O escritório de projetos – PMO – Estratégia e Negócios

Local: Insper
Rua Quatá, 300 – Vila Olímpia – São Paulo

ABERTURA
com Guy Cliquet, Coordenador Geral dos programas de Pós Graduação Lato Sensu do Insper

19h40 – 20h10 TUDO O QUE REALMENTE IMPORTA SOBRE PMOS

Americo Pinto –

americo-pinto2Americo Pinto é reconhecido como uma das principais autoridades no tema PMO na América Latina, possuindo mais de 20 anos de experiência como consultor, pesquisador, palestrante e autor, com relevantes contribuições em nível internacional.
É Diretor de Pesquisa da PMO TOOLS Technologies e do NoordenGroup; Presidente do Conselho Consultivo da PMO Global Alliance; Professor da FGV e articulista da revista Mundo PM.
É Doutorando na SKEMA University, em Lille, França, onde desenvolve pesquisa com foco no tema “valor dos PMOs”.
Em 2011 recebeu em Dallas, EUA, o prêmio “Distinguished Contribution Award”, oferecido pelo Project Management Institute (PMI) por sua contribuição para com o desenvolvimento das práticas de Gerenciamento de Projetos.

PMOs já deixaram de ser uma simples tendência mundial há tempos. Hoje, eles são uma realidade mais que consolidada em organizações de todo o mundo. No Brasil não é diferente. PMOs têm ampla presença em quase todas as grandes empresas privadas existentes no país. E na área governamental, eles vêm se tornado cada vez mais uma exigência.O que as experiências de sucesso têm em comum? Como os PMOs bem sucedidos conseguem ter seu valor reconhecido por suas organizações e stakeholders?Nesta palestra você vai descobrir os segredos dos PMOs de sucesso, a partir de pesquisa realizada com centenas de PMOs no mundo.

20h15 – 20h45 EQUIPES DISPERSAS GEOGRAFICAMENTE – DESAFIOS, OPORTUNIDADES E O PAPEL DO PMO

Alonso Mazini Soler – Professor do Insper

alonso-solerAlonso é Sócio da J2DA Consulting, agência de projetos. Doutor em Engenharia de Produção POLI-USP e possui um MBA em Finanças Corporativas FEA-USP. É certificado PMP Project Management Professional pelo PMI, em Coaching pelo ICI (International Coaching Institute) e PDRI pelo CII (Construction Industry Institute).
É professor de programas de MBA, de Educação Corporativa e consultor de Planejamento & Controle de Projetos para empresas e consórcios da construção civil e de montagem eletromecânica…. ciclista, corredor, escritor, ativista das redes sociais, enófilo (Ops!)

Welcome to the new world!
A disposição de tecnologia acessível e barata molda a nossa vida pessoal e profissional e, certamente, influencia o nosso comportamento no trabalho. Trabalhar em projetos realizados através de equipes remotas (dispersas geograficamente) já é o presente, adaptado à nova dinâmica e cultura!Não há mais limitações para o trabalho realizado além dos limites físicos de distância, tempo, cultura e fronteiras organizacionais.Quais as possíveis implicações dessa nova onda? Quais as complexidades e os fatores de sucesso dessa gestão? … e qual o papel do PMO no apoio e organização desse tipo de projeto?

20h50 – 21h20 PAAS: PMO AS A SERVICE

Luís César de Moura Menezes – Professor do Insper

luis-cesar-de-moura-menezesEngenheiro formado pela USP e Master of Science pela COPPE-UFRJ e Master in Project Management pela George Washington University. Certificado como PMP – Project Management Professional pelo PMI – USA desde 1999.Membro do PMI – Project Management Institute US e Brasil.
Consultor de empresas desde 1985 tendo atendido clientes no Brasil, América Latina e do Norte e Europa. Autor de Metodologia Híbrida para Gestão de Projetos. Professor nos Departamentos de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP e da Universidade Federal de São Carlos. Coordenador do MBA em Gestão de Projetos da HSM Educação. Atual Diretor de Projetos da Síntese Consultoria e Gestão de Negócios. Professor nos MBA da FGV, FIA-FEA-USP, Insper e HSM Educação.
Responsável pela publicação de artigos nas áreas de Organização do Trabalho Industrial, Controle da Qualidade, Higiene e Segurança do Trabalho, Administração de Projetos e Implantação da Automatização Industrial. Autor do Livro “Gestão de Projetos” – Editora Atlas- S.Paulo – 2001. Co-autor dos livros “Gerenciamento do Escopo em Projetos”–Ed.FGV–RJ–2007, “Projetos Brasileiros: Casos Reais de Gerenciamento”–Ed.Brasport–RJ–2007 e “PMO Escritórios de Projetos, Programas e Portfólio na prática”-Ed.Brasport – RJ-2012. Articulista em Gestão do Jornal Comércio e Indústria de São Paulo.

Projetos existem para implementação da estratégia nas organizações. Ocorre, entretanto, que “projetos” nem sempre ganham a prioridade da organização em sua implementação. A figura do PMO é um meio para tanto.O PaaS – PMO as a Service, é uma solução sob medida para a sua organização ofertando um menu de serviços, técnicas e ferramentas customizados para a sua necessidade. Escolher e implantar o que atende melhor a sua necessidade é fundamental. Saiba como encaminhar isso na sua organização.

21h30 – 22h00 PAINEL DE DEBATES COM OS PALESTRANTES

O escritório de projetos - PMO - Estratégia e Negócios - Cubo Labs

Certificates

Voltado ao jovem profissional, os Certificates expõem seus alunos a situações reais do dia a dia das grandes corporações, preparando-os para enfrentar desafios e tomar decisões com segurança.