Políticas e programas de apoio a empresas: qualidade e efetividade do gasto público federal

Apesar da grande despesa pública com apoio ao setor privado, não há evidência de um impacto significativo na melhoria da sua competitividade. Neste contexto, em parceria com o Banco Mundial, seminário abordou eficácia das políticas de apoio do setor privado e os principais esforços de reforma para melhorar sua eficácia.

Durante o evento, que reuniu economistas brasileiros e internacionais, representantes do governo e CEOs de empresas privadas, o Banco Mundial lançou relatório sobre a qualidade do gasto do governo federal com políticas e programas de apoio as empresas que no Brasil drena uma parcela significativa de recursos públicos. A instituição também apresentou o novo estudo sobre o setor de automóveis que avalia a performance do Inovar-auto e levanta lições úteis para a nova proposta de regime automotivo (Rota 2030) mas também para outros programas de apoio.

Confira como foi o evento:

Data: 28/11/2017

Horário: recepção a partir das 9h

Local: Auditório Steffi e Max Perlman, Insper

Rua Quatá, 300, Vila Olímpia – São Paulo / SP

Estacionamento Rua Uberabinha, s/n

Conheça a programação:

9h – Recepção e credenciamento

9h30 – Abertura com Marcos Lisboa (Insper) e Martin Raiser (Banco Mundial)

9h45 – Apresentação de Antonio Nucifora (Banco Mundial) e Xavier Cirera (Banco Mundial) sobre o estudo Políticas de apoio ao setor privado dão retorno para a sociedade?, parte do relatório do Banco Mundial Um Ajuste Justo: Analise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil, seguido de debate entre Mansueto Almeida (SAE/Ministério da Fazenda); Piero Ghezzi (Ex-Ministro da Produção, Peru).

Moderação: Vinicius Mota(Folha de S.Paulo)

11h15 – Coffee-break

11h30 –Apresentação de Tim Sturgeon (Massachusetts Institute of Technology – MIT) sobre o estudo “InovarAuto: Evaluating Brazil’s Automotive Industrial Policy to Meet the Challenges of Global Value Chains”, seguido de debate entre João Manoel De Mello (Ministério da Fazenda); Samuel Pessôa (EPGE/FGV); Philipp Schiemer (Mercedes-Benz) e Dan Ioschpe (Vice-Presidente do IEDI).

Moderação: Cristiano Romero (Valor Econômico)

13h – Encerramento com Marcos Lisboa e Martin Raiser.

Realização:

imagem-conhecimento-widget

Artigos, entrevistas, resumos de pesquisas e conteúdo de eventos realizados no Insper. Acesse e conheça.

Centros de Pesquisa e Conhecimento

Nossos professores dedicam-se à geração de conhecimento em negócios e economia. Saiba mais.