Home/Agenda de Eventos/Pesquisa: o perfil do CFO no Brasil 2022

Evento

O papel do CFO mudou muito ao longo das últimas décadas. De guardião dos livros e registros contábeis das organizações, o CFO atua, hoje, como um parceiro de negócios que exerce uma função central na definição e execução estratégica das companhias a fim de atender às novas expectativas do mercado.

Tendo em vista essa mudança de papel, a Assetz Expert Recruitment e o Insper desenvolveram, em 2021, a inédita pesquisa O Perfil do CFO no Brasil, o maior e mais completo estudo sobre carreira em Finanças já produzido no país.

Em 2022, a Assetz e o Insper uniram-se novamente para realizar a 2ª edição da pesquisa O Perfil do CFO no Brasil – um novo mapeamento que, além de analisar as experiências profissionais, as habilidades técnicas e comportamentais e os motivadores de carreira do CFO brasileiro, também buscará entender, neste ano, qual é a visão do Executivo financeiro em relação ao tema “Diversidade e Inclusão” nas organizações. A pesquisa de 2022 contou com os CFOs que atuam em companhias com faturamento acima de BRL 1 bilhão divulgado no ranking “Melhores & Maiores 2021” da Revista Exame.

Evento presencial sem transmissão simultânea/gravação.

Inscreva-se e participe do evento!

Confira o estudo completo

Informações

Data: 10/08/2022

Horário: 19h00

Local: Auditório Steffi e Max Perlman - Térreo

Entrada: Rua Uberabinha, s/n - Vila Olímpia

Estacionamento: Rua Uberabinha, s/n - Vila Olímpia

INSCRIÇÕES

Realização:

 

Conheça os participantes

Carlos Caldeira

Coordenador do Centro de Estudos em Negócios do Insper (CENeg) e professor do Insper

Felipe Brunieri

É headhunter de Finanças desde 2010, tendo atuado em consultorias de Executive Search estrangeiras e brasileiras até fundar a Assetz em 2019. Possui sólida experiência na condução de processos de recrutamento e seleção de alta complexidade em todas as disciplinas e subsistemas da área financeira, atendendo empresas dos mais variados portes e setores da economia e sendo capaz de entender as necessidades e de adaptar-se às demandas e às particularidades de cada uma delas. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo e pós-graduado em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral, tendo realizado intercâmbio acadêmico na Universidad de Zaragoza (Espanha) durante a graduação. Em 2006, iniciou sua carreira em auditoria externa na Deloitte, onde atuou por 4 anos desenvolvendo trabalhos de revisão das Demonstrações Financeiras e de controles internos de diversas companhias até migrar para o mercado de recrutamento e seleção de Executivos.

Flávia Schlesinger

Há quase 30 anos no mercado, Flávia Schlesinger está à frente de toda a organização financeira da PepsiCo no Brasil, uma das líderes mundiais no setor de alimentos e bebidas.Ela é a CFO e Vice-presidente de Finanças e a responsável por supervisionar um grupo de mais de 500 funcionários. Bacharel em Administração de Empresas pela PUC-SP e com MBA pela Joseph Katz Business School da Universidade de Pittsburgh, Flávia é também Vice-presidente da Diretoria Executiva do IBEF (Instituto Brasileiro dos Executivos de Finanças), onde atua na comissão de governança do IBEF Mulher e na diretoria vogal. Na PepsiCo, é, ainda, mentora do programa Mulheres com Propósito, que apoia o empoderamento feminino por meio do empreendedorismo.

Guilherme Federico Malfi

Atua como headhunter desde 2010, tendo se especializado em recrutamento e seleção de profissionais de Finanças e passado por consultorias brasileiras e estrangeiras até fundar a Assetz em 2019. Atendendo companhias dos mais variados setores, nacionalidades e portes, buscou se adaptar às necessidades de cada uma delas e conduziu projetos de grande complexidade em todas as disciplinas da área financeira, atuando sempre de forma consultiva e próxima. Formado em Ciências Contábeis pela Trevisan Escola de Negócios. Em 2005, iniciou sua carreira em auditoria externa na Deloitte, onde, durante mais de 3 anos, desenvolveu trabalhos de revisão das Demonstrações Financeiras e de controles internos de diversas empresas. Malfi também teve passagem de 2 anos pela área de tesouraria em uma instituição financeira até se tornar consultor de recrutamento e seleção de Executivos.

Rodrigo Alves

Rodrigo Araujo Alves é bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais e bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Moraes Júnior Mackenzie Rio, com MBA em Gestão Econômica e Financeira de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e Mestrado executivo em Finanças (com honras) pela HEC Paris. É Certified Public Accountant (CPA) pelo Estado de Washington nos Estados Unidos; COSO Internal Control Certificatepelo American Institute of Certified Public Accountants(AICPA); e Certified in IFRS (CertIFR) pela Association of Chartered Certified Accountants(ACCA). Realizou também cursos de Gestão e Finanças pelo INSEAD, Chicago Booth, Singularity University, Fundação Dom Cabral, CFA Institute e MDT International. Atua na Petrobras desde 2007, possuindo ampla experiência na área financeira, ocupando, desde 2021, a posição de Diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores e entre 2017 e 2021 a posição de Gerente Executivo de Contabilidade e Tributário. Foi presidente do Conselho Fiscal da TBG e membro do Conselho Fiscal de outras empresas do grupo Petrobras e atualmente é membro de um grupo consultivo do International Accounting Standards Board(IASB) e membro do Conselho Diretor da Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA). Recebeu diversos prêmios, com destaque para o prêmio mérito Anefac de profissional do ano na categoria tributos em 2020, prêmio Confeb de executivo tributário do ano para indústrias de base em 2018, além da premiação da Petrobras como empresa destaque do Troféu Transparência Anefac nos anos de 2019 e 2020.

Ricardo Lewin

Ricardo Lewin é Diretor Vice-presidente financeiro e de Relação com Investidores da Cosan S.A. e membro do Conselho de Administração da Brado. Ricardo é bacharel em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e possui Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade da Califórnia, em Berkeley. Foi Diretor de Fusões e Aquisições na Cosan S.A. e Indústria e Comércio por nove anos, e atuou como CFO e DRI da Rumo S.A, controlada da Companhia, entre 2017 e 2021. Também trabalhou na Votorantim Cimentos, no Banco BBV e no Banco Itaú.