Palestra: Teoria Econômica e a Nova Ciência da Felicidade

As teorias econômicas têm assegurado tradicionalmente que a felicidade de uma nação está diretamente relacionada ao poder de compra dos seus cidadãos. Com mais dinheiro, as pessoas podem consumir mais, atender melhor às suas necessidades e assim ser mais felizes.

No entanto, novos estudos científicos têm explorado a relação entre renda e felicidade e seus resultados questionam a antiga receita para obter felicidade exclusivamente por meio do dinheiro. Pesquisas mostram uma relação positiva entre rendimento nacional e felicidade das pessoas. No entanto, a nível pessoal esta relação é frágil e os aumentos de renda em países desenvolvidos nem sempre são acompanhados por um aumento na felicidade média de seus habitantes.

O que a nova ciência da felicidade nos aponta é que as pessoas são mais do que consumidores. Por isso, a renda não é suficiente para explicar a sua felicidade e bem-estar. O bem-estar das pessoas inclui indicadores subjetivos e os indicadores objetivos de desenvolvimento tradicionais (PIB) não captam aspectos que são importantes para a felicidade das pessoas.

Sobre Nicole Fuentes

Nicole Fuentes é formada em Economia, pela Universidade das Américas-México, com Mestrado em Métodos Quantitativos para as Ciências Sociais, pela Universidade de Columbia, Nova York. Durante os últimos 18 anos, realizou diversos trabalhos de investigação científica sobre o tema de bem estar e felicidade no México. Seus artigos foram publicados em revistas e livros especializados. Atualmente é professora de Ciência da Felicidade na Universidade de Monterrey-México, e colabora com o Departamento de Educação Executiva dessa mesma universidade, como assessora especializada em Psicologia Positiva.

Data: 12/08/2016
Local: Rua Quatá, 300 – Vila Olímpia/SP

Acesse o vídeo e assista à palestra na íntegra:

Conheça a programação completa de seminários, fóruns e debates realizados no Insper na Agenda de eventos.

Pós-Graduação Insper

Inscrições Abertas. Conheça nossos programas.

Confira o calendário dos Cursos de Curta Duração com inscrições abertas.