Home/Agenda de Eventos/O que não programadores deveriam saber sobre programação?

Webinar

Estamos vivendo uma revolução na forma e no volume de dados gerados diariamente. Entender sobre lógica e linguagem de programação não é mais exclusividade de programadores. O conhecimento básico em programação se torna essencial em diversas áreas de conhecimento e níveis hierárquicos dentro de uma organização.

No webinar O que não programadores deveriam saber sobre programação?, abordamos conceitos de lógica de programação e aplicação utilizando a linguagem R, transformando o processo de análise de um conjunto de dados em uma tarefa mais eficiente. Técnicas de visualização e confecção de relatórios automatizados com R Markdown foram apresentados para que conjuntos de dados sejam transformados em informações relevantes para os tomadores de decisão.

Para o debate, reunimos Adriana Leticia Reis, Formada em Sistemas de Informação pelo Mackenzie, com MBA em Gestão Financeira pela FGV, Hedibert Lopes, Ph.D. em Estatística pela Duke University, Magno Severino, professor no Insper em cursos do PADS e MBA, e Nathália Demétrio, professora na Pós-graduação do Insper e co-organizadora das R-Ladies São Paulo. A abertura institucional e mediação do debate foram realizadas por Marina Muradian, professora de Data Visualization e Marketing Analytics do PADS do Insper.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!

Veja como foi o webinar:

Data: 23/02/2021

23/02/2021 - Webinar: O que não programadores deveriam saber sobre programação?
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Realização:

Conheça os participantes

Adriana Leticia Reis

Formada em Sistemas de Informação pelo Mackenzie, com MBA em Gestão Financeira pela FGV. Atualmente, é aluna especial na FEA-USP da disciplina Análise Preditiva de Dados. Iniciou a carreira há 16 anos na Telefônica-Vivo. Nesta trajetória, sempre atuou com Business Intelligence, em diferentes áreas como Controladoria, Estratégia e Data Warehouse (DW). Atualmente, trabalha com Planejamento de Marketing B2C.

Hedibert Lopes

Ph.D. em Statistics and Decision Sciences pelo Institute of Statistics and Decision Sciences, da Duke University, em 2000; MSc. em Estatística pelo Instituto de Matemática da UFRJ em 1994. Atuou por 10 anos na Universidade de Chicago, como Assistant e Associate Professor of Econometrics and Statistics da Booth School of Business. Desenvolve pesquisas em Estatística Bayesiana, Análise Fatorial, Métodos Computacionais, Séries Temporais e Modelos Dinâmicos, Volatilidade Estocástica Multivariada, Estatística Espacial, Micro-econometria e Macro-econometria. Recentemente tem promovido a ciência de dados, sendo o coordenador do Centro de Estatística, Ciência de Dados e Decisão.

Magno Severino

Bacharel em Matemática Computacional (2016) e Mestre em Estatística (2018), ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, é doutorando em Estatística pela Universidade de São Paulo com interesse de pesquisa em processos estocásticos e aprendizagem estatística. Atua como professor auxiliar no Insper em cursos do Programa Avançado em Data Science, do MBA Executivo e do MBA Executivo Internacional.

Marina Muradian

Bacharel em Administração de Empresas pelo Insper (2012) e Mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (2016). Atualmente, é doutoranda em Business Economics pelo Insper com área de pesquisa em Marketing Analytics e atua como professora das disciplinas de Data Visualization e Marketing Analytics do Programa Avançado em Data Science do Insper.

Nathália Demétrio

Bacharel em Estatística pela UFPE e mestre pela USP, atualmente é Data Scientist no Itaú, Professora na Pós-Graduação do Insper e co-organizadora das R-Ladies São Paulo. Mas importante mesmo é que é mãe do Guga, viciada em cappuccino e manda muito bem no Mario Kart.