Home/Agenda de Eventos/Medidas para mitigar os impactos da pandemia em populações vulneráveis

Webinar

Populações vulneráveis vivendo em favelas brasileiras e outras regiões com poucos recursos sofrem desproporcionalmente os efeitos negativos da pandemia. Distanciamento social, medidas básicas de higiene e acesso a alimentos se tornam um grande desafio em contextos de extrema pobreza e desigualdade.

É preciso que atores públicos e privados pensem em mecanismos para não só responder à emergência da pandemia, mas também criar estruturar e desenvolver recursos duradouros, que evitem rupturas de saúde pública e necessidades básicas no futuro.

No webinar Medidas para mitigar os impactos da pandemia em populações vulneráveis, reunimos Adriana Leiras, professora da PUC-Rio, André Duarte, professor e pesquisador do Insper, Chris Mejía, Research Scientist no MIT, Eliana Silva, diretora da ONG Redes da Maré, e Vinicius Picanço, professor do Insper, que discutiram as principais medidas para mitigar o impacto da pandemia em regiões de extrema vulnerabilidade, apontando estratégias e respostas eficazes.

Webinars Insper – O Insper acredita que informação de qualidade, baseada em evidência, é fundamental para tomada de decisão e para o enfrentamento aos desafios impostos pela chegada do novo Coronavírus. Neste sentido, a escola promove uma série de eventos on-line, gratuitos, para divulgar conteúdos relevantes como panorama econômico, aspectos trabalhistas, ferramentas jurídicas aplicáveis, desafios para startups, liderança e gestão de equipes remotas, gestão do capital de giro em tempos de crise, impactos nas cadeias de suprimento e o impacto do coronavírus em empresas familiares. Confira a programação completa e assista, na íntegra, aos eventos que já passaram pelo nosso canal!

Chris Mejía, palestrará em inglês, sem tradução simultânea.

Leituras recomendada:

The impossibility of social distancing among the urban poor: the case of an Indian slum in the ​times of COVID-19.​
https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13549839.2020.1754375

The Brazilian slums hiring their own doctors to fight covid-19.
https://doi.org/10.1136/bmj.m1597

Humanitarismo e a favela global: violência urbana e ação humanitária no Rio de Janeiro.
https://doi.org/10.1590/S0102-85292014000100002

Veja como foi webinar:

Informações

Data: 6/07/2020

Horário: 19h30

INSCRIÇÕES

06/07/2020 - Webinar: Medidas para mitigar os impactos da pandemia em populações vulneráveis

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Realização

CONHEÇA OS PALESTRANTES

Adriana Leiras

Adriana Leiras é professora do Departamento de Engenharia Industrial da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil (PUC-Rio), além de fundadora e coordenadora do Laboratório HANDs - Humanitarian Assistance and Needs for Disasters (http://www.hands.ind.puc-rio.br). Também é vice-presidente regional das Américas da Production and Operations Management Society (POMS) e líder da iniciativa regional de pesquisa em logística humanitária e operações de socorro a desastres da Rede MIT SCALE Latin America.

André Duarte

André Duarte é professor e pesquisador do Insper desde 2002. Foi coordenador do MBA Executivo entre 2003 e 2005 e coordenador do curso de graduação de 2008 a 2009. É professor nos cursos de Mestrado, MBAs e Graduação das disciplinas Gestão de Operações e Estratégia da Cadeia de Suprimentos. Como pesquisador tem diversos artigos publicados nas áreas de Gestão de Operações, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão da Qualidade e Estratégia de Operações tanto para empresas de manufatura como de serviço. Engenheiro de Produção pela Universidade Federal de São Carlos com mestrado e doutorado em Administração de Empresas pela FGV-EAESP.

Chris Mejía

Chris Mejía is a Research Scientist at the MIT Center for Transportation and Logistics. He is the Director of the Food and Retail Operations Lab. His research focuses on driving mathematical models into practice to increase the efficiency, flexibility of retail and food supply chains, particularly mercadinhos and small farmers. He aims to reduce income disparity, food malnutrition and food waste. Dr. Chris Mejía is also the Director of the MIT SCALE Latin America network and the Director of the MIT GCLOG program. He holds a MSc. and a PhD in Industrial Engineering with focus on Humanitarian Logistics from Monterrey Tech. Prior to joining MIT, Dr. Mejía Argueta was a Postdoctoral Fellow at Eindhoven University of Technology (TUe), the Netherlands and the academic leader of the MIT SCALE research center in Latin America in Bogota, Colombia.​

Eliana Silva​

Ativista, diretora da ONG Redes da Maré, coordenadora da campanha "Maré diz não ao coronavírus" e professora visitante do Instituto de Estudos Avançados da USP. Paraibana, chegou à Maré na adolescência e viveu na favela Nova Holanda por 30 anos.

Vinícius Picanço​

Ph.D. em Engenharia Mecânica pela Technical University of Denmark (DTU). É Professor Assistente no Insper, atuando nas áreas de Sustentabilidade e Operações em programas de graduação, pós-graduação (lato e stricto sensu) e educação executiva. Atualmente, é também Research Affiliate do Departamento de Engenharia Mecânica da DTU. Foi visiting researcher no System Dynamics Group da Sloan School of Management do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Vinícius é Mestre em Engenharia de Produção (ênfase em Pesquisa Operacional) e graduado em Engenharia de Produção pela UFSCar, além de deter o título de especialista em Logistics and Supply Chain Management pelo MIT. É membro do conselho do The Good Food Institute (GFI) para suas operações no Brasil.