Home/Agenda de Eventos/O futuro da relação entre ESG e Contabilidade

Webinar

Environmental, Social and Governance, termos em inglês traduzidos como Ambiental, Social e Governança, são referências aos principais fatores que medem o índice de sustentabilidade e impacto social de uma companhia. Ao longo do tempo esse conceito também pode se tornar um critério de escolha dos investidores. Qual é a conexão entre ESG e Contabilidade, como esta é impactada e quais são as transformações recentes nesse campo?

No webinar O futuro da relação entre ESG e Contabilidade, Eduardo Flores, professor do Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo e Patrick Oliveira Matos, diretor de Contabilidade Técnica da Natura, abordaram o tema. A abertura institucional do evento foi realizada por Cristiane Kussuba, professora do Insper, que também fez a mediação, juntamente com Eric Barreto, professor do Insper.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo coronavírus. Nesse sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, os eventos que já estão no nosso canal.

Veja como foi o webinar:

Informações

Data: 29/06/2021

Horário: 19h30

INSCRIÇÕES

Realização:

Conheça os participantes

Cristiane Kussaba

Professora de contabilidade e finanças no Insper, é mestre em controladoria e contabilidade e bacharel em ciências contábeis pela FEA-USP e tem experiência como especialista em normas e pareceres contábeis em consultorias e instituições financeiras. Também é coordenadora acadêmica na Saint Paul Escola de Negócios, supervisora da área de Normas Contábeis no banco BV e coautora do livro IFRS no Brasil: Temas Avançados Abordados por meio de Casos Reais.

Eduardo Flores

Professor do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA-USP, Eduardo Flores é advisory counselor da IFRS Foundation, membro do Comitê de Pronunciamentos Contábeis e alternate board member do IIRC.

Eric Barreto

Doutor, mestre e bacharel em Ciências Contábeis pela FEA-USP, é professor do Insper e sócio da M2M Saber, empresa em que atua como consultor e parecerista nas áreas de contabilidade e finanças. Foi coordenador e professor em outras das melhores escolas de negócios do país, e antes, atuou como executivo em bancos e empresas de consultoria, tendo experiência em big four bancos nacionais e internacionais.

Patrick Oliveira Matos

Diretor de Práticas Contábeis da Natura & Co, trabalhou em auditoria externa (Big 4) de 2008 a 2020. Membro do grupo de práticas profissionais e capital markets de 2016 a 2020, atuando em revisões de qualidade na América Latina e no posicionamento da firma em assuntos complexos envolvendo IFRS, assuntos com reguladores, principalmente CVM, SEC e PCAOB e transações nos mercados de capitais. Membro do Ibracon.