O Insper Metricis promove o 18º encontro da Rede de Mensuração de Impacto, que discutirá o uso complementar de métodos qualitativos e quantitativos em avaliações de impacto socioambiental.
O evento reunirá Mirela de Carvalho (Instituto Unibanco), que falará sobre o uso desses métodos na avaliação do Programa Jovem de Futuro do Instituto Unibanco, e Alejandra Meraz Velasco (consultora), que falará sobre e a importância de combinar avaliações qualitativas e quantitativas para a gestão de políticas educacionais.
Ao final do evento será realizado um workshop para discutir casos reais* enfrentados pelos participantes da rede. Os interessados em enviar seus casos, devem fazê-lo até o dia 24 de maio, preenchendo o formulário.
*O Insper Metricis realizará uma seleção dos problemas enviados, de acordo com a clareza do problema e sua adequação de para a discussão dos grupos. Lembramos que o objetivo dessa dinâmica é fomentar a discussão de desafios e boas práticas, tentando auxiliar os participantes a enfrentarem os problemas do dia-a-dia de avaliações de impacto. Nem todos os problemas podem ser levados à discussão no evento, mas devem ser considerados em futuras edições.
Assista ao vivo em 29/05/2019, ás 9h.
Realização:
Data: 29/05/2019
Horário: 08h30
Local: Sala Amador Aguiar – 1° andar – Insper
Entrada: Rua Quatá, 300 – Vila Olímpia
Estacionamento: Rua Uberabinha, s/n – Vila Olímpia
Credenciamento
Abertura
Apresentação do caso com Mirela de Carvalho
Comentários de Alejandra Meraz Velasco
Discussão aberta com os convidados
Workshop
Encerramento
Gerente de Gestão do Conhecimento do Instituto Unibanco. Foi assessora na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, pesquisadora no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e consultora em projetos do Banco mundial e do banco interamericano de desenvolvimento. Economista, é doutora em sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ).
É formada em economia pelo Instituto Tecnológico Autónomo de México – ITAM e mestre em políticas públicas (MPP) pela Universidade de Chicago. Atualmente atua como consultora coordenando projetos para o desenho, planejamento, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas de educação e primeira infância. No terceiro setor trabalhou em organizações que assessoram e advogam no campo das políticas públicas municipais, de defesa dos direitos da infância e de educação, desenhando a estratégia e a base técnica para influenciar a adoção das melhores políticas públicas, e articulando ações com gestores públicos, legisladores, membros do sistema judicial, sociedade civil, formadores de opinião e meios de comunicação para alcançar os objetivos.