Home/Agenda de Eventos/Planejamento da aposentadoria: etapas e desafios

Webinar

O fenômeno da longevidade tem provocado reflexões sobre a necessidade dos indivíduos de formar reservas financeiras visando a uma maior estabilidade e qualidade de vida no futuro. A velhice pode ser uma etapa muito interessante, na qual as pessoas podem assumir outras atividades e ajudar os mais jovens com seu conhecimento e experiência. Entretanto os gastos com saúde são elevados bem como a manutenção de um padrão de vida que premie todo o esforço de trabalho das pessoas.

No webinar Planejamento da aposentadoria: etapas e desafios, contamos com a presença de Bernardo Castello, diretor na Bradesco Vida e Previdência S/A e Maria Flávia Munhoz, gestora do Departamento de Desenvolvimento de Mercado e Novos Negócios, na Bradesco Vida e Previdência S/A. A mediação e abertura institucional foi realizada pelo professor do Insper, Ricardo Rocha.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pelo novo coronavírus. Nesse sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e em empresas familiares, entre outros temas. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já estão no nosso canal.

Veja como foi o webinar:

Informações

Data: 8/09/2021

Horário: 19h00

INSCRIÇÕES

Inscrições Encerradas!

Realização:

 

Conheça os participantes

Bernardo Castello

Iniciou sua carreira no setor em 2004, na Seguradora Brasileira de Crédito à Exportação (SBCE), onde trabalhou com cálculo de provisões técnicas, precificação, subscrição e aprovação de produtos. Iniciou sua trajetória na Bradesco Vida e Previdência em 2005 como Atuário. Em 2016, foi designado Superintendente Executivo e eleito Diretor em abril de 2019. Atualmente, é responsável pelas áreas Técnica, de Operações e de Produto Vida na Bradesco Vida e Previdência. Graduado em Ciências Atuariais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e possui MBA Executivo em Finanças pelo Insper. Possui também, certificação Program for Management Development (PMD) pelo IESE Business School, além de especialização em Seguros pela Universidade LMU de Munique, na Alemanha.

Maria Flávia Munhoz

Bacharel em Economia pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Certificação ANBIMA de Especialista em Investimentos (CEA ANBIMA), certificação Internacional de Planejador Financeiro (Certified Financial Planner - CFP®) pela Associação Brasileira de Planejadores Financeiros (Planejar), afiliada ao Financial Planning Standards Board – FPSB. Economista, atua há mais 25 anos no mercado financeiro, sendo 10 deles dedicados exclusivamente a Previdência Privada. Atualmente é gestora do Departamento de Desenvolvimento de Mercado e Novos Negócios, na Bradesco Vida e Previdência, onde é responsável pelas estratégias comerciais e de distribuição do produto em canais internos e externos, além de estar à frente do desenvolvimento de novas parcerias que viabilizem a oferta de previdência complementar, com foco em planejamento de longo prazo e de aposentadoria.

Ricardo Humberto Rocha

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Desde 1999 atua como professor do Insper. Consultor da Anbima - Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, Consultor da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e Instituto Febraban de Educação (INFI), consultor da B3 S.A, consultor da Associação Brasileira de Planejadores Financeiros (Planejar) e consultor da Fundação Carlos Chagas. Possui diversos livros publicados. Atua na área de Finanças nos temas finanças de mercado, finanças corporativas, gestão de riscos e educação financeira. Mentor de diversos projetos de fintechs. Foi sócio fundador do portal de comercio eletrônico Gibraltar.