Para marcar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a conscientização a respeito da importância de assegurar melhor qualidade de vida às pessoas com deficiência ao redor do planeta, o Comitê Alumni de Diversidade, Equidade e Inclusão, por meio de seu pilar de Pessoas com Deficiência, escolheu o tema Por que existem poucos alunos com deficiência no ensino básico e superior no Brasil? como assunto central para esse debate.
O evento reuniu Leonora Novaes, turma do Jiló, Julian Simões, professor do Insper, Sérgio Nardini, palestrante e ativista na causa da inclusão e acessibilidade e autor do livro Pai de Rodinhas e Silvana Drago, pesquisadora e membro do Conselho Municipal de Educação, Bruna Ancheschi, Fernando Teixeira e Sueli Mora, alumni integrantes do Comitê Alumni de Diversidade, Equidade e Inclusão conduziram o encontro.
A ideia foi entender, pelo olhar de especialistas de diferentes áreas, as causas para esse cenário e discutir quais são os caminhos a serem seguidos para a realização de mudanças que resultem na inclusão real de crianças e adultos com deficiência no sistema educacional brasileiro.
Evento gratuito, contou com interprete de Libras e foi transmitido no canal do Insper no YouTube.
Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pelo novo coronavírus. Nesse sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e em empresas familiares, entre outros temas. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já estão no nosso canal.
Veja como foi o webinar:
Data: 2/12/2021
Horário: 19h00
Alumna do MBA Executivo no Insper, jornalista, radialista, especialista em Gestão do Relacionamento com o Cliente e aluna do MBA em Negócios Digitais na USP. Foi repórter do Canal 21, âncora da Rádio Trianon e editora da Revista Têxtil. Foi relações públicas do Insper, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e da Kroton. No Insper, é membro da Comissão Própria de Avaliação, liderou o time de Comunicação e Eventos e atuou na criação da Comissão de Diversidade da escola e do Comitê Alumni Insper Diversidade, Equidade e Inclusão, do qual é líder ao lado de Ana Urquiza e Sandra Fernandes.
Alumnus da graduação de administração de empresas no Insper. Profissional com 17 anos de experiência em estratégia e desenvolvimento comercial de novos produtos e serviços e estruturação de processos B2B e B2C. No Insper, é mentor desde 2016 do Centro de Empreendedorismo e da disciplina Resolução Eficaz de Problemas, auxiliando empreendedores e alunos no desenvolvimento de projetos junto a grandes empresas. É colíder do Pilar de Pessoas com Deficiência do Comitê Alumni de Diversidade, Equidade e Inclusão.
Professor auxiliar do Insper, formado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Mestre em Antropologia Social e doutor em Ciências Sociais pela Unicamp. Foi pesquisador visitante (nível doutoramento) na Universitat Autònoma de Barcelona - UAB. É membro do Ateliê de Produções Simbólicas e Antropologia (APSA) e do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu (PAGU/UNICAMP), da Associação Portuguesa de Antropologia (APA), da Associação de Brasileira de Antropologia (ABA) e integra o Comitê de Acessibilidade da mesma Associação. Tem experiência na área de Antropologia e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, direitos sexuais e reprodutivos, sexualidade, deficiência intelectual e violência sexual.
Artista plástico autodidata, é graduado em Gestão de Marketing pelo Centro Universitário Amparense - UNIFIA. Possui uma doença neuromuscular genética chamada AME - Atrofia Muscular Espinhal Progressiva tipo II. Palestrante e ativista na causa da inclusão e acessibilidade há mais de 15 anos, escreveu o livro “Pai de Rodinhas”, no qual relata sua própria história com leveza e muito humor. Arte, inclusão, voluntariado, política, educação, família e paternidade são algumas das inúmeras experiências registradas em seu livro e em suas palestras.
Pedagoga com Especialização em Distúrbios da Áudio-Comunicação pela PUC /SP, especialista em educação pública com foco na educação de estudantes público da educação especial, pesquisadora e membro do Conselho Municipal de Educação.
Alumna do MBA Executivo no Insper, administradora, executiva de Recursos Humanos. Profissional com mais de 30 anos de experiência em indústrias químicas, farmacêuticas e de serviços. É colíder do Pilar de Pessoas com Deficiência do Comitê Alumni Diversidade, Equidade e Inclusão.