Home/Agenda de Eventos/O conflito em empresas familiares: bom ou ruim?

Insper Talks

Em qualquer relação, seja familiar, de amizade ou de trabalho, ter conflitos é inevitável. Quando essas relações se misturam, como no âmbito das empresas familiares, é necessário analisar e entender se esses conflitos são bons ou ruins, e como lidar com eles no dia a dia. Membros de duas gerações de uma família empresária compartilharam perspectivas, experiências e aprendizados sobre como lidar com conflitos.

No evento O conflito em empresas familiares: bom ou ruim?, Luciano da Fonte Longman, membro do Conselho de Administração das Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte SA e Mariza da Fonte, coordenadora do Conselho de Família Raymundo da Fonte SA, falaram sobre suas experiências. A mediação ficou a cargo de Aline Porto, professora e cocoordenadora da Plataforma de Empresas Familiares do Insper.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pelo novo coronavírus. Nesse sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e em empresas familiares, entre outros temas. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já estão no nosso canal.

Data: 22/11/2021

Realização:

Conheça os participantes

Aline Porto

Sócia da BanyanGlobal. Há mais de 15 anos, ela tem ajudado empresas familiares a lidar com uma ampla gama de desafios em governança, estratégia de negócio, estratégias organizacionais e desenvolvimento de liderança para membros familiares e executivos. Ela também contribuiu para a criação e implementação de ações de responsabilidade social e organizações sem fins lucrativos, suportadas por empresas familiares. Atualmente, Aline lidera as atividades da BanyanGlobal no Brasil. Ela também é cocoordenadora da Plataforma de Empresas Familiares do Insper.

Luciano da Fonte Longman

Formado em Ciências Contábeis. Iniciou a carreira profissional estagiando na área financeira da Gerdau, passando pela área de Auditoria de Fraudes do grupo Bompreço, e, por último, trabalhando com auditoria contábil e de sistema na PwC. Desde 2002, passou a empreender no ramo de vinhos e restaurantes, atualmente com seis unidades em Recife. Após realizar o Programa de Desenvolvimento de Conselheiros, da Fundação Dom Cabral (FDC), em 2020, passou a atuar como membro do Conselho de Administração da Raymundo da Fonte.

Mariza da Fonte

Médica Intensivista, coordenadora da UTI Geral do Hospital Esperança, em Recife, e supervisora do Programa de Residência em Medicina Intensiva. Possui mestrado em Gestão de Tecnologia e Inovação em Saúde IEP pelo Sírio Libanês-SP. É acionista do Grupo Raymundo da Fonte.