Home/Agenda de Eventos/O impacto da COVID-19 sobre os pequenos negócios

Webinar

Atualmente, os pequenos negócios representam 99% dos estabelecimentos produtivos no Brasil. Eles são responsáveis por 55% da massa salarial do país e 27% do PIB brasileiro. Além disso, empregam cerca de 50% dos trabalhadores com carteira assinada. Se contarmos a informalidade da economia brasileira, esses números chegam a índices impressionantes, que mostram a importância dessas empresas para o país.

Neste cenário, como os atuais acontecimentos afetam a dinâmica dessa parcela importante da economia? Como o setor público tem agido para reduzir os impactos negativos que a COVID-19 causa sobre os micros e pequenos negócios?

Essas e outras perguntas foram respondidas no webinar O impacto da COVID-19 sobre os pequenos negócios, que contou com a participação de Giovanni Beviláqua (Analista Técnico do Sebrae Nacional em Brasília), Juliana Inhasz (Coordenadora do Curso de Economia e professora do Insper), Luiz A. Esteves (Economista-chefe do BNB e chefe de pesquisa do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste – ETENE) e Mauro Oddo Nogueira (pesquisador do Ipea).

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo Coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!

Veja como foi o webinar:

Data: 22/05/2020

22/05/2020 - Webinar: O impacto da COVID-19 sobre os pequenos negócios

• Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

CONHEÇA A PALESTRANTE

Giovanni Beviláqua (Analista Técnico do Sebrae Nacional em Brasília)

Graduado em Administração de Empresas e Mestre em Economia e Finanças pela Universidade Federal do Ceará e Doutor em Economia pela Universidade de Brasília. Atualmente é Analista Técnico do Sebrae Nacional em Brasília com ênfase nas áreas de Finanças, Investimentos e Economia de Pequenos Negócios.

Juliana Inhasz (Coordenadora do Curso de Economia e professora do Insper)

Doutora em economia pela FEA USP. Já lecionou em diversas instituições de ensino, como Fecap, Mackenzie e FGV. Atualmente, é professora do Insper, onde coordena o curso de graduação em economia.

Luiz A. Esteves (Economista-chefe do BNB e chefe de pesquisa do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste - ETENE)

Doutor em Economia pela Universidade de Siena (Itália), Economista-chefe do BNB e chefe de pesquisa do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (ETENE), Coordenador de Estudos e Pesquisas da ABDE, Professor de Economia da UFPR (licenciado), Editor-chefe da Revista Economica do Nordeste (REN), foi Chefe adjunto na Assessoria Econômica (ASSEC) do Ministério do Planejamento, foi Economista-chefe do CADE.

Mauro Oddo Nogueira (pesquisador do Ipea)

Engenheiro Mecânico e Administrador pela UFF. Mestre em Engenharia de Produção também pela UFF e Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Coppe/UFRJ. Atualmente é pesquisador do Ipea, onde se dedica a estudos sobre a produtividade, as micro e pequenas empresas e a Informalidade, sendo professor do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento desse instituto. É autor do livro "Um Pirilampo no Porão: um pouco de luz nos dilemas da produtividade das pequenas empresas e da informalidade no Brasil".