Home/Agenda de Eventos/O que aconteceu com a desigualdade no Brasil nas duas primeiras décadas?

Webinar

O que ocorreu com a desigualdade no Brasil no século 21 tem sido objeto de um intenso debate. Este trabalho identificou 44 publicações, utilizando em sua maioria dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), que encontraram uma queda sistemática da desigualdade de renda neste período.

Entretanto, a partir de 2017, um grupo de pesquisadores, liderados pelo economista francês Thomas Piketty, vem questionando esta queda, que até então era tida como consensual. Incorporando informações do Imposto de Renda aos dados da PNAD e das Contas Nacionais, e utilizando uma metodologia padrão do World Inequality Database, os pesquisadores chegaram à conclusão de que a desigualdade de renda no Brasil havia aumentado a partir de 2001. Nesses trabalhos, as pesquisas domiciliares subdimensionam a renda dos mais ricos, e a inclusão dos dados do Imposto de Renda corrigem essa distorção.

Neste encontro, o foco foi no estudo, de autoria de Ricardo Paes de Barros e Laura Muller Machado, professores do Insper, de Samir Cury, pesquisador associado do Insper, e de Samuel Franco, diretor técnico da Oppen Social. Com metodologia inovadora, detalhada e adaptada à realidade brasileira, o trabalho mostra que pesquisas anteriores não consideraram todos os fatores envolvidos na mensuração da redução da desigualdade neste novo século.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pelo novo coronavírus. Nesse sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e em empresas familiares, entre outros temas. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já estão no nosso canal.

Veja como foi o webinar:

Data: 25/10/2021

Realização: