Home/Agenda de Eventos/Oportunidades na transição para uma Economia Circular no Brasil

Webinar

A sustentabilidade é um dos grandes desafios do mundo contemporâneo. O paradigma atual da economia linear – extrair, transformar e descartar – gera desperdícios e coloca o planeta Terra em constante estresse e desequilíbrio.

No webinar Oportunidades na transição para uma Economia Circular no Brasil foi discutido quais as oportunidades de aplicação dos princípios e estratégias de Economia Circular no Brasil para a transição a um modo de consumo e produção mais sustentável.

Para falar sobre o tema, reunimos Carlos Ohde (Diretor de Inovação e Novos Empreendimentos na Flex), Daniel Guzzo (Professor no Insper), Denise Hills (Diretora Global de Sustentabilidade na Natura) e Tania Sassioto (Head de Projetos & Parcerias na eureciclo) que discutiram as iniciativas e desafios da Flex, Natura e eureciclo para um uso de recursos mais efetivo em suas indústrias. Trouxemos também como o Insper vem trabalhando o tema de Economia Circular em seus cursos. O evento foi mediado pelo professor do Insper, Vinícius Picanço.

Veja como foi o webinar:

Realização:

Informações

Data: 27/07/2020

Horário: 19h00

INSCRIÇÕES

Inscrições Encerradas!

CONHEÇA OS PALESTRANTES

Carlos Ohde

(Diretor de Inovação e Novos Empreendimentos na Flex) Responsável por Pesquisa, Desenvolvimento e Sustentabilidade na Flex do Brasil e responsável pelo FIT - Instituto de Pesquisa. Liderou o Sinctronics desde 2012 e foi organizador do livro Economia Circular, um modelo econômico que dá impulso à economia, gera empregos e protege o meio ambiente.

Daniel Guzzo

(Professor no Insper) Professor do Insper e pesquisador de doutorado da EESC/USP. Vem buscando compreender e disseminar caminhos de transição para uma Economia Circular. Foi um dos escolhidos para a Schimidt MacArthur Fellowship em 2017, programa pioneiro de inovação em Economia Circular organizado pela Fundação Ellen MacArthur e visiting researcher no Circular Product Design group na Technical University of Delft.

Denise Hills

(Diretora Global de Sustentabilidade na Natura) Com 30 anos de experiência no mercado financeiro, a sustentabilidade passou a ocupar lugar central em sua carreira em 2010, quando ela se tornou superintendente da área no Itaú. Hoje, é responsável por garantir que as práticas e compromissos com a sustentabilidade da Natura gerem impacto positivo, além de transformar desafios socioambientais em oportunidades de inovação.

Tania Sassioto

(Head de Projetos & Parcerias na eureciclo) Sua trajetória foi como executiva de marketing e inovação em multinacionais como SCJohnson e Diageo, e como diretora de negócios para design de embalagens. Publicitária pela ESPM e administradora pela FGV, tem também formação em Design para Sustentabilidade pelo Gaia Education e é multiplicadora do Sistema B.

Vinícius Picanço

Professor no Insper Ph.D. em Engenharia Mecânica pela Technical University of Denmark (DTU). É Professor Assistente no Insper, atuando nas áreas de Sustentabilidade e Operações em programas de graduação, pós-graduação (lato e stricto sensu) e educação executiva. Foi visiting researcher no System Dynamics Group da Sloan School of Management do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Vinícius é Mestre em Engenharia de Produção (ênfase em Pesquisa Operacional) e graduado em Engenharia de Produção pela UFSCar, além de deter o título de especialista em Logistics and Supply Chain Management pelo MIT. É membro do conselho do The Good Food Institute (GFI) para suas operações no Brasil.