Home/Agenda de Eventos/A nova Engenharia Digital

Webinar

Vivemos um momento de forte expansão e utilização de tecnologias, principalmente digitais, que vem pautando sensíveis transformações dos comportamentos e das relações humanas. Neste contexto, a Engenharia também vem passando por um processo de digitalização, onde a integração de novas tecnologias com a captura e análise de dados tem permitido a criação de novos processos, produtos e serviços.

No primeiro webinar da Série de Tecnologia, os professores do Insper Alex Camilli Bottene, Carlos Valente, Leonardo Tavares e Luciano Soares abordaram a nova Engenharia Digital e suas aplicações. O evento foi mediado pelo professor do Insper, André Duarte.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo Coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!

Veja como foi o webinar:

Informações

Data: 29/06/2020

Horário: 19h30

INSCRIÇÕES

29/06/2020 - Webinar: A nova Engenharia Digital

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Realização

CONHEÇA OS PALESTRANTES

Alex Camilli Bottene

Engenheiro de produção mecânica, com mestrado e doutorado na área de manufatura. Atua há 4 anos como docente do Insper, na área de manufatura avançada e design. Possui experiência nas áreas de processos avançados de manufatura: manufatura aditiva, sustentabilidade, instrumentação e manufatura de materiais compósitos. Foi integrante do Laboratório de Estruturas Leves do IPT, participando da implantação e gestão de projetos. Hoje é coordenador do laboratório TechLab do Insper e líder da trilha de design em engenharia mecânica e mecatrônica também do Insper.

André Duarte

André Duarte é professor e pesquisador do Insper desde 2002. Foi coordenador do MBA Executivo entre 2003 e 2005 e coordenador do curso de graduação de 2008 a 2009. É professor nos cursos de Mestrado, MBAs e Graduação das disciplinas Gestão de Operações e Estratégia da Cadeia de Suprimentos. Como pesquisador tem diversos artigos publicados nas áreas de Gestão de Operações, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão da Qualidade e Estratégia de Operações tanto para empresas de manufatura como de serviço. Engenheiro de Produção pela Universidade Federal de São Carlos com mestrado e doutorado em Administração de Empresas pela FGV-EAESP.

Carlos Valente

Engenheiro mecânico, com mestrado na área de robótica e doutorado na área de automação da manufatura. Atua há 4 anos como docente do Insper. Possui mais de 15 anos de experiência na gestão de projetos de automação implantados em empresas no Brasil e exterior, nas áreas de instrumentação e testes, controle de máquinas e processos e inspeção visual. Coordenou ainda projetos de inovação em ambientes empreendedores (projetos PIPE/FAPESP e RHAE/CNPq) visando o desenvolvimento de sistemas de instrumentação e controle para produtos eletromédicos.

Leonardo Tavares

Graduado em Engenharia Mecatrônica na PUC-RS em 1998, Mestre em Engenharia Mecânica na Universidade Federal do RS, MBA na Fundação Getulio Vargas. Foi professor por 15 anos na PUC-RS e é atualmente Professor Adjunto na Faculdade de Engenharia e Coordenador do HUB de Inovação do INSPER. Trabalhou por 13 anos na empresa Hewlett-Packard onde foi gestor na área de Pesquisa e Desenvolvimento. Foi também líder de inovação no Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros, CTO na empresa Aggrega Mobile, e sócio diretor na empresa Emergit Soluções em IOT.

Luciano Soares

Possui doutorado em Engenharia de Computação pela POLI/USP, atuando nas áreas de Realidade Virtual e Aumentada, Computação Gráfica, Jogos e Computação de Alto Desempenho. Luciano participou ativamente da implementação dos centros de realidade virtual na USP, PUC-Rio, ISCTE, Lousal, CENPES/Petrobras e mais atualmente do Laboratório de Realidade Virtual e Jogos do Insper. Luciano está como atual Presidente do Comitê Especial de Realidade Virtual da Sociedade Brasileira de Computação.