Home/Agenda de Eventos/O STF e o Governo na pandemia

Webinar

A tensão entre o Supremo Tribunal Federal e o Governo de Jair Bolsonaro cresceu nos últimos meses. A chegada do Coronavírus ao Brasil adicionou novas dimensões de complexidade à situação, com diversos casos que trouxeram o STF e seus Ministros diretamente para o debate sobre a extensão e o escopo das medidas de isolamento.

O que esperar do tribunal nas próximas semanas, nesse e em outros temas centrais da agenda do Governo Bolsonaro? E como o Governo se comportará, nesse cenário, diante das decisões e sinalizações do tribunal até aqui?

No webinar O STF e o Governo na pandemia, o primeiro da Série Direito e Pesquisa: o Desafio da COVID-19, recebemos Cláudio Couto e Marjorie Marona, analistas políticos que acompanham os movimentos do STF, que discutiram a atuação do tribunal nesse contexto, com foco na interação da pauta judicial com as políticas e a situação do Poder Executivo na conjuntura da pandemia. A mediação será do professor e pesquisador do Insper, Diego Werneck Arguelhes.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo Coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!

Veja como foi o webinar:

Data: 18/05/2020

18/05/2020 - Webinar: O STF e o Governo na pandemia

• Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

CONHEÇA A PALESTRANTE

Cláudio Couto

Cláudio Gonçalves Couto é cientista político, com mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Gestão Pública da FGV EAESP, onde coordena o Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas (MPGPP). É docente desse mestrado profissional, bem como da graduação em Administração Pública e da pós-graduação acadêmica (mestrado e doutorado) em Administração Pública e Governo. Ainda na FGV é pesquisador do Centro de Política e Economia do Setor Público (CEPESP). Foi secretário adjunto e, depois, secretário executivo da ANPOCS (Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais). É bolsista de produtividade do CNPq (nível 1C) e edita o canal do Youtube e Podcast #ForadaPolíticaNãoháSalvação.

Marjorie Marona

Mestre em Filosofia do Direito e doutora em Ciência Política pela UFMG, onde atua como professora, lotada no Departamento de Ciência Política, e coordena o Observatório da Justiça no Brasil e na América Latina (OJb-AL/UFMG). É pesquisadora do Instituto da Democracia e Democratização da Comunicação- INCT/IDDC. Coorganizou "Justiça no Brasil: às margens da democracia" (Arraes, 2018), "O Constitucionalismo Democrático Latino-Americano em Debate: soberania, separação de poderes e sistema de direitos" (Autêntica, 2016) e "Cartografia da Justiça no Brasil: uma análise a partir de atores e territórios" (Saraiva, 2014).

Diego Werneck Arguelhes

É Doutor em Direito pela Yale University, EUA, e Bacharel e Mestre em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Antes de se juntar ao corpo docente do Insper, foi Professor Assistente (2006-2011) e Professor Adjunto (2011-2019) da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas – RJ (FGV DIREITO RIO). Foi bolsista da Fundação Estudar e da Faculdade de Direito de Yale para o programa LL.M. (2007-2008). Foi pesquisador visitante no Instituto Max Planck para Direito Internacional e Direito Público Comparado (Heidelberg, Alemanha) (2016.1), com bolsa da instituição; Visiting Fellow no Information Society Project, Yale Law School, EUA (2017.1); e Hauser Global Research Fellow na Escola de Direito da Universidade de Nova York (NYU) (2017.2).É membro da rede SELA – Seminário en Latinoamérica de Teoría Constitucional y Política e co-diretor do Capítulo Brasileiro da International Society of Public Law (ICON-S). Desenvolve pesquisas nas áreas de direito constitucional comparado, separação de poderes, desenho de instituições judiciais, comportamento judicial e mudança constitucional. Escreve regularmente para a imprensa sobre o Supremo Tribunal Federal e direito constitucional, sendo um dos fundadores e editores do blog Supra: o Supremo Interpretado.