Home/Agenda de Eventos/Medidas tributárias estrangeiras relativas à pandemia COVID-19, uma análise crítica

Webinar

Em meio à pandemia do novo Coronavírus, diversas medidas tributárias estão sendo adotadas por diferentes países para reduzir o impacto adverso da crise de saúde pública e os efeitos do choque econômico dela decorrente. Dentre elas, se destacam as de diferimento de pagamentos de tributos de diferentes espécies, e de postergação da entrega de declarações e outras obrigações tributárias acessórias, para pessoas físicas e jurídicas.

As necessidades orçamentárias dos governos para o enfrentamento da crise, porém, são severas. Algumas das medidas observadas no estrangeiro podem representar renúncia fiscal desproporcional ou mobilização de recursos ineficaz, enquanto outras podem ser insuficientes para mitigar os efeitos do choque econômico.

As distintas realidades econômicas e sociais dos países podem indicar que medidas tributárias motivadas pela pandemia do Covid-19 devem ser adaptadas às necessidades e dinâmicas de cada país. No webinar Medidas tributárias estrangeiras relativas à pandemia COVID-19, uma análise crítica, conduzido pelo Professor Doutor Romero J.S Tavares, diferentes opções de política tributária para enfrentamento da pandemia e da crise foram discutidas, com ênfase especial no que podem ser lições de utilidade para o Brasil.

Veja como foi o webinar:

Clique aqui para ter acesso ao material apresentado durante o webinar!

Data: 17/04/2020

17/04/2020 - Webinar: Medidas tributárias estrangeiras relativas à pandemia COVID-19, uma análise crítica

• Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

CONHEÇA O PALESTRANTE

Romero J.S. Tavares

Professor Doutor Romero J.S Tavares, é Professor e Pesquisador do Insper. Ph.D. em Tributação Internacional pela Universidade de Viena (Wirtschaftsuniversität Wien) summa cum laude (sehr gut mit Auszeichnung), Mestre em Negócios Internacionais pela Universidade de Detroit, com pós-graduação pela Faculdade de Direito de Harvard, dentre outros programas de pós-graduação e extensão (Leiden, Insead), com mais de 40 trabalhos publicados na área tributária. Foi consultor do Banco Mundial na Áustria, tendo servido países do Leste Europeu e da Ásia. Advogado em São Paulo, Sócio-Líder da Consultoria Tributária Internacional da PwC no Brasil, com mais de 26 anos de carreira no Brasil e no exterior, é integrante da equipe global da PwC em Política e Administração Tributária, Consultor da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em Política Tributária.