Home/Agenda de Eventos/O paradoxo do brasileiro: identidade, cultura e história econômica

Eduardo Giannetti, renomado economista e autor, participa de um debate a respeito do paradoxo do brasileiro e o “complexo de vira-lata” – expressão cunhada por Nelson Rodrigues e tema do seu mais novo livro O elogio do Vira-lata, da Companhia das Letras.

Ao lado do cientista político Carlos Melo e do filósofo Fernando Schuler, ambos professores do Insper, Giannetti abordará assuntos pertinentes à identidade, cultura e economia do Brasil, presentes nos 25 ensaios do livro.

Realização:

Informações

Data: 13/09/2018

Horário: 18h30

Local: Auditório Steffi e Max Perlman - Insper

Programação

18h30

Welcome coffee

19h

Início do debate

20h

Perguntas e Respostas

20h30

Sessão de autógrafos

CONHEÇA OS PALESTRANTES

Eduardo Giannetti

Economista brasileiro formado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) ambas da Universidade de São Paulo. Possui doutorado em economia pela Universidade de Cambridge, onde também atuou como docente. Foi professor do Insper e deixou a instituição para assumir o cargo de conselheiro e assessor da candidata Marina Silva durante as eleições presidenciais de 2010 e 2014. Também é autor de livros renomados, dois deles vencedores do prêmio Jabuti: em 1994, com o livro Vícios privados, benefícios públicos? (Cia. das Letras, 1993) e, em 1995, com As partes & o todo (Siciliano, 1995).

Fernando Schuller

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com ênfase em filosofia política, Fernando Schuler é professor universitário, articulista, consultor de empresas e organizações civis nas áreas de cultura, ciências políticas, gestão e terceiro setor. Entre 2007 e 2010, foi Secretário de Estado da Justiça e do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul. Foi Diretor do Ibmec, no Rio de Janeiro, estando na Columbia University, como Visiting Scholar. Atualmente é titular da Cátedra Insper Palavra Aberta.

Carlos Melo

Cientista Político, mestre e doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Carlos Melo é professor tempo integral do Insper desde 1999. É também analista político, com participação ativa em vários veículos de comunicação, palestrante e consultor de empresas nacionais e estrangeiras. Colaborador do jornal O Estado de S. Paulo, é também colunista do UOL onde alimenta um Blog com análises a respeito da política brasileira. É professor de Sociologia e Política (Graduação) e de Estratégia e Política (Mestrado), e do Curso de Relações Governamentais, todos no Insper.