Home/Agenda de Eventos/O que a liberalização comercial pode fazer pelo Brasil e América Latina?

Webinar

As principais potências econômicas estão imersas em disputas e acordos que colocam em xeque as instituições que deram sustentação às políticas de liberalização de comércio, adotadas nas últimas décadas em diversas partes do mundo. Passados trinta anos da introdução em larga escala dessas políticas na América Latina, os resultados são vistos com desconfiança e ambiguidade.

O debate foi estruturado a partir da apresentação do estudo Trocando promessas por resultados: o que a integração global pode fazer pela América Latina e o Caribe pelo economista-chefe de Integração e Comércio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) Maurício Mesquita Moreira. O relatório traz evidências baseadas em lições aprendidas que podem contribuir para o enfrentamento dos desafios da integração global.

Para debater o tema, reunimos Marcos Lisboa, Presidente do Insper, Diego Zancan Bonomo, gerente executivo de Assuntos Internacionais da CNI, e Sandra Polónia Rios, diretora do CINDES. O encontro foi mediado por Marcos S. Jank, coordenador do Insper Agro Global. Morgan Doyle, representante do BID no Brasil e o Embaixador José Alfredo Graça Lima, vice-presidente do Conselho Curador do CEBRI realizou a abertura do debate.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo Coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo Coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!

Clique aqui para ter acesso ao relatório.

Veja como foi o webinar:

 

Informações

Data: 20/08/2020

Horário: 18h00

INSCRIÇÕES

20/08/2020 - Webinar: O que a liberalização comercial pode fazer pelo Brasil e América Latina?

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Realização:

Logos Cebri e Bedi

Patrocínio:

CONHEÇA OS PARTICIPANTES

Diego Zancan Bonomo

Gerente executivo de Assuntos Internacionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Professor do Ibmec-DF. É mestre em Relações Internacionais. Ocupou posições na FIESP, na Câmara de Comércio dos Estados Unidos e no governo federal brasileiro.

José Alfredo Graça Lima

Vice-Presidente do Conselho Curador do CEBRI e árbitro do Mecanismo Provisório de Apelação da OMC. Foi o principal negociador comercial do Brasil entre 1998 e 2002, representante permanente junto à UE, subsecretário-geral para Ásia e Pacífico e professor do Instituto Rio Branco.

Marcos Lisboa

Diretor-presidente do Insper, doutor em economia pela Universidade da Pensilvânia e colunista da Folha de S.Paulo.

Marcos S. Jank

Professor sênior de agronegócio global do Insper e coordenador do Insper Agro Global.

Maurício Mesquita Moreira

Economista chefe de Integração e Comércio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), é Doutor em Economia pela University College London. Foi gerente de Indústria e Comércio do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e professor da UFRJ.

Morgan Doyle

Representante do Grupo BID no Brasil, tendo ocupado a mesma posição no Uruguai e no Equador. Foi também Assessor Principal para a Vice-Presidência de Setores e Conhecimento e previamente especialista sênior do setor financeiro. Possui mestrado em Desenvolvimento Internacional pela Brown University.

Sandra Polónia Rios

Diretora do Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento (CINDES). Professora na PUC-Rio. Mestre em Economia e especialista em negociações internacionais e política comercial.