000). É professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (SP) desde 1995. Pesquisa temas nas área de Ciência Política, Administração Pública, Políticas Públicas e Política Comparada, com ênfase em questões relacionadas à Educação, às Relações Intergovernamentais e o Federalismo, bem como sobre Reforma do Estado e gestão pública