Patrimônio em Debate: Políticas Públicas de Preservação

Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

Acompanhe ao vivo o evento que debaterá o modo como as políticas de preservação do patrimônio podem impactar a economia da cidade:


28/06/2017 - Patrimônio em Debate: Políticas Públicas de Preservação

  • Como as políticas de preservação do patrimônio impactam a economia da cidade? Por um lado, há o entendimento de que é preciso proteger determinados imóveis de relevância cultural. De outro, as restrições impostas pelos órgãos de preservação são vistas como óbice ao desenvolvimento imobiliário.

     

    Vamos receber Edward Glaeser, economista e professor da Universidade de Harvard, Washington Fajardo, Ex-presidente do Instituto do Patrimônio Mundial do Rio - IRPH e outros especialistas para discutir como conciliar visões antagônicas e garantir a sustentabilidade do bem protegido para o futuro, garantindo sua preservação e inserção na cidade contemporânea.    

    Data: 28/06/2017
    Horário: a partir das 15h30
    Local: Sala Paulo Renato de Souza, 2º andar - Insper
    Rua Quatá, 300, Vila Olímpia - São Paulo / SP
    Estacionamento Rua Uberabinha, s/n

     

    Programação:

    Clique no nome do palestrante para acessar seu shortbio

    15h30 – Recepção e credenciamento

    16h – Abertura

    16h10 – Palestra com Edward Glaeser

    17h – Coffee break

    17h30 – Apresentação de Washington Fajardo

    18h – Mesa Redonda com a participação de Cyro Laurenza, Carlos Faggin, Juliana Prata, Raul Lores, Álvaro de Souza e Marcos Lisboa

    19h – Encerramento

    Mediador: Washington Fajardo

     

    Evento gratuito, vagas limitadas.

     

    Inscreva-se

 

Shortbio dos palestrantes:


Edward Glaeser
Ed Glaeser é o Professor Fred and Eleanor Glimp de Economia em Harvard, onde ocupa ainda o cargo de Diretor do Taubman Center do Governo Estadual e Local e do Rappaport Institute da Grande Boston. Estudou economia das cidades e escreveu inúmeros textos sobre questões urbanas, inclusive sobre o crescimento das cidades, segregação, crime e habitação. Possui particular interesse no efeito da proximidade geográfica para a criação de conhecimento e inovação. Obteve o título de Ph.D. pela Universidade de Chicago em 1992 e atua em Harvard desde então.


Washington Fajardo
Arquiteto e Urbanista. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1996. Ex-presidente do Instituto do Patrimônio Mundial do Rio – IRPH – e Assessor Especial do Prefeito Eduardo Paes para Assuntos Urbanos. De janeiro de 2009 até dezembro de 2016. Autor de obras premiadas como: Como designer: Complexo urbano “Ver-O-Peso” – regeneração do Centro Histórico de Belém e sua tradicional feira de produtos ribeirinhos, Amazônia; Arena Carioca – pequeno teatro para periferias urbanas no Rio inspirado no teatro shakespeariano; Novo Imperator – antiga sala de cinema do bairro do Méier convertida em um centro cultural multi-uso. Como formulador de políticas públicas: Washington criou o mecanismo legal responsável pelo financiamento da renovação de edifícios históricos na regeneração do Porto do Rio. Criou inédita política pública para a reabilitação de propriedades privadas históricas (Pro-APAC). Criou o Centro de Design Carioca. Criou o Circuito Histórico e Arqueológico de Celebração da Herança Africana no Porto do Rio. Criou o Laboratório de Arqueologia Urbana. Como trabalhador intelectual: Escreve para “O Globo” e “El País Brasil” sobre as questões das cidades.


Carlos Faggin
Arquiteto e Designer. Professor Associado do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Coordenador Didático da Seção de Produção de Bases Digitais para Arquitetura e Urbanismo (CESAD). Doutor e mestre em “Estruturas Ambientais Urbanas” pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Possui cursos de especialização em “Problemas Urbanos em Países em Desenvolvimento”, Harvard University e “Questões Urbanas e Arquitetônicas para Habitação Popular” pelo Bouwcentrum for International Education em Rotterdam, Holanda. Foi professor de Projeto de Arquitetura na Faculdade de Arquitetura da Universidade Presbiteriana Mackenzie de 1976 a 1983 e de História da Arquitetura na Faculdade de Arquitetura de Santos de 1979 a 1985. Atualmente é professor de História da Arquitetura de Historia do Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Foi vice-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento de São Paulo (IAB-SP), biênio 2005/2007 e Diretor Técnico da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura – AsBEA. Conselheiro do Conselho Consultivo do Acervo Artístico dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo. Conselheiro por sete mandatos e atual Presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo – Condephaat.


