Home/Agenda de Eventos/Por que existem poucos alunos com deficiência no ensino básico e superior no Brasil?

Webinar

Para marcar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a conscientização a respeito da importância de assegurar melhor qualidade de vida às pessoas com deficiência ao redor do planeta, o Comitê Alumni de Diversidade, Equidade e Inclusão, por meio de seu pilar de Pessoas com Deficiência, escolheu o tema Por que existem poucos alunos com deficiência no ensino básico e superior no Brasil? como assunto central para esse debate.

O evento reuniu Leonora Novaes, turma do Jiló, Julian Simões, professor do Insper, Sérgio Nardini, palestrante e ativista na causa da inclusão e acessibilidade e autor do livro Pai de Rodinhas e Silvana Drago, pesquisadora e membro do Conselho Municipal de Educação, Bruna Ancheschi, Fernando Teixeira e Sueli Mora, alumni integrantes do Comitê Alumni de Diversidade, Equidade e Inclusão conduziram o encontro.

A ideia foi entender, pelo olhar de especialistas de diferentes áreas, as causas para esse cenário e discutir quais são os caminhos a serem seguidos para a realização de mudanças que resultem na inclusão real de crianças e adultos com deficiência no sistema educacional brasileiro.

Evento gratuito, contou com interprete de Libras e foi transmitido no canal do Insper no YouTube.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pelo novo coronavírus. Nesse sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e em empresas familiares, entre outros temas. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já estão no nosso canal.

Veja como foi o webinar:

Informações

Data: 2/12/2021

Horário: 19h00

INSCRIÇÕES

Realização:

   Logo Comitê Alumni de Diversidade, Equidade e Inclusão

Conheça os participantes

Bruna Ancheschi

Alumna do MBA Executivo no Insper, jornalista, radialista, especialista em Gestão do Relacionamento com o Cliente e aluna do MBA em Negócios Digitais na USP. Foi repórter do Canal 21, âncora da Rádio Trianon e editora da Revista Têxtil. Foi relações públicas do Insper, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e da Kroton. No Insper, é membro da Comissão Própria de Avaliação, liderou o time de Comunicação e Eventos e atuou na criação da Comissão de Diversidade da escola e do Comitê Alumni Insper Diversidade, Equidade e Inclusão, do qual é líder ao lado de Ana Urquiza e Sandra Fernandes.

Fernando Teixeira da Silva

Alumnus da graduação de administração de empresas no Insper. Profissional com 17 anos de experiência em estratégia e desenvolvimento comercial de novos produtos e serviços e estruturação de processos B2B e B2C. No Insper, é mentor desde 2016 do Centro de Empreendedorismo e da disciplina Resolução Eficaz de Problemas, auxiliando empreendedores e alunos no desenvolvimento de projetos junto a grandes empresas. É colíder do Pilar de Pessoas com Deficiência do Comitê Alumni de Diversidade, Equidade e Inclusão.

Julian Simões

Professor auxiliar do Insper, formado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Mestre em Antropologia Social e doutor em Ciências Sociais pela Unicamp. Foi pesquisador visitante (nível doutoramento) na Universitat Autònoma de Barcelona - UAB. É membro do Ateliê de Produções Simbólicas e Antropologia (APSA) e do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu (PAGU/UNICAMP), da Associação Portuguesa de Antropologia (APA), da Associação de Brasileira de Antropologia (ABA) e integra o Comitê de Acessibilidade da mesma Associação. Tem experiência na área de Antropologia e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, direitos sexuais e reprodutivos, sexualidade, deficiência intelectual e violência sexual.

Sérgio Fernando Nardini

Artista plástico autodidata, é graduado em Gestão de Marketing pelo Centro Universitário Amparense - UNIFIA. Possui uma doença neuromuscular genética chamada AME - Atrofia Muscular Espinhal Progressiva tipo II. Palestrante e ativista na causa da inclusão e acessibilidade há mais de 15 anos, escreveu o livro “Pai de Rodinhas”, no qual relata sua própria história com leveza e muito humor. Arte, inclusão, voluntariado, política, educação, família e paternidade são algumas das inúmeras experiências registradas em seu livro e em suas palestras.

Silvana Lucena dos Santos Drago

Pedagoga com Especialização em Distúrbios da Áudio-Comunicação pela PUC /SP, especialista em educação pública com foco na educação de estudantes público da educação especial, pesquisadora e membro do Conselho Municipal de Educação.

Sueli López Mora

Alumna do MBA Executivo no Insper, administradora, executiva de Recursos Humanos. Profissional com mais de 30 anos de experiência em indústrias químicas, farmacêuticas e de serviços. É colíder do Pilar de Pessoas com Deficiência do Comitê Alumni Diversidade, Equidade e Inclusão.