Home/Agenda de Eventos/A MP da Liberdade Econômica, seus impactos no mercado e viabilidade política

Ao criar uma nova empresa, os empreendedores se deparam com uma série de burocracias, que prolongam o tempo para a abertura oficial do negócio. Existem casos que é preciso esperar até três meses por uma licença de funcionamento, arcando com despesas fixas com a empresa durante este período. Com o objetivo de incentivar o empreendedorismo, desburocratizar a vida das empresas e garantir a liberdade da iniciativa empresarial e publicitária no Brasil, foi criada a MP da Liberdade econômica.

Para discutir o significado e as consequências dessa ousada medida, que será pauta no Congresso nos próximos meses, a Cátedra Insper Palavra Aberta promoverá o debate A MP da Liberdade Econômica, seus impactos no mercado e viabilidade política.

O evento contará com a presença de Paulo Uebel (Ministério da Economia), Luiz Lara (Publicitário), Luciana Yeung (Insper) e Wilson Poit (Sebrae). O mediador será Fernando Schüler (Insper). Participe desse debate e compreenda a MP da Liberdade Econômica e suas implicações na economia brasileira.

Acompanhe ao vivo, hoje, às 18h.

 

Realização
Logo parceiros do Insper

Faça sua inscrição!

Informações

Data: 10/06/2019

Horário: 17h40

Local: Auditório Steffi e Max Perlman - Insper

Entrada: Rua Quatá, 300 - Vila Olímpia

Estacionamento: Rua Uberabinha, s/n – Vila Olímpia

Programação

17h40

Credenciamento

 

18h

Abertura

 

18h10

Apresentação sobre MPV 881 – Declaração de Direitos de Liberdade Econômica.

Palestrante: Paulo Uebel (Secretário Especial de Gestão, Desburocratização e Governo Digital do Ministério da Economia)

18h30

Debate

  • Luciana Yeung (Insper)
  • Luiz Lara (Publicitário)
  • Paulo Uebel (Ministério da Economia)
  • Wilson Poit (Sebrae)

Mediação

  • Fernando Schüler (Insper)

19h30

Perguntas da plateia

20h

Encerramento

INSCRIÇÕES

10/06/2019 - A MP da Liberdade Econômica, seus impactos no mercado e viabilidade política

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

CONHEÇA OS PALESTRANTES

Luciana Yeung

Doutora em Economia pela EESP-FGV, com estágio na Boalt Hall (Law School) da University of California, Berkeley; Mestre em Economia Aplicada e em Relações Industriais pela University of Wisconsin–Madison; Bacharel em Economia pela FEA-USP. Professora Assistente do Insper, pesquisa e leciona Direito e Economia. É membro fundadora e ex-Presidente da Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). Foi Coordenadora do Curso de Graduação de Economia do Insper de 2010 a 2018.

Luiz Lara

Publicitário, sócio e fundador da Lew’Lara\TBWA. Profissional de atendimento e planejamento, atuou na construção e no posicionamento de muitas marcas, e conquistou vários prêmios ao longo de sua carreira, entre eles Caboré, Colunistas e Effie. Atualmente é chairman do Grupo TBWA no Brasil. Foi presidente da Abap e organizou, junto com Dalton Pastore, o 4º e o 5º Congresso da Indústria da Comunicação. Participa dos conselhos deliberativos do Cenp, do Conar e da ESPM. Atua em várias organizações do terceiro setor, é membro do Conselho da Childhood, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, da Força Tarefa de Negócios de Impacto Social, do Instituto de Cidadania Empresarial e da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte.

Paulo Uebel

Foi CEO da Webforce Venture Capital e Diretor da Finvest. Antes, foi Secretário Municipal de Gestão da Prefeitura de São Paulo (2017-2018), CEO da WeWork Brasil (2015-2016) e CEO Global do LIDE - Grupo de Líderes Empresariais (2013 a 2015). Foi, também, diretor executivo do Instituto Millenium (2008 a 2011), uma organização sem fins lucrativos que promove a democracia, a economia de mercado, o estado de direito e a liberdade. Ele foi Diretor Geral do LIDE SUL – Capítulo Sul do Grupo de Líderes Empresariais (2009 a 2010), nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Antes disso, Paulo atuou como advogado tributarista no setor privado por cinco anos. Ele também foi presidente do Instituto de Estudos Empresariais – IEE (2005 a 2006), conselheiro da FIERGS (2006 a 2007) e diretor da FEDERASUL (2006 a 2007). Paulo é bacharel em ciências jurídicas e sociais pela PUC-RS, especialista em direito tributário, financeiro e econômico pela UFRGS, e especialista em liderança global pela Georgetown University. Possui mestrado em administração pública pela Columbia University, em Nova York, onde trabalhou como pesquisador no Instituto de Estudos Latino-americanos e no Centro Lemann de Estudos Brasileiros. É fellow da Fundação Lemann, Instituto Ling, do programa Person of the Year da Brazilian-American Chamber of Commerce, de Nova York, e do Latin American Board, da Georgetown University, em Washington DC. Atualmente, é Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.

Wilson Poit

Empreendedor, fundador da Poit Energia, companhia de fornecimento de energia temporária líder de mercado no Brasil, vendida em 2012 para a inglesa Aggreko, líder mundial do setor. Empreendedor Endeavor desde 2002 e vencedor do Prêmio Empreendedor do Ano da Ernst&Young (EY). Ex-Secretário Municipal de Desestatização e Parcerias, a condução do Plano Municipal de Desestatização, programa referência em todo Brasil. Membro de Conselhos de Administração de grandes empresas e, atualmente Diretor-Superintendente do SEBRAE-SP, eleito pelo Conselho Deliberativo em abril de 2019.