Home/Agenda de Eventos/Portugal e Porto: A articulação entre as esferas nacional e local

Webinar

Iniciamos o segundo ciclo da série Cidade e planejamento urbano, com o caso de Portugal e a cidade do Porto.  A série é promovida pela da parceria entre o Laboratório Arq.Futuro de Cidades do InsperNúcleo de Jornalismo do Insper e Instituto Lincoln de Políticas de Solo.

No webinar Portugal e Porto: A articulação entre as esferas nacional e local recebemos Eduardo Pinheiro e Pedro Baganha para comentarem o contexto português. Como se articulam os níveis nacional e local para responder às novas demandas trazidas pela pandemia? Quais os aprendizados até agora? Como a cidade do Porto aproveitou a situação para implementar as políticas urbanas necessárias? O encontro foi mediado por Camila Maleronka, João Gabriel de Lima e Tomás Alvim.

Veja como foi o webinar:

Realização:

Data: 27/07/2020

Inscrições Encerradas!

CONHEÇA OS PALESTRANTES

Camila Maleronka

Coordenadora no Lincoln Institute of Land Policy. Camila Maleronka é arquiteta e consultora com experiência em urbanismo e financiamento urbano. É colaboradora do Instituto Lincoln desde 2010 como coordenadora, pesquisadora e professora. Trabalha como consultora para os setores público e privado.

Eduardo Pinheiro

Secretário de Estado da Mobilidade da República Portuguesa. Atualmente desempenha o cargo de secretário de Estado da Mobilidade no XXII Governo Constitucional de Portugal. É pós-graduado em Gestão de Entidades Públicas e Autárquicas pelo INDEG-IUL ISCTE Executive Education e licenciado em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa.

João Gabriel de Lima

Professor de Jornalismo no Insper. João Gabriel de Lima é jornalista e escritor. Colunista do Estadão, colaborador da Piauí, ex-diretor das revistas Época e Bravo!. Professor de Jornalismo no Insper e na FAAP. Doutorando em Ciência Política na Universidade de Lisboa. É autor dos livros "O Burlador de Sevilha" (finalista do Prêmio Saramago em 2002) e "Carnaval".

Pedro Baganha

Vereador da Câmara Municipal do Porto com os Pelouros do Urbanismo e do Espaço Público e Patrimônio. Desde 27 de outubro de 2017 é vereador (secretário municipal) da Câmara Municipal do Porto, com os Pelouros do Urbanismo e do Espaço Público e Património, cargo que acumula desde março de 2019, junto da presidência do conselho de administração da Porto Vivo Sociedade de Reabilitação Urbana SA, EM. Licenciado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto em 1996, onde obteve o grau de mestre em 2011.

Tomas Alvim

Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Tomas Alvim é editor e sócio da BEI Editora, cofundador do Arq.Futuro e do Por Quê? Economês em Bom Português. Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Membro Comitê Popular de Combate à Covid-19.