Home/Agenda de Eventos/Reforma da Previdência x Reforma Tributária: Fontes de Custeio e Contencioso Previdenciário

Além da reforma dos benefícios previdenciários discutida intensamente há meses no país, muito se debate sobre uma potencial desoneração da tributação sobre a folha de salários, com a instituição de um imposto sobre pagamentos, mudando-se a fonte de custeio da previdência.

Nesse contexto, o Insper reuniu especialistas para debater a relação entre custeio e benefício previdenciário, tanto do ponto de vista econômico como do ponto de vista do desenho legal, além dos principais pontos relacionados às reformas da Previdência e Tributária.

Entre os nomes na programação participaram Breno Vasconcelos (Insper e FGV) – Clique aqui para acessar a apresentação, Vanessa Rahal Canado (Insper e CCiF) – Clique aqui para acessar a apresentação, Vilma Pinto (IBRE-FGV) – Clique aqui para acessar a apresentação, Marcos Lisboa (Insper), Carlos Henrique de Oliveira (RFB), Maria Isabel Tostes da Costa Bueno (Mattos Filho), Halley Henares (Henares Advogados) e Lucilene Prado (Insper).

Veja como foi!

Informações

Data: 21/05/2019

Horário: 08h30

Local: Sala Sebastião Camargo – 1° andar – Insper

Entrada: Rua Quatá, 300 – Vila Olímpia

Estacionamento: Rua Uberabinha, s/n – Vila Olímpia

Programação

8h30

Credenciamento

9h

O custeio na reforma da previdência

  • Breno Vasconcelos (Insper e FGV)

9h30

A tributação sobre a folha e o contencioso previdenciário

  • Vanessa Rahal Canado (Insper e CCiF)

10h

Alternativas para tributação sobre a folha

  • Vilma Pinto (IBRE-FGV)

10h30

Desoneração da folha e tributação sobre a movimentação financeira

  • Marcos Lisboa (Insper)

11h

Debate

Debatedores:

  • Carlos Henrique de Oliveira (RFB)
  • Maria Isabel Tostes da Costa Bueno (Mattos Filho)
  • Halley Henares (Henares Advogados)
  • Lucilene Prado (Insper)

INSCRIÇÕES

Olá,

Lamentamos, mas as inscrições para este evento já estão encerradas.

Fique por dentro de nossa agenda para participar de futuras oportunidades.

Cadastre-se para receber os convites das nossas iniciativas.

Atenciosamente,

Insper

Marcos Lisboa

Tem uma trajetória que abrange experiências em instituições acadêmicas, no governo e como executivo de instituições financeiras. Atual presidente do Insper, de 2013 a abril de 2015 atuou como vice-presidente. De 2006 a 2009, atuou como diretor executivo do Itaú Unibanco e, de 2009 a 2013, como vice-presidente. De 2005 a 2006, foi presidente do Instituto de Resseguros do Brasil e atuou como secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda de 2003 a 2005. Marcos foi professor assistente de economia na Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getúlio Vargas entre 1998 e 2002 e, anteriormente, como professor assistente de Economia no Departamento de Economia da Universidade de Stanford, de 1996 a 1998. Marcos é Ph.D. em economia pela Universidade da Pensilvânia.

Vanessa Rahal Canado

Mestra e doutora em direito pela PUC/SP, é pesquisadora do Insper na área de tributação e coordenadora dos cursos de pós graduação em direito. Foi pesquisadora durante a criação da Escola de Direito de São Paulo da FGV (2003-2007), onde se tornou professora desde 2008. Atualmente dá aulas na Clínica de Prática Jurídica Tributária (graduação) e no mestrado profissional da FGV DIREITO SP e da EAESP (Escola de Administração de Empresas de São Paulo). É também diretora do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF) e advogada no Derraik & Menezes Advogados.

Vilma Pinto

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2014) e mestrado em Economia Empresarial e Finanças pela Escola Brasileira de Economia da Fundação Getulio Vargas – FGV/EPGE (2018). Atualmente é pesquisadora do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas - IBRE/FGV, consultora independente e representante do Brasil no projeto “Tobacco Taxes in Latin America” da Red Sudamericana de Economía Aplicada (RedSur) / University of Illinois-Chicago (UIC). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em finanças públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: arrecadação tributária, reforma tributária, responsabilidade fiscal e déficit público

Maria Isabel Tostes da Costa Bueno

Lucilene Prado

É advogada, sócia de Derraik e Menezes Advogados responsável pelas práticas de direito tributário, pela assessoria jurídica e de governança ao terceiro setor (Institutos e Fundações), aconselhamento e planejamento da governança patrimonial de famílias apoiando Family Offices em todos os temas jurídicos relevantes e consultoria sobre governança corporativa para fundadores, sócios e administradores de médias empresas brasileiras. Professora do Insper. Foi Diretora Jurídica da Natura tendo participado de importantes fases e projetos da empresa, tais como IPO, Follow on, internacionalização, eficiência tributária e discussões setoriais sobre a carga tributária, uso sustentável dos ativos da biodiversidade e diversos projetos de sustentabilidade. Conselheira Fiscal do Instituto Natura, do Instituto RAPS, do Instituto Cidadão para o Mundo e Conselheira de Administração do Instituto Semeia.”

Breno Ferreira Martins Vasconcelos

Pesquisador do Insper. Pesquisador e Professor da FGV Direito SP. LL.M em Direito Tributário pela Universidade de Bologna, Itália. Mestre em Direito Tributário pela PUC-SP. Advogado.

Carlos Henrique de Oliveira

Engenheiro Civil; Bacharel e Doutor em Direito do Trabalho e Seguridade Social pela Universidade de São Paulo; Especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário pela Università di Modena e Reggio Emilia (Itália). Coordenador do MBA em Direito Tributário RFB/ FGV DIREITO SP. Professor Convidado da Pós-Graduação da Faculdade de Direito da USP em Ribeirão Preto, da Escola Judicial do TRT da 2ª Região, da Escola Superior da AGU, da Escola de Administração Fazendária ESAF e da Escola Superior de Advocacia. Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil. Consultor Tributário do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Halley Henares Neto

Advogado em São Paulo; graduado pela PUC/SP; extensão universitária em Direito Tributário pelo CEEU e em fusões e aquisições pela FGV; autor de diversos trabalhos publicados em livros e revistas especializadas; sócio da Henares Advogados Associados; membro do Conselho Superior de Direito da Fecomércio; Presidente da Associação Brasileira de Advocacia Tributária – ABAT.