Cyro Laurenza
Acadêmico Cyro Laurenza, Academia Panamericana de Ingenieros, (API), 1964 Eng. Civil, Consultor, Magistério – ex-professor Titular de “Sistemas Estruturais” – Fac. Arq. Univ. Mackenzie SP, Fac. Arq. Univ. São Leopoldo, Santos, e de Pós-Graduação das Universidades Federais em Engenharia e arquitetura de Pernambuco; Rio Grande do Norte e Alagoas. Ex-presidente Nacional do SINAENCO – Sindicato Nacional das Empresas de Engenharia e Arquitetura Consultiva. Ex-presidente da FEPASA Ferrovias Paulista Sociedade Anônima, atual Sócio Diretor Técnico da CRITÉRIO ESTUDOS ESPECIAIS; Fundador e atual Presidente do Conselho Diretor do iDESTRA – Instituto para o Desenvolvimento de Sistemas de Transportes. Presidente do CONPRESP – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo.


Juliana Prata
Arquiteta e urbanista (1994), mestre (2000) e doutora (2009) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, com atuação na preservação do Patrimônio Cultural. Exerceu a Vice-Presidência do Condephaat entre 2007 e 2009, e dirigiu a Unidade de Preservação do Patrimômio Histórico (UPPH), da Secretaria de Estado da Cultura, entre 2007 e 2008. Entre 2001 e 2011, foi Especialista em Laboratório do Centro de Preservação Cultural da USP (CPC-USP). Em 2011, trabalhou no Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (DPH-SMC), como chefe da Seção Técnica de Programas de Valorização do Patrimônio e em 2012 atuou como técnica em arquitetura e urbanismo do IPHAN- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. De fevereiro de 2013 a abril de 2014 foi assessora da Presidência do Condephaat. Desde maio de 2014 é arquiteta do IPHAN-SP. Autora do livro “Patrimônio Cultural e cidade: práticas de preservação em São Paulo”. São Paulo: Annablume/Fapesp, 2013.


Raul Juste Lores
Raul Juste Lores é reporter especial da Folha de S. Paulo. Foi correspondente em Pequim, Nova York, Washington e Buenos Aires, e editor do caderno Mercado. Estudou urbanismo nos EUA pela Eisenhower Fellowship. Em julho, lança o livro “São Paulo nas alturas”, sobre a revolução modernista do mercado imobiliário nos anos 50.


Álvaro de Souza
Álvaro Antonio Cardoso de Souza é Diretor da AdS – Gestão, Consultoria e Investimentos Ltda. É Presidente do Conselho de Administração do Banco Santander Brasil e do Conselho Deliberativo do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e é também Conselheiro da Ambev S/A e do WWF-Brasil.


Marcos Lisboa
Marcos Lisboa tem uma trajetória que abrange experiências em instituições acadêmicas, no governo e como executivo de instituições financeiras. Atual presidente do Insper, de 2013 a abril de 2015 atuou como vice-presidente. De 2006 a 2009, atuou como diretor executivo do Itaú Unibanco e, de 2009 a 2013, como vice-presidente. De 2005 a 2006, foi presidente do Instituto de Resseguros do Brasil e atuou como secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda de 2003 a 2005. Marcos foi professor assistente de economia na Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getúlio Vargas entre 1998 e 2002 e, anteriormente, como professor assistente de Economia no Departamento de Economia da Universidade de Stanford, de 1996 a 1998. Marcos é Ph.D. em economia pela Universidade da Pensilvânia.

 

Voltar para o topo da página

 

 Realização:

Apoio:

 

 

voltar

Pós-Graduação Insper

Inscrições Abertas. Conheça nossos programas.

 Confira o calendário dos Cursos de Curta Duração com inscrições abertas.

Insper
linkedin facebook twitter youtube flickr

Insper

Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia
- São Paulo/SP -
Brasil
| CEP: 04546-042
| Tel:
(11) 4504-2400

Webmail | Intranet Corporativa
Todos os direitos reservados

Mapa do site Notícias Acessibilidade Fale conosco