Seminário discute pontos críticos da Segurança Pública no Brasil

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

No dia 10 de maio, o Insper realizou seminário para discutir questões cruciais para a superação da crise da segurança pública no Brasil. Fabio R. Bechara, Leandro Piquet Carneiro, Sandro Cabral e Sérgio Lazzarini e importantes nomes da área debateram sobre o desafio da integração dos órgãos de segurança; as estratégias de enfrentamento ao crime organizado; os obstáculos ao financiamento da segurança pública; e o avanço da temática da gestão na área.

Esses quatro pontos foram escolhidos a partir do diagnóstico de que existe um déficit de governança na segurança, seja em âmbito federal ou nos estados. Especialistas avaliam que é necessário o desenvolvimento de propostas que facilitem a organização de agências e serviços integrados em diversos níveis de governo, voltados para a produção de conhecimento, o compartilhamento de informação e a coordenação interinstitucional no sistema de segurança pública.

Hoje, o modelo institucional brasileiro na segurança pública é fragmentado e vários órgãos fazem o mesmo trabalho sem capacidade de visualização mútua. Além disso, os esforços de coordenação e articulação são pontuais, operacionais, e não estratégicos. A integração dos serviços em âmbito federal e estadual é a base para desenvolver ações contra novas ameaças como as organizações criminosas que se disseminam pelo país.

Faça sua inscrição e participe deste importante debate!

Data: 10/05/2018

Horário: recepção a partir das 8h30

Local: sala 407 – Insper

Rua Quatá, 300, Vila Olímpia – São Paulo / SP

Estacionamento Rua Uberabinha, s/n

 

Programação completa:

8h30: Recepção

9h: abertura Insper
Marcos Lisboa (Insper)

9h15: Painel 1 | Que modelos existem de agências e ações integradas para a segurança pública?
Apresentação: Fabio R. Bechara
Debatedores: Fernando Aguirre de Oliveira Júnior, sócio em Management Consulting na KPMG no Brasil, e Antonio Carlos Ferreira de Sousa, Antonio Carlos Ferreira de Sousa, Presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras – COAF.

10h15: Painel 2 |Como enfrentar a ameaça do crime organizado no país?
Apresentação: Leandro Piquet Carneiro
Debatedores: Promotor de Justiça Lincoln Gakiya e o pesquisador do Centro de Estudos de Política e Economia do Setor Público (CEPESP/FGV) Ciro Biderman

11h15: Painel 3 | Como ampliar o financiamento público e privado para a segurança pública e o que podemos aprender com as experiências de outras áreas?
Apresentação: Sergio Lazzarini
Debatedor: Sergio Guimarães, Gerente de pesquisa sobre desenvolvimento econômico do BNDES

12h15: Painel 4 | Sistemas de metas de desempenho na segurança pública funcionam?
Apresentação: Sandro Cabral
Debatedores: Carolina Ricardo, assessora sénior do Instituto Sou da Paz e o Capitão PM Rodrigo Garcia Vilardi

13h15: Encerramento

 

Conheça nossos convidados:

Fabio R. Bechara – Fábio Ramazzini Bechara Promotor de justiça em São Paulo. Ex-Coordenador do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Agência de Atuação Integrada contra o Crime Organizado. Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo
Global Fellow no Woodrow Wilson International Center for Scholars/EUA Membro do GACINT – Grupo de Análise de Conjuntura Internacional da USP e professor da Universidade Mackenzie.

Leandro Piquet – Professor do Instituto de Relações Internacionais e pesquisador do Núcleo de Políticas Públicas da Universidade de São Paul. Foi professor do Departamento de Ciência Política da USP e pesquisador visitante do Taubman Center for State and Local Government da Kennedy School of Government, Harvard University, 2007-2008. Coordena o Comitê Consultivo do Projeto Brasília Vida Segura. Foi membro do Conselho da Cidade do Rio de Janeiro (2011-16) e fez parte do Núcleo de Assuntos Estratégicos da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos do governo do Estado de São Paulo entre 2013-14. Coordena a Rede Interamericana de Desenvolvimento e Profissionalização Policial, programa de extensão da Universidade de São Paulo com apoio da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Sandro Cabral – Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em colaboração com a Universidade de Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui graduação em Engenharia de Produção-Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Seu campo de pesquisa engloba as interações entre as áreas de Estratégia em Organizações e Administração Pública, com especial atenção para temas ligados a Parcerias Público-Privadas (PPP), terceirização/reintegração, eficiência e organização de serviços públicos, títulos de impacto social. Autor de diversos artigos nacionais e internacionais envolvendo os seguintes temas: PPP, terceirização, eficiência e organização de serviços públicos, títulos de impacto social. Também possui experiência profissional em organizações privadas (Santista Têxtil, Grupo Bull, Dupont) e como consultor de empresas, governos e organizações multilaterais. É autor de artigos em revistas nacionais e internacionais. É Professor Associado do Insper e Professor licenciado da Escola de Administração da UFBA.

Sérgio Lazzarini – PhD em Administração (nas áreas de Organização e Estratégia) pela John M. Olin School of Business, Washington University, EUA. É professor titular do Insper desde 2002 e Coordenador do Insper Metricis, um núcleo voltado para o apoio a investimentos de impacto. No primeiro semestre de 2010 e em janeiro de 2012 foi visitante na Harvard University. Recentemente tem pesquisado estratégias empresariais em mercados emergentes, como se estabelecem relações entre as empresas privadas e o setor público e o crescente campo dos investimentos de impacto. Seus mais recentes livros são Reinventing State Capitalism (com Aldo Musacchio), publicado pela Harvard University Press, e Capitalismo de Laços, pela Editora Campus/Elsevier.

Conheça os debatedores:

Antonio Carlos Ferreira de Sousa  –  Presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras – COAF, economista, está no Ministério da Fazenda desde 2003. Antes, entre 1989 e 2003, foi consultor de diretoria na Caixa Econômica Federal, além de gerente de várias agências. Atua como conselheiro no Subsistema Nacional de Inteligência da Segurança Pública-SISP, no Conselho Consultivo do Sistema Brasileiro de Inteligência – CONSISBIN, e como membro da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro – ENCCLA.

Carolina Ricardo – Mestre em Filosofia do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Foi assessora de projetos no Instituto São Paulo Contra a Violência, consultora do Banco Mundial e do BID em temas de segurança pública e prevenção da violência. Atualmente é Analista Sênior de Justiça e Segurança Pública do Instituto Sou da Paz.

Ciro Biderman – pesquisador do Centro de Estudos de Política e Economia do Setor Público (CEPESP/FGV), professor das Escolas de Administração de Empresas e de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pesquisador associado do Departamento de America Latina e Caribe do Lincoln Institute of Land Policy, do Departamento de Planejamento Urbano do Massachusetts Institute of Technology (DUSP/MIT) e do Laboratório de Urbanismo da Metrópole (LUME/FAU-USP)

Fernando Aguirre de Oliveira Júnior – é sócio em Management Consulting na KPMG no Brasil com mais de 20 anos de experiência em consultoria, focado em gerenciamento de projetos de melhoria e eficácia e projetos de transformação em empresas líderes, ajudando-as a otimizar processos e estruturas organizacionais, desenvolvendo e aplicando estratégias de negócios para melhorar a eficácia financeira e operacional. Conduziu o projeto de Segurança para a Copa do Mundo Brasil 2014, sendo um especialista em modelos de serviços e outsourcing.

Lincoln Gakiya –  promotor de justiça membro do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Núcleo de Presidente Prudente.

Rodrigo Garcia Vilardi – Doutor e Mestre em Direito Penal pela Universidade de São Paulo (USP) e Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia da Polícia Militar do Barro Branco. Capitão da Polícia Militar do Estado de São Paulo, trabalhou no 2.º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano da Capital, na Corregedoria e no Centro de Inteligência da Polícia Militar. Atualmente exerce as funções de Assessor Militar na Coordenadoria de Análise e Planejamento da Secretaria Estadual da Segurança Pública de São Paulo e de Gestor Estadual de Estatística Criminal do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SINESP/SENASP/MESP). É Professor da Academia de Polícia Militar do Barro Branco.

Sergio Guimarães Pesquisador sênior na área de políticas públicas e desenvolvimento econômico. Tem PhD em economia pela Universidade de Wisconsin-Madison. Gerente de pesquisa sobre desenvolvimento econômico, do BNDES. Foi assessor legislativo no Senado Federal, Diretor de Informações da Cidade do Rio de Janeiro e Subsecretário de Fazenda do Rio de Janeiro entre 2007 e 2017. Tem produção acadêmica na área de educação, desigualdade e mobilidade social, segurança pública, e economia urbana.

 

Inscrições encerradas

Lamentamos, mas as inscrições já estão encerradas.

Atenciosamente,

Insper

voltar

 Confira o calendário dos Cursos de Curta Duração com inscrições abertas.

Pós-Graduação Insper

Inscrições Abertas. Conheça nossos programas.

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco