Home/Agenda de Eventos/Novo marco legal do saneamento: como alavancar investimento privado?

Webinar

Sob a ótica do Legislativo, que aprovou o novo marco regulatório dos serviços e juntamente com o PPI e o BNDES, que têm papel fundamental nas modelagens dos projetos, e também duas das maiores empresas privadas do setor de saneamento no Brasil, BRL Ambiental e CORSAN, debatemos sobre o tema Novo marco legal do saneamento: como alavancar investimento privado?.

Para o primeiro painel deste webinar, recebemos Antônio Augusto Anastasia, Senador pelo Estado de Minas Gerais, Geninho Zuliani, Deputado federal DEM/SP, Guilherme Albuquerque, chefe do Departamento de Concessões e PPPs do BNDES, e Martha Seiller, secretária Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). O debate foi mediado pela advogada e professora do Insper, Alécia Bicalho.

No segundo painel, recebemos Karla Bertocco, membro do Conselho de Administração da CORSAN, e Teresa Vernaglia, Presidente da BRK Ambiental. O debate foi mediado pelo professor do Insper, Sandro Cabral.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo Coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do novo Coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!

Veja como foi webinar:

Informações

Data: 18/08/2020

Horário: 10h00

INSCRIÇÕES

18/08/2020 - Webinar: Novo marco legal do saneamento: como alavancar investimento privado?

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Realização:

CONHEÇA OS PALESTRANTES

Antonio Anastasia

Antonio Augusto Junho Anastasia nasceu em Belo Horizonte em 9 de maio de 1961. É Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também obteve o título de Mestre e é professor licenciado de Direito Administrativo. Servidor de carreira da Fundação João Pinheiro, desde 1985, exerceu, no ano de 1989, as funções de Assessor do Relator da IV Assembleia Constituinte do Estado de Minas Gerais. Exerceu, no Governo de Minas, entre os anos de 1991 e 1994, os cargos de Secretário Adjunto de Estado de Planejamento e Coordenação Geral, Secretário de Estado de Cultura, Secretário de Estado de Recursos Humanos e Administração e de Presidente da Fundação João Pinheiro. Na esfera federal, entre os anos de 1995 a 2001, foi Secretário-Executivo do Ministério do Trabalho e do Ministério da Justiça. Formulador e coordenador do conhecido Programa Choque de Gestão, no Governo de Minas, entre 2003 e 2006, exerceu os cargos de Secretário de Estado de Planejamento e Gestão e de Secretário de Estado de Defesa Social. Eleito Vice-Governador, em 2006, tomou posse como Governador em 30 de março de 2010. Reeleito Governador em outubro de 2010, exerceu o cargo até abril de 2014. Em outubro de 2014, foi eleito Senador pelo Estado de Minas Gerais com mais de 5 milhões de votos para mandato que vai até fevereiro de 2023. É hoje Vice-presidente do Senado Federal do Brasil; autor e relator de mais de 300 matérias, especialmente nas áreas da gestão pública, segurança jurídica, desburocratização, segurança pública e combate à corrupção e à ineficiência; membro titular da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). É um dos principais defensores de um novo Pacto Federativo que dê mais autonomia e recursos para que Estados e municípios possam enfrentar seus desafios, com a oferta de serviços públicos de melhor qualidade. Um dos parlamentares mais respeitados e atuantes do Brasil, Anastasia tem sido destacado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar há 5 anos seguidos, desde que chegou ao Senado, como um dos “Cabeças do Congresso Nacional”. Escolhido pelo portal “Ranking dos políticos” como um dos três melhores Senadores da República, recebeu do Observatório Político da Confederação Nacional dos Municípios o prêmio de Parlamentar Municipalista.

Alécia Bicalho

Graduada em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos/MG (1992). Consultora de entidades públicas e privadas em contratações públicas, infraestrutura e regulatório. Sócia fundadora de Pinto Coelho Motta & Bicalho Advogados Associados (1998); Motta & Bicalho Sociedade de Advogados (2011). Of Counsel em Direito Público no Cescon, Barrieu, Flesch e Barreto Advogados (2017-2019). Consultora da União Europeia – EU – Country Expert - Public Procurement Initiative – Brazil. Consultora do Banco Mundial – World Bank – Doing Business in Brazil – Public Procurement. Árbitra na Câmara de Arbitragem e Mediação da Federação das Indústrias do Paraná - CAMFIEP (2014). Árbitra na Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial – CAMARB (2020). Membro efetivo do Instituto dos Advogados do Brasil (IAB). Membro da Comissão de Direito Administrativo do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP). Membro do Instituto Mineiro de Direito Administrativo (IMDA). Membro do Conselho Editorial da Editora Fórum e das Revistas Fórum Administrativo, Fórum de Contratação e Gestão Pública e Síntese (Editora Fórum, Belo Horizonte/MG). Membro do Conselho Editorial da Revista Síntese – Licitações, Contratos e Convênios (IOB – Informações Objetivas Publicações Jurídicas Ltda., São Paulo/SP). Parecerista revisora RDAI – Revista de Direito Administrativo (Editora Revista dos Tribunais – Thomson Reuters, São Paulo/SP). Autora de: - RDC – Comentários ao Regime Diferenciado de Contratações, 1ª ed., prefácio Marçal Justen Filho, Belo Horizonte: Fórum, 2011, (1ª ed.); 2ª ed., prefácio Benjamin Zymler, 2014; - Desestatizações: Privatizações, Delegações, Desinvestimentos e Parcerias, prefácio de Tarcísio Gomes de Freitas, Belo Horizonte: Fórum, 2019. Professora na Pós Graduação do INSPER - Instituto de Ensino e Pesquisa (SP). Coautora em diversas obras de direito administrativo. Autora de diversos artigos em revistas especializadas. Articulista dos Diários Associados - Coluna “Opinião” dos Jornais Estado de Minas e Correio Brasiliense. Palestrante em Congressos, Seminários e Eventos - Direito Administrativo.

Geninho Zuliani

Deputado federal pelo DEM, eleito pelo estado de São Paulo. Foi prefeito de Olímpia, no interior de São Paulo, por duas gestões e também vereador na mesma cidade por dois mandatos. Foi também coordenador do programa Cidade Legal, mantido pelo governo do Estado de São Paulo. Formou-se em Gestão Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), em 2015. Em 2016, Geninho completou a Pós-Graduação em Gestão Pública com Módulo Internacional na Escola de Governo John F. Kennedy da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Atualmente, é casado e pai de três filhos.

Guilherme Albuquerque

Engenheiro de Produção pela UFRJ e Mestre em Finanças e Economia Empresarial pela FGV, além de possuir MBA em Finanças pelo IBMEC. Entrou no BNDES em 2009, tendo atuado por 7 anos na área de crédito para o setor de saneamento e infraestrutura urbana. Desde 2016 lidera o departamento de concessões e PPPs responsável pela execução do programa de saneamento do BNDES, dentre outros setores, com o objetivo de desenvolver estudos e implantar projetos de concessões e PPPs no setor. Antes de ingressar no BNDES, ele trabalhou como consultor na Accenture, tendo realizado projetos nos setores de utilities e óleo & gás.

Karla Bertocco

Karla Bertocco Trindade é especialista em infraestrutura e saneamento, tendo atuado em posições de liderança do setor nos últimos 20 anos. Formada em Administração Pública pela FGV- SP e advogada graduada pela PUC/SP, foi diretora de governo e infraestrutura do BNDES e presidente da Sabesp. Antes disso, como subsecretária de parcerias e inovação do governo de São Paulo liderou a modelagem de projetos de concessão, PPP e privatizações no estado. Também atuou como reguladora, tendo sido fundadora e diretora de Relações Institucionais da ARSESP - Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo – ARSESP e Diretora Geral da ARTESP, responsável pela regulação do setor de transportes.

Martha Seillier

Martha Seillier é servidora pública federal da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Graduada em Economia e em Direito é também mestre em Economia pela Universidade de Brasília. Ocupou, de 2011 a 2016, o cargo de Diretora do Departamento de Regulação e Concorrência da Aviação Civil na Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República. Em 2016, se tornou Chefe da Assessoria Especial da Casa Civil da Presidência da República e coordenou a estruturação da agenda de reformas estratégicas para o Governo Federal. Em janeiro de 2019 assumiu a Presidência da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – INFRAERO. Hoje está à frente da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos do Ministério da Economia.

Sandro Cabral

Sandro Cabral é Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Associado do Insper na área de Estratégia desde fevereiro de 2016 e professor licenciado da Escola de Administração da UFBA, onde iniciou em janeiro de 2009. Entre setembro de 2014 e janeiro de 2015 foi Professor Visitante CAPES/Fulbright na Robert F. Wagner School of Public Service New York University (NYU). Em 2008 foi professor do Departamento de Administração da FEA-USP. Entre 2005 e 2006 realizou seu estágio de doutoramento na Universidade de Paris 1 – Sorbonne. Procura estabelecer em suas pesquisas pontes entre as áreas de Estratégia e Administração Pública – com especial interesse em temas relacionados às interações entre governos, empresas e ONGs (por exemplo, PPPs, concessões e terceirização) – a questões ligadas ao desempenho e accountability em serviços públicos e a inovações organizacionais na busca do interesse coletivo. Seus trabalhos têm sido publicados nas principais revistas de administração do Brasil e em periódicos internacionais de ponta tais como: Organization Science, Journal of Management Studies, Journal of Public Administration Research and Theory (JPART), Long Range Planning(LRP), Strategic Entrepreneurship Journal (SEJ), International Review of Administrative Sciences, International Public Management Journal (IPMJ), Public Money and Management (PMM), Public Choice, entre outros. Faz parte do board da área de Administração Pública da Academy of Management. Possui experiência profissional em organizações privadas e como consultor de empresas, governos e organizações multilaterais no Brasil e no exterior.

Teresa Vernaglia

Atuou por mais de 25 anos em posições de liderança em empresas multinacionais na área de infraestrutura de telecomunicações e energia, no período de universalização dos serviços de ambos os setores. Em maio de 2017, tornou-se CEO da BRK Ambiental, a maior empresa privada do setor de saneamento no Brasil. Antes da BRK, trabalhou por 16 anos no grupo AES. Iniciou sua carreira na NEC do Brasil e foi Diretora de Engenharia e Operações da Nextel. Teresa Vernaglia é graduada em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia de Sorocaba com MBA em Gestão de Negócios pelo Instituto Técnico de Aeronáutica (ITA)/ESPM. Atualmente é a Porta Voz da Rede Brasileira do Pacto Global para Água e Saneamento. Também é Membro do Conselho de Líderes do CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável). Membro do Conselho Curador do Instituto Trata Brasil. Conselheira da WILL (Women in Leadership in Latin America), membro do Programa “Juntos” - Comunitas, membro do Conselho Consultivo da ABDIB e Vice-presidente da ABCON